Como Organizar Sua Rotina no Home Office

Como Organizar Sua Rotina no Home Office?

Compartilhe em suas redes!

Atualmente, o trabalho remoto vem ganhando muitos adeptos. Algumas pessoas já estavam acostumadas a ter uma rotina no home office — como os freelancers —, mas outras tiveram que se adaptar a isso por conta da pandemia do novo coronavírus. 

Com o isolamento social, a maioria das empresas adotaram o formato, que vem sendo bastante positivo.

Como Organizar Sua Rotina no Home Office

Expectativa para o home office após a quarentena

O modelo home office já vinha crescendo no Brasil mesmo antes da pandemia. De acordo com o estudo feito em 2019 da Robert Half International, empresa de seleção e recrutamento especializado, o trabalho remoto no país teve um aumento de 47% nos últimos três anos.

Já no cenário atual, estima-se que ele cresça 30% após a quarentena, segundo dados da pesquisa “Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade redefinida e os novos negócios”, realizada pelo diretor-executivo da Infobase e coordenador de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV), André Miceli.

As empresas já viram que é possível criar um laço de confiança com os colaboradores e que, além disso, a produtividade pode até mesmo aumentar entre 15 e 30% — de acordo com o mesmo estudo. 

Provavelmente, essa será uma realidade em nosso país. Há quem goste e quem precisará se adaptar. Além disso, isso não significa que todas as empresas irão adotar o trabalho remoto. 

Mas, então, como ter uma rotina no home office?

Para uns, pode parecer um desafio e tanto ter uma rotina no home office. Mas vamos te mostrar que não é esse bicho de sete cabeças. Ajustando alguns pontos e tendo força de vontade, você consegue se dar bem nesse formato!

Estabeleça um horário de trabalho 

Um dos pontos mais complicados ao trabalhar de casa é que as pessoas podem não respeitar os horários estipulados pela empresa e, assim, vão acabar fazendo hora extra. 

Se você é esse tipo de pessoa, está na hora de mudar! Isso só vai prejudicar sua saúde mental e, o que era para ser um tempo ganho (já que não há mais as horas perdidas no deslocamento), acaba virando um pesadelo. 

Estipule um horário para acordar, se preparar e defina a hora de entrada e saída — apenas a ultrapasse em casos urgentes. Você pode mudar esses horários conforme o dia (ou como a empresa determina), mas é importante seguir as oito ou nove horas de trabalho diárias. 

Faça anotações e organize suas tarefas do dia

Para não ficar perdido, é legal anotar quais são suas tarefas diárias ou semanais e ir marcando as prioritárias. Isso vale tanto para os afazeres pessoais como os profissionais. 

Você pode fazer isso usando uma agenda, um caderno, no bloco de notas do celular, em uma planilha do excel ou do jeito que preferir. Assim, vai ter uma visão geral das tarefas e conseguirá organizá-las melhor em sua rotina! 🙂

Você pode ou não ter um mini escritório em casa

Muitas pessoas ditam a regra de que é necessário ter um mini escritório no home office. A verdade é que há quem prefira trabalhar do sofá, da cama ou na mesa da cozinha. 

Tá tudo bem! Você pode e deve cumprir seu expediente da forma que melhor preferir. O único cuidado aqui é relacionado à saúde física. 

Passar muito tempo sentado torto no sofá ou deitado na cama sem jeito pode vir a prejudicar sua coluna, ombros e até mesmo a visão — caso não trabalhe com uma luz adequada. 

Por isso, se você é do tipo que ama ficar na cama o dia todo, experimente intercalar e trabalhe alguns dias da semana sentado de forma correta, em uma cadeira confortável e com a mesa na altura certa — estima-se que o correto seja encontrar móveis que tenham uma altura de 70 a 75 cm.

Já para quem sente a necessidade em ter um espaço todo dedicado a isso, basta procurar um cantinho calmo dentro de casa, longe de barulhos e distrações. Os itens básicos são os mesmos: mesa, cadeira e luz adequada. O resto, você pode se inspirar em dicas de decoração para montar um escritório em casa e deixá-lo com a sua cara!

Respeite o horário do almoço e saiba aproveitá-lo

Não pule o horário do almoço. Alimente-se e aproveite para descansar, assistir TV, responder o WhatsApp, atualizar o Instagram, jogar seu jogo favorito… Além disso, você pode usar o tempinho que sobrar para organizar algo rápido em casa.

Use a roupa que você quiser!

Você está trabalhando em casa, então vai se vestir como bem entender. Muitos afirmam que para ter uma rotina no home office é necessário se trocar como se fosse para o escritório. Mas isso é balela! 

Tem gente que prefere continuar de pijama, colocar uma roupa velha de ficar casa ou, então, se arrumar. Tanto faz, o importante é fazer o que você tiver com vontade.

Caso trabalhe em algum lugar que peça uma vestimenta mais social, só se programe para isso quando tiver reuniões por vídeo!

Planeje, durante os finais de semana, atividades para as crianças

Caso você tenha crianças em casa, às vezes pode dar um trabalhão conciliar a rotina no home office com os pequenos. Por isso, separe um momento do seu final de semana para criar atividades para eles que serão feitas ao longo dos dias — como desenhos, pintura, recortes, massinha, etc.

Crie “desafios”, como fazer um castelo com lego ou conseguir montar um quebra-cabeça. 

Separe um tempo para você após o expediente 

Uma das maiores vantagens de trabalhar em casa é exatamente ter mais tempo para você, seja para cuidar da saúde, lazer ou tocar algum projeto paralelo. 

Então, aproveite que ganhou o tempo perdido no deslocamento e organize seus afazeres após o trabalho. Nem que seja simplesmente sentar no sofá e assistir sua série favorita

Gostou de saber mais sobre como organizar sua rotina no home office? Deixe um comentário aqui contando pra gente mais alguma dica que você segue para trabalhar de casa — e continue acompanhando O Surto do Dia

Quem Teve O Surto do Dia

Luana Zanolini
Luana Zanolini
Eu sou aquela que é sempre a do contra. Enxergo valor nas pequenas coisas e gosto de pessoas engraçadas. Amo chocolate, uma praia com os amigos, futebol e surf. Gosto de filmes e séries de suspense, investigação, comportamento e drama. Sou formada em Jornalismo e um pouco sincera demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *