Dark Netflix

13 Fatos sobre Dark – Conheça as Curiosidades da Série!

Compartilhe em suas redes!

A terceira temporada de Dark vai ao ar no dia 23 de junho de 2020 e com ela, muitas perguntas não respondidas, teorias da conspiração e viagens no tempo vão acontecer! Para ficar por dentro de tudo que a série nos trouxe até agora, fizemos uma lista de fatos sobre Dark! Pega o papel e caneta pra não se perder nos 3 períodos temporais e no (possível) universo paralelo da série!

Série Dark Netflix
Dark – Séria da Netflix

Fatos sobre Dark – A Série da Netflix

Dark é a primeira série alemã que entrou no catálogo da Netflix. Ela foi lançada em 2017 e logo em seguida, a segunda temporada foi assinada para ser produzida. A série foi escrita por ‎Baran bo Odar e Jantje Friese, um casal alemão que já havia criado um filme juntos, chamado “Who Am I”, lançado em 2014 na Alemanha. 

A criatividade do casal rendeu ao filme uma indicação ao German Film Awards 2015 como melhor roteiro e também abriu os olhos da Netflix que queria, em um primeiro momento, fazer uma adaptação do filme para adicionar ao seu catálogo.

A proposta de fazer um seriado do filme não foi aceita pelo casal de escritores, que prometeu à Netflix a produção de um seriado único e inovador, que tratava sobre a investigação do desaparecimento de uma criança e viagens temporais. Esta série viria a se chamar Dark.

Dark é um sucesso absoluto, principalmente no Brasil, onde tem sua maior base de fãs que investigam e fazem teorias sobre a série. Conheça mais algumas curiosidades sobre Dark!

A Cidade de Winden

A série Dark teve todas suas cenas gravadas na Alemanha, nos arredores de Berlim. A cidade fictícia de Winden foi criada sem muitas características específicas além da sua constante chuva. A ideia do casal de escritores era fazer com que Winden parecesse com qualquer vilarejo da Alemanha, o que indicaria que as viagens no tempo e toda a trama de Dark poderiam acontecer em qualquer lugar.

Além disso, em tradução livre para o inglês, “Winden” significa “Twist”, ou seja, reviravolta! Indicando que a todo e qualquer momento iremos nos deparar com muitas reviravoltas na trama, mais uma referência às viagens no tempo.

A chuva constante em Dark

Na primeira temporada de Dark existem muitos mistérios a serem descobertos: onde (ou quando) está Mikkel? Quem matou Mads Nielsen? O que são os experimentos que as crianças eram submetidas? Porém, uma das perguntas que você pode ter feito a si mesmo durante a série foi…”Por que chove tanto em Winden?”.

Realmente, não é possível lembrar de um episódio da primeira temporada de Dark que não tenha tido chuva. Ela é como um personagem que acompanha todos os acontecimentos da série. E existe um motivo para a chuva ser tão presente na primeira temporada! 

As viagens temporais da série mostram que o buraco de minhoca aberto na caverna só foi ocasionado pela explosão da usina nuclear de Winden. Tal explosão nuclear lembra bastante um acontecimento histórico real – a explosão da Usina Nuclear em Chernobyl! Os autores da série cresceram exatamente na mesma época em que tudo aconteceu em Chernobyl. Jantje Friese lembra do medo que os cidadãos da Alemanha sentiam quando começava a chover, pois não sabiam se a chuva seria ou não radioativa!

As gravações na chuva foram um real desafio para os atores. As gravações da primeira temporada de Dark ocorreram no inverno da Alemanha, onde as temperaturas ficam abaixo de zero! Imagina como deve ter sido difícil gravar as cenas completamente molhados e morrendo de frio?

Elenco de Dark

Assim como eu, você também deve achar que os personagens em diferentes períodos temporais são os mesmos, apenas envelhecidos pela maquiagem não é mesmo? É aí que a gente se engana! O elenco de Dark conta com mais de 72 atores de diferentes idades! São tantas pessoas que diversos fãs montam sua própria versão de árvore genealógica para não se perder durante o seriado!

Elenco de Dark
Elenco de Dark

Com certeza, uma das partes mais difíceis durante as gravações de Dark foi achar personagens que se pareciam tanto, apesar das idades diferentes. A escolha do elenco tomou mais de um mês inteiro das gravações da primeira temporada!

Para facilitar a vida dos fãs, algumas personagens tiveram suas características destacadas e mantidas durante o tempo. Como é o caso de Inês Kahnwald que possui uma pinta acima do lábio, ou Cláudia Tiedemann e seus olhos com heterocromia (duas cores).

Referências e Citações de Dark

Dark faz diversas referências durante todos os episódios. Além das falas de Albert Einstein e Nietzsche, somos presenteados com diversos easter eggs e referências mitológicas, religiosas e de outras séries e filmes! 

A distinção entre o passado, o presente e o futuro é só uma ilusão – Albert Einstein”

Na primeira temporada de Dark, Martha Nielsen interpreta Ariadne em uma peça sobre a trágica história mitológica de amor entre Ariadne e Teseu.

A roupa de Mikkel

A roupa de esqueleto de Mikkel, por exemplo, é uma referência ao filme clássico Donnie Darko, um filme que também fala sobre viagens temporais. A clássica capa de chuva amarela de Jonas é muito semelhante a capa que Georgie usa em It a Coisa!

Donnie Darko e Mikkel

Referências Bíblicas de Dark

Adam – Do bem ou do mal?

As referências bíblicas também são notáveis durante a série durante vários momentos. Adam parece ter o conhecimento de todos os acontecimentos e até mesmo, ter participado da criação das viagens no tempo com a ajuda de seus recrutas, como o Noah (Que coincidentemente é chamado de Noé). Apesar de não sabermos o motivo pelo qual Jonas muda de nome para Adam (Adão), existe muita especulação sobre o fato de Martha ser considerada Eva na trama.

Durante a segunda temporada de Dark, vemos Adam olhando muitas vezes para um quadro chamado “A Queda dos Condenados” de Rubens. Segundo a Bíblia, o arcanjo Miguel lidera a batalha contra Lúcifer, jogando-o na terra junto com outros anjos caídos. Será que Adam se considera o arcanjo Miguel ou Lúcifer na série?

Chocolate Reese’s

Aposto que essa você já deve ter sacado, mas em alguns momentos da série vemos os personagens comendo uma deliciosa barra de chocolate Reese’s. Este easter egg foi colocado na série com autorização da Netflix mas apenas os moradores da Alemanha entenderam a piada logo de cara. 

O fato curioso é que a marca Reese’s sofreu uma grande mudança de identidade e nome após 1991, tornando-se a famosa Twix! A embalagem de um Reese’s aparece no presente, ou seja, depois de 1991, o que mostra claramente que ela não deveria estar lá e “viajou no tempo”!

A jaqueta de Ulrich

Jaqueta de Ulrich Dark escrita No future

Outro fato de Dark é referente a um casaco que Ulrich utiliza na sua adolescência. Na parte de trás do casado está escrito “No Future”, algo um tanto curioso pois o próprio Ulrich fica preso em outro período e acaba não tendo um futuro!

Simbologia de Dark

É impossível assistir Dark e não ficar curioso com todos os símbolos e escritas apresentados para nós! Até mesmo para entender melhor a série, é necessário ir um pouco mais a fundo nas pesquisas e entender o que os escritores quiseram nos passar com seus símbolos e frases.

A Tábua de Esmeralda

Tatuagem do Noah de Dark - A Tábua da Esmeralda
A Tábua da Esmeralda

Poucos sabem, mas a Tábua de Esmeralda realmente existe. Sua primeira referência data da época de Aristóteles, quando o mesmo escreveu uma carta a Alexandre o Grande. Nela, contava um pouco sobre as descobertas do “Segredo dos segredos”. Os escritos são referentes aos fundamentos da Alquimia e contém os segredos da essência de todas as matérias como por exemplo a magia, astrologia e plantas medicinais.

A Tábua da Esmeralda em Dark foi apresentada ao público em alguns momentos. Ela aparece nos escritos da porta da caverna, no quadro do hospital que Mikkel está e como a tatuagem nas costas de Noah.

Em Dark, a Tábua da Esmeralda representa as leis do universo e destaca algumas frases, como por exemplo “Sic Mundus creatus ets” traduzido para “Assim o Mundo foi criado”

Uroboros

O símbolo do uroboros aparece diversas vezes na série mas nem todos que assistiram perceberam. Eles estão nos ganchos que prendem a corda vermelha da caverna e muitas vezes passa despercebida em meio às cenas tensas e muito escuras. 

Uroboros

O Uroboros é a representado pela cobra que come a própria cauda e é uma metáfora sobre a eternidade e como a vida na verdade é cíclica e não uma linha reta. Algo que é exaustivamente mostrado em Dark. 

Um excelente exemplo dos eventos cíclicos da série é mostrado quando Ulrich tenta impedir que Elge sequestre as crianças. Ulrich volta ao passado e encontra Elge ainda criança e tenta matá-lo com pedradas na cabeça. Porém essa ação só faz com que Elge se torne quem era e seja recrutado por Noah, que pede para ele sequestrar as crianças.

Triquetra

Formada por três arcos ligados, a triquetra é uma referência de que tudo está interligado: passado, presente e futuro são as mesmas coisas. Dessa forma, uma ação no futuro têm influência no passado e vice-versa. Essa ideia também foi bem explorada em Dark, quando vemos que uma ação no futuro – a tentativa do Jonas adulto de explodir o buraco de minhocas na caverna – faz com que o buraco de minhoca se abra no passado. 

Triquetra de Dark

A Triquetra é um símbolo que existia antes da série e era utilizada pelos celtas e pelos cristãos e significa trindade e eternidade. Muitas vezes representado por Deus (Pai), Jesus (filho) e Espírito Santo, a triquetra também era considerada um código segredo dos cristãos. Durante a época das perseguições dos pagãos, era desenhado parte da triquetra na mão da pessoa e, se ela completasse o desenho, significava que ela era uma verdadeira cristã, pois sabia o código secreto. Evitando assim que fosse morta pelas suas crenças.

Ainda existe muito questionamento sobre a importância da Triqueta em Dark, uma vez que o símbolo é mais usado por Noah e pode representar que ele tenta se tornar um Deus absoluto e controlar todas as coisas.

O que esperar da terceira temporada de Dark?

Desde o começo, a série foi muito bem amarrada, evitando ao máximo deixar pontas soltas ou até mesmo divergências na história. O cuidado de Baran bo Odar durante as gravações dos episódios é muito grande. Ele faz questão absoluta de participar da gravação de todas as cenas, fazendo com que tudo fique numa mesma perspectiva. 

É difícil acreditar que Baran bo Odar e Jantje Friese consigam responder todas as dúvidas que as duas temporadas de Dark deixaram nas nossas cabeças. Principalmente com o final da segunda temporada jogando uma bomba no colo dos fãs – a possibilidade de universos paralelos! Mesmo assim, a segunda temporada foi justamente o que os fãs esperavam, não nos tratando como tolos e inventando histórias que não se encaixavam. 

Como fãs, esperamos que terceira temporada de Dark tenha as principais perguntas sejam respondidas. Queremos muito saber se Adam é mesmo Jonas e qual o motivo do rosto dele estar deformado. Quem é Noah realmente? Cláudia é do bem? De quem Boris estava fugindo na sua adolescência? São muitos os questionamentos e precisamos de explicações!

Tenho certeza que muitas das coisas que não serão abordadas serão justamente para continuarmos a criar teorias mesmo após o final de Dark.

Afinal, o começo é o fim e o fim é o começo!  

Quem Teve O Surto do Dia

Fabiane Sutiak
Fabiane Sutiak
Eu sou a Fabi! Formada em Marketing Digital, com Pós Graduação em Psicopedagogia. Minha paixão é jogar vídeo games e falar sobre isso aqui no Surto do Dia, no Tiktok e as vezes no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *