playstation 2

Jogos Essenciais de PS2 – Para conhecer o Console!

Compartilhe em suas redes!

Existem jogos que são essenciais para conhecer um console. São aqueles jogos que você recomendaria para alguém que nunca encostou no vídeo game e quer conhecer um pouco mais das pérolas que aquele vídeo game ofereceu.

Hoje quero listar quais seriam os jogos essenciais de PS2, que eu recomendaria de olhos fechados para quem quisesse conhecer mais o console.

Que missão difícil selecionar apenas alguns jogos de PS2. Se você conhece um pouco sobre a história dos consoles da Sony, sabe que a biblioteca de jogos de PS2 é muito vasta, mas principalmente diversa.

Se você estiver procurando por jogos infantis, tem no PS2.

Se você estiver procurando por jogos de ação e guerra, tem no PS2.

Se você estiver procurando por jogos de corrida, tem no PS2.

Se você estiver procurando por filmes que viraram jogos, tem no PS2. E era uma época muito boa, onde os vídeo games não se levavam tão a sério e a moda era fazer jogos que divertissem seus diversos públicos.

Sim, tinha gosto pra tudo, dos mais absurdos jogos polêmicos que você tinha que jogar escondido da sua família, quanto aos jogos que você reunia todos os amigos para fazer uma competição.

Dividi a lista dos jogos essenciais para PS2 em categorias para ficar mais fácil. E também para não tornar essa lista muito longa, tentei colocar apenas 2 jogos de cada categoria.

Provavelmente você vai dar falta de algum jogo aqui, então pode deixar nos comentários caso queira.

Jogos Corrida de PS2

Os jogos de corrida mais marcantes de Playstation 2 – pelo menos na minha humilde opinião – foram:

Need for Speed Underground 2

Need for Speed Underground 2

Não sei como era na sua rodinha de amigos, mas quando Need for Speed Underground 2 foi lançado, só se falava disso na minha escola. Era um tal de chamar os amigos para conhecer o jogo, ficar admirando aqueles gráficos incríveis, ouvindo as músicas que eram muito bem selecionadas.

Enfim, é difícil apontar onde Need for Speed Underground 2 errou, pelo menos eu não consigo achar defeitos até hoje.

Midnight Club 3

Midnight Club 3

Atrás de NFS Underground 2, temos Midnight Club 3, que também tem todos os elementos bons de um jogo de corrida, como gráficos simplesmente incríveis, uma trilha sonora predominantemente de Hip hop e Rock, tunagem de carros e muita, mais muita velocidade.

Ta aí um jogo esquecido pela Rockstar Games que faria um montão de marmanjo chorar se tivesse um remake bem feito.

Jogos de Ação de PS2

Impossível falar de PS2 e não pensar em GTA Vice City e San Andreas. E se eu fosse recomendar algum jogo para quem nunca tocou num PS2, certamente seria um desses dois.

É meio clichê ficar falando o que foi GTA Vice City e San Andreas na época do play. Quem viveu sabe e ainda sente até hoje aquela nostalgia de ver as cutscenes inicias desses dois jogos.

Eu também poderia fazer uma menção honrosa para o GTA III, mas sinceramente? Vice City e San Andreas fizeram muito mais sucesso que o terceiro jogo da Rockstar. Provavelmente muitos dos fãs da saga GTA conheceram o III depois de conhecerem os outros. Pelo menos foi assim comigo.

Mas sabe como é, não existe um jogo que a Rockstar Games faça que fique ruim, então literalmente qualquer GTA poderia entrar na lista de jogos essenciais do PS2.

Conheça a franquia de jogos GTA!

Jogos de Guerra para PS2

Se tinha uma coisa que os desenvolvedores de jogos de PS2 sabiam fazer eram jogos de guerra e jogos de terror.

Tudo bem que é aquilo que eu falei, a biblioteca é gigantesca mesmo, tem gosto pra tudo. Mas foi bem difícil de selecionar aqui apenas dois jogos de guerra que fizeram muito sucesso. Então eu escolhi aqueles que eu joguei mais e conquistaram horas e mais horas de jogatina.

Call of Duty 2 – Big Red One

Call of Duty 2 - Big Red One

Eu já perdi a conta de quantas vezes eu zerei esse jogo. De verdade, é um jogo tão interessante que eu poderia passar horas falando dele.

Era a época de ouro de Call of Duty então você podia esperar jogos bem construídos, com inteligência artificial que funcionava muito bem nos inimigos e principalmente, retratando histórias de guerras reais.

Foi nesse jogo que eu me apaixonei por história e me interessei muito por conhecer mais sobre a segunda guerra mundial.

Ainda acho que esse tipo de jogo poderia facilmente ser passado nas escolas, pois conta muito bem a movimentação de diversos países durante a época e outros acontecimentos bem importantes.

Medal of Honor – European Assault

Medal of Honor - European Assault

Todos os jogos da série Medal of Honor do PS2 são muito bons, mas eu quero fazer a menção honrosa para o European Assault, que foi o primeiro que eu joguei e consequentemente, o que me deixou apaixonada pela franquia.

O jogo é bastante simples, mas o diferencial dele são as missões secundárias que estão inseridas na fase, além de um boss em cada fase que tem mais sangue que os inimigos comuns e uma inteligência artificial melhorada.

Sem contar as cutscenes que eram muito bem feitas, contando um pouco da história da segunda guerra mundial. O modo adrenalina era novo na saga e permitia sair dando uma de rambo pra todos os lados.

Black

Black

É impossível falar de jogo de guerra de PS2 sem mencionar Black. Talvez o jogo mais bonito e difícil do gênero.

Quando você olhava para a quantidade de fases do jogo poderia até pensar que iria zerar rapidinho, em poucos dias ou até em horas. Mas ai é que você se enganava.

Você tinha que fazer tantas coisas nas fases, cumprir tantos requisitos para simplesmente prosseguir, que o jogo se tornava cada vez mais difícil.

O jogo é lindo como vocês podem ver na tela e tinha uma otimização muito boa também. A inteligência artificial dos inimigos era absurda de boa e as vezes até roubada.

É um jogo que não só quem quer conhecer PS2 precisa conhecer, mas todos aqueles que querem saber mais sobre jogos num geral.

Jogos de terror para PS2

Os consoles antigos da Playstation tinham um arsenal de jogos de terror quase que ilimitado.

Eu não sei o que deu na cabeça dos desenvolvedores da época, mas a cada jogo lançado de outro gênero, vinham dois de terror logo em seguida.

Acredito que isso seja muito pela influência dos desenvolvedores japoneses que traziam clássicos como Siren e Fatal Frame à vida.

De qualquer forma, uma coisa você pode ter certeza. Escolheu um jogo de terror de PS2? Com certeza ele vai ser bom.

Além de jump scares manjados, os jogos tinham história, jogabilidade e gráficos que possibilitavam enxergar melhor o perigo que nos perseguia. Sem falar das trilhas sonoras que sempre ajudaram a piorar as coisas.

Eu provavelmente vou falar mais sobre jogos de terror de PS2 em um futuro próximo, mas aqui quero deixar dois clássicos bastante conhecidos e que servem para entrar na lista dos jogos essenciais de PS2.

Resident Evil 4

resident evil 4

Um divisor de águas para a franquia desenvolvida e lançada pela Capcom, Resident Evil 4 trazia um personagem veterano enfrentando problemas novos.

Diferente dos zumbis que estávamos acostumados nos Resident Evils antigos, agora lidávamos com ganados sedentos pelo corpinho do nosso queridinho Leon.

Com uma nova mecânica de câmeras, mais facilidade para encontrar armas e munição, uma mira mais fácil de saber exatamente onde você está atirando e com puzzles mais fáceis do que os antigos.

Resident Evil 4 chegou dividindo os fãs entre aqueles que ainda hoje se ressentem pelos jogos antigos e gostariam muito de reviver uma das melhores épocas do survival horror, e aqueles que batem no peito e dizem que RE4 é o melhor jogo da franquia até agora.

Independente da sua posição nessa história, você precisa concordar que RE4 deixou a sua marca no mundo dos games. Tanto que é referenciado até hoje como o jogo que tirou a Capcom e a franquia Resident Evil da pindaíba.

Silent Hill 4 The Room

Silent Hill The Room

Eu podia fazer um vídeo inteiro falando sobre esse jogo e todos os traumas que ele me causou.

Mas é exatamente sobre isso que todos os jogos de Silent Hill tratam. Traumas e terror psicológico.

Os gráficos são lindíssimos, o que piora a situação quando você consegue ver claramente os demônios criados pela sua imaginação, enquanto você tenta entender o que diachos está acontecendo no jogo.

Acho que uma das coisas mais legais dos jogos Silent Hill é ficar teorizando sobre o final ou até mesmo chocado com os plot twists que a história te proporciona.

Se tiver coragem, jogue. Por que eu não tive tanta coragem assim.

Jogos beat them up para Playstation 2

A porradaria também comeu solta no console e tinha gosto pra tudo quanto é lado. Até Mortal Kombat entrou no meio com o queridíssimo Shaolin Monks, que era praticamente impossível de zerar, pelo menos até agora eu não consegui.

E quando a gente fala de jogo de porradaria não dá pra fugir do básico e do clássico. Além de ser um beat them up ferrado, ele também pode ser considerado um jogo de ação com uma pitada de mitologia.

God of War

God of war

Sim, estamos falando do queridíssimo e eu poderia facilmente indicar a sequência logo de cara, mas eu acho que para quem quer conhecer mesmo a raiz do surgimento de GOW, precisa jogar o primeiro e depois ir para o segundo.

Não vou dizer que foi um jogo inovador para a época, mas foi revolucionário ao trazer a história de um Deus da Guerra em busca de vingança pela sua família contra Ares e futuramente contra os deuses do Olimpo.

Polêmico pela quantidade de gore e pelas cenas calientes proporcionadas pelas mulheres do jogo, GOW também tinha um sistema bastante simples de upgrade de armas e golpes. E por esses e outros motivos o jogo ficou tão conhecido e é tão bom até os dias de hoje.

God Hand

God Hand

Não tão conhecido pelos fãs mainstream de PS2, God Hand é um dos jogos mais difíceis de zerar do PS2. Se você conseguiu essa proeza eu preciso te dar os parabéns.

God Hand é um daqueles jogos estilo esmaga botão freneticamente enquanto tenta tomar a menor quantidade de dano possível.

A história, apesar de interessante e com diálogos divertidos, muitas vezes fica no plano de fundo da pancadaria e é deixada de lado por quem está jogando.

Até por que fica difícil olhar só pra história quando você precisa ter reflexos super rápidos e tomar decisões mais rápido ainda.

Muitas coisas neste jogo são surpreendentes como a trilha sonora, variedade de inimigos, variedade de combos e boss fights épicas.

Jogos de luta para PS2

Os dois jogos que eu coloquei nesse gênero podem parecer surpreendentes para você, mas você pode se sentir a vontade para deixar a sua opinião nos comentários.

Tekken 5

Tekken 5

Eu sou uma fã de carteirinha de Tekken e queria colocar aqui o Tekken 4 na roda, mas vi que muitas pessoas consideram ele um jogo ruim. Eu queria entender o por que disso, por que ele é um dos meus favoritos.

De qualquer forma, Tekken 5 tem uma jogabilidade fácil, respostas rápidas dos controles, uma variedade grande de personagens e cutscenes diferentes para cada personagem que você zera o jogo.

Eu sei que outros jogos estilo Street Fighter também tinham finais diferentes, isso não é uma novidade. Mas eu gostava do toque de humor que Tekken 5 tinha e me dava aquela sensação de que era um jogo bem feito que não se levava tão a sério.

Eu sinto bastante falta disso nos dias de hoje, inclusive em alguns momentos sinto que quando alguém coloca um pouco de humor na história dos jogos ela fica me parecendo meio forçada, diferente de como era nos jogos antigos. Mas pode ser só a minha nostalgia falando.

Os gráficos eram muito bons para a época e sinceramente? Ficar admirando roupas e cabelos se mexendo durante as lutas enquanto parte do cenário se quebrava ao meio era muito divertido.

Isso sem contar com a renderização da plateia que ficava assistindo e torcendo para ver quem ia ganhar. Os cenários eram muito bem construídos e bonitos, dava vontade e pausar e ficar só admirando tudo aquilo.

Def Jam Fight for NY

Def jam

Esse aqui é um clássico e se você não conhece por favor vá conhecer o quanto antes.

No modo história você pode criar o seu personagem com um nível de detalhes muito bem feito, tudo isso para cair na porrada com nomes de gigantes da música como Snoop Dogg, Ice T, Ludacris e muitos outros.

É possível escolher diferentes tipos de luta, o que também é um diferencial dos outros jogos do gênero

Fez bastante sucesso nas rodinhas entre amigos justamente pelo seu diferencial de colocar artistas e cantores para saírem na porrada.

Jogos de Esportes para PS2

Eu não sou mais tão fã de jogos de futebol, mas eu já fui bastante ligada antigamente. E grande parte disso foi por causa de Winning Eleven 11, você lembra desse jogo?

winning eleven 11

A intro de Winning Eleven 11 era épica demais e foi nessa época que eu comecei a torcer pro Manchester United. Quem olha ele nos dias de hoje nem consegue imaginar que ele já foi um time excelente né? Mas tudo bem.

Fifa Street

fifa street

Simplesmente o sonho de qualquer moleque ou moleca, sair jogando um futebol na rua com jogadores profissionais e vou te dizer uma coisa, pegar o Ronaldinho era pedir para apelar por que o cara era muito roubado.

Tudo bem que eu ainda considero ele um dos melhores jogadores, senão o melhor jogador de futebol. Mas não é sobre isso que estamos falando!

Outros jogos de PS2 para conhecer

Eu podia passar muito mais tempo falando de mais e mais jogos para você conhecer de PS2, mas a grande verdade é que tem muita coisa boa mesmo pra esse console e ele é diversão garantida pra você jogar sozinho ou com os amigos.

Quero deixar algumas menções honrosas de jogos que eu também recomendaria você conhecer, beleza?

Bully

Dos criadores de GTA, Max Payne e Midnight Club, Bully chegou com os dois pés no peito da crítica e gerou uma infinidade de polêmicas pois era o jogo era considerado um GTA de escola.

Sim, você conseguia fazer muita coisa que fazia no GTA, bater nas pessoas, roubar motos e outras coisas. Mas o jogo foi polêmico por que tudo isso acontecia dentro de uma escola. Daí o cidadão de bem ficou bem louco querendo banir o jogo, inclusive ele foi banido aqui no Brasil, só que com a pirataria rolando solta, não tinha jeito, Bully já estava dentro de todas as casas de quem tinha um PS2.

Guitar Hero 3

guitar hero 3 slash

Eu já falei muito de guitar hero aqui, então você pode dar uma procurada se quiser saber mais sobre a minha opinião desse jogo.

O fato é, você não precisava gostar de rock para gostar de jogar Guitar Hero e era desafiador pra caramba você tocar algumas músicas e competir com a rapaziada.

O jogo tem um monte de música legal, modo história com batalhas épicas com guitarristas de verdade e pra zerar o jogo você tem que vencer o Diabo.

Vale a pena conferir.

Shadow of the Colossus

Shadow of the Colossus

Não é um tipo de jogo que qualquer gamer vai gostar, você tem que explorar bastante um mundo aberto que até acontecem algumas coisas, mas é meio paradão, sabe?

No jogo você tem que vencer 16 Colossus para trazer de volta a vida uma menina e o final do jogo é simplesmente emocionante.

É um jogo bastante famoso por causa da gameplay inovadora, por ser um mundo aberto bem feito e ter gráficos muito bonitos.

Dragon Quest VIII Journey of the Cursed King

Dragon Quest VIII Journey of the Cursed King

É um jogo de RPG, o que pode afastar um pouco o jogador casual que não quer passar horas e horas na frente do vídeo game. Mas se você tiver a chance de conhecer eu te garanto uma coisa… É um dos jogos mais lindos de PS2 e a sua história é muito boa.

Por enquanto essas são as minhas dicas de jogos essenciais para PS2, mas eu tenho certeza que esqueci de muita coisa. Deixa ai nos comentários qual a sua lista de jogos essenciais, eu vou adorar ler!

Até mais!

Quem Teve O Surto do Dia

Fabiane Sutiak
Fabiane Sutiak
Eu sou a Fabi! Formada em Marketing Digital, com Pós Graduação em Psicopedagogia. Minha paixão é jogar vídeo games e falar sobre isso aqui no Surto do Dia, no Tiktok e as vezes no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *