The Sinner — Final Explicado da Terceira Temporada

The Sinner — Final Explicado da Terceira Temporada

Compartilhe em suas redes!

A série da Netflix The Sinner estreou sua terceira temporada com uma proposta de história não tão diferente do que já vimos antes nas temporadas anteriores: há um crime, um suspeito e o famoso detetive Harry Ambrose (Bill Pullman) tentando desvendar o caso, ao mesmo tempo em que sente a necessidade de ajudar o culpado. 

Porém, desta vez, teremos alguns detalhes um pouco diferentes do que já estamos acostumados. Confira tudo sobre a terceira temporada e veja o final explicado!

The Sinner — Final Explicado da Terceira Temporada
Foto: Reprodução Instagram @thesinnerusa

Sinopse de The Sinner — 3ª temporada (contém spoilers)

Jamie Burns (Matthew Bomer) sofre um acidente de carro junto com seu antigo colega de faculdade, Nick Haas (Chris Messina). 

O que parecia ser só um acidente, acaba virando uma investigação policial e, obviamente, Ambrose é o detetive do caso. Com sua intuição apurada e utilizando de métodos próprios, ele acaba descobrindo algumas mentiras e incoerências na cena — que coloca Jamie como principal suspeito. 

A partir daí, temos uma investigação rolando, Harry tendo que lidar com suas emoções e traumas de infância, uma nova paixão no ar e vários flashbacks sobre a relação de Jamie e Nick. 

Durante os episódios, vamos entendendo melhor sobre esse relacionamento que os dois tinham na faculdade. A princípio, parece que era um caso amoroso. Mas não era isso.

Jamie era um adolescente frustrado, que não tinha fé, sentia-se vazio e se via muito sozinho no mundo. Ao conhecer Nick, ele enxerga no amigo um amparo, alguém que o entendia e que tinha toda a coragem e sabedoria que ele gostaria de ter. 

Envolvidos e buscando uma razão para viver, acabam se apegando a teoria do “Übermensch”, ou “Super-Homem”/”Além-Homem”, do filósofo alemão Nietzsche. Ela prega sobre o homem abandonar a moralidade e criar a sua própria, não seguindo as regras impostas pela sociedade para, assim, ser soberano aos outros.

Isso é feito por meio de um jogo de sorte ou azar. Os dois, em vários momentos, desafiavam a morte e acreditavam que tudo era pautado pelo destino. Se o destino quer assim, você tem que fazer.

Acontece que Nick tinha um caráter destrutivo e era bem manipulador, o que acabou influenciando Jamie diversas vezes, mesmo que, em um primeiro momento, ele achasse errado fazer determinada coisa. Porém, no fim, ele acredita que ambos tinham uma conexão e acabava sendo influenciado negativamente pelo amigo. 

série The Sinner - Jamie e Nick
Foto: Reprodução Instagram @thesinnerusa

Em determinado momento, Jamie viu que tudo aquilo estava se tornando perigoso demais e se afastou do colega. Porém, anos depois, volta a sentir o mesmo vazio de antes e precisa de um propósito para continuar vivendo. Em meio a vários questionamentos morais, parece que o protagonista precisa de certa adrenalina em sua vida para se sentir motivado. Mas tudo isso acaba o deixando atormentado e transtornado. 

Ele, a vida toda, lutou para que essa outra “personalidade” não existisse. A temporada toda é uma luta constante, com altos e baixos e vários dilemas vividos. 

Porém, a terceira temporada de The Sinner poderia ter parado ali pelo quinto episódio. Tudo nos foi desvendado rápido demais — qual era a relação entre os dois amigos, como aconteceu o acidente, por que Jamie puxou o freio de mão do carro e como ele acabou deixando o amigo morrer ao negar pedir socorro a tempo. E o resto pareceu mais enrolação e uma tentativa de fazer suspense sobre os próximos passos e o que aconteceria no final. Mas ficou repetitivo e até mesmo inacreditável em alguns momentos. 

Final explicado da série The Sinner 

A terceira temporada mistura crenças e filosofias de vida com manipulação, fragilidade e influência psicológica. É nítido, também, que Jamie sobre com problemas psíquicos, como é de praxe na série. O personagem precisava urgentemente de ajuda e sofria transtornos.  

personagem Jamie da série The Sinner da Netflix
Foto: Reprodução Instagram @thesinnerusa

Durante a trama de The Sinner, Jamie fala muito sobre a morte, em como não podemos fugir dela — que nós nascemos para morrer. E isso o aflige demais. Tudo isso para acabar morrendo! Sim, isso mesmo, ele morre no final da série. 

Nas outras temporadas do seriado, os suspeitos não morrem ou não se lembram ao certo o que fizeram e por qual motivo cometeram tais crimes. Já nessa tudo é desvendado rapidamente, o suspeito sabe o que fez e o motivo pelo qual fez, mas sofre tentando lutar contra seus pensamentos e sentimentos. 

Ele se sente arrependido diversas vezes, mas, no fim, sentindo-se traído pelo detetive, decide viver a vida do tal “Super-Homem”, se vendo cada vez mais como Nick. É quase como que ele assumisse a personalidade do amigo, seguindo passo a passo tudo o que lhe foi ensinado. 

Querendo se vingar de Ambrose, que gravou a confissão sobre as mortes (teve mais um crime pelo meio do caminho) em um momento de conversa que, até então, parecia amigável e inocente para Jamie, o criminoso acaba sedento por vingança. Primeiro, ele mata o colega de trabalho do detetive e, seguindo seu joguinho de sorte ou azar, sequestra o neto de Harry. 

No fim, o medo que Jamie sentia o fez morrer e estragar sua vida, seu relacionamento e sua profissão. Ele era uma pessoa indefesa, que foi manipulado a todo momento por alguém que resolveu se agarrar por ter dado atenção a ele, uma vez que só queria ser ouvido e entendido. 

Acho que o surpreendente da série é que esperávamos que o suspeito fosse aceitar ajuda, ir preso, receber tratamento, ficar bem e voltar para sua esposa e seu bebê recém-nascido — assim como as temporadas anteriores. Mas ele morre e quem o mata é exatamente quem tentava ajudá-lo — o detetive Ambrose.

No fim, entendemos que todo o comportamento de Jamie escondia o medo que tinha da morte e a tristeza de não se sentir compreendido e, de fato, vivo. Além de colocar o detetive como alguém “igual” ao protagonista. 

Destaques para a atuação de Matthew Bomer (Jamie), Garrett Coffey e Ryan Stiffelman — dupla que contracenou como Jamie e Nick adolescentes, e surpreenderam por atuarem de forma extremamente igual aos atores na fase adulta.

Garrett Coffey e Ryan Stiffelman - série the sinner
Foto: Reprodução Instagram @thesinnerusa

Teremos uma quarta temporada de The Sinner?

Sim! A terceira temporada de The Sinner mal foi lançada e já temos a confirmação da próxima. Porém, ainda sem data marcada. 

Segundo entrevista dada pelo presidente da emissora USA Network, Chris McCumber, a próxima temporada vai focar ainda mais na psique do detetive Ambrose. Além disso, prometem um mistério bem diferente do que já vimos até aqui. 

Harry Ambrose detetive da série the sinner
Foto: Reprodução Instagram @thesinnerusa

Agora é esperar até ano que vem para ver o que The Sinner nos revela! 

Quer saber mais sobre outras produções que envolvem suspense e drama? Então confira tudo sobre a série Manifest — o mistério do voo 828!

Quem Teve O Surto do Dia

Luana Zanolini
Luana Zanolini
Eu sou aquela que é sempre a do contra. Enxergo valor nas pequenas coisas e gosto de pessoas engraçadas. Amo chocolate, uma praia com os amigos, futebol e surf. Gosto de filmes e séries de suspense, investigação, comportamento e drama. Sou formada em Jornalismo e um pouco sincera demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *