marketing digital dá dinheiro?

Marketing Digital dá dinheiro? Opinião de quem é da Área

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De uns tempos para cá, vi no Facebook uma discussão acontecendo em diversos grupos. Afinal, trabalhar com Marketing Digital dá dinheiro? O que os profissionais da área dizem, e aconselham, para quem está começando?

O que é Marketing Digital?

Falar sobre Marketing Digital é trazer diversos assuntos e tentar colocar tudo em um potinho. Digo isso pois é um termo muito abrangente, visto que temos uma infinidade de funções e áreas que uma pessoa pode optar por seguir.

Eu resumiria o Marketing Digital como estratégias feitas de forma online para divulgar e vender produtos e serviços.

Atuei como analista de mídia por alguns anos, também já escrevi muitos textos para blogs, já me arrisquei como social media e, por fim, acabei estacionando em SEO.

Tudo citado acima são áreas do Marketing Digital, mas existe uma infinidade de outras áreas para você seguir. Como ser gerente de contas, termo que se popularizou e ganhou visibilidade devido ao último BBB.

Mas afinal de contas, trabalhar em alguma dessas áreas de Marketing Digital dá dinheiro?

O que não é Marketing Digital?

Trabalhei em um lugar que começou a focar todos seus esforços em fazer lançamentos de produtos digitais. Isso me deixou bastante frustrada, pois eu realmente acredito na força do SEO.

Inclusive, acredito que SEO é a forma mais “honesta” de se fazer marketing. Pois não pagamos para aparecer na cara do usuário. Não obrigamos ninguém a assistir vídeos de 5, 10 segundos. Fazemos a resposta para a sua pergunta aparecer para você no momento em que você está procurando. Tudo isso pensando na melhor experiência do usuário dentro do site.

Porém, de uns tempos para cá, venho percebendo uma nova onda de lançamentos de produtos digitais que vem me incomodando bastante.

O boom dos lançamentos de cursos digitais

Há um ano atrás, quando a pandemia começou, os lançamentos de cursos digitais ainda eram algo inovador e chamativo.

Possuíam um formato diferente onde ofereciam uma prévia de um assunto em vídeos ou lives curtos com duração de 3 a 4 dias e, ao final da semana, faziam a oferta de compra do curso completo.

Ao longo dos dias, o apresentador apresentava um problema, mostrava que não era necessário ser um expert na área para resolvê-lo e, em seguida, mostrava pessoas que já compraram seu curso e o que elas diziam sobre ele.

Era o jeito perfeito de engajar com pessoas que buscavam novos horizontes profissionais de forma rápida e online, por um preço muitas vezes acessível.

Então o que deu errado?

A comunicação com o público era o ponto forte dos lançamentos, pois causava expectativa para as aulas dadas “gratuitamente” e mostravam casos de pessoas reais que fizeram o curso e agora estavam felizes profissionalmente.

Porém essa metodologia se desgastou tão rápido que eu chego a questionar qual será o futuro dos lançamentos de cursos digitais.

“Hoje em dia todo mundo vende curso online”;
“Vou vender um curso sobre como ficar rico vendendo cursos”;

Esses são só alguns dos comentários de pessoas que estão completamente cansadas deste modelo de lançamento. Eu inclusive.

Posso dizer que, na história do Marketing Digital, esta é a vertente da área que ficou obsoleta mais rápido do que todas as outras, até mesmo comparado com o Marketing Off-line, que ainda resiste à duras penas.

O hate aos lançamentos digitais

Sim, eu sou parcial para falar de lançamentos digitais. Não acredito que seja a forma mais eficaz de se vender um produto / serviço. Na verdade, acho uma forma apelativa de tirar dinheiro de pessoas desesperadas por encontrar novos horizontes profissionais. Mas… o marketing nem sempre é a coisa mais honesta do mundo, por mais que isso me entristeça.

O ponto que chama muito a minha atenção é como alguns influenciadores digitais – e até mesmo pessoas que se dizem gurus do Marketing Digital – pintam a venda dos cursos e dos lançamentos digitais como a salvação da lavoura.

Então nenhum lançamento digital presta?

Eu vejo os anúncios do Instagram fazendo propaganda de todo tipo de curso: Como se tornar um influenciador, aprender UX Design em uma semana, como ser mais inteligente, aprender inglês em 7 dias, etc, etc, etc. Talvez alguns deles sejam realmente bons, mas como iremos identificar isso no meio de trocentos cursos ruins feitos apenas para tirar dinheiro das pessoas?

Quando a promessa é grande, o santo desconfia. E eu desconfio de todo resultado milagroso que me oferecem sem muito esforço numa semana intensiva de aulas durando uma hora.

Programa de Afiliados dá dinheiro?

Também vejo muita gente dizendo que trabalhar com venda de cursos através de programa de afiliados é fazer Marketing Digital por completo! Isso me deixa revoltadíssima, com vontade de rasgar meu diploma.

Algumas pessoas ganham bastante dinheiro vendendo cursos de afiliados no Hotmart. Poxa, que bacana para eles! Mas nem de longe isso é ser um analista de Marketing Digital. O mais perto disso é a área de vendas, e olhe lá.

Por isso, não confunda Marketing Digital com venda de cursos online ou produtos de terceiros. Não seja mais uma das pessoas que se consideram analistas de Marketing pois saem oferecendo curso de afiliados a torto e a direito.

Programa de afiliados é uma estratégia de Marketing Digital, das mais desonestas da área.

Digo isso pois você vai fazer propaganda de um produto, para fazer com que pessoas comprem. Não sabendo a procedência e muito menos eficácia, efeitos colaterais do mesmo. Você tem que ter um discurso vendedor e acreditar no seu produto, por mais que ele pareça mais um placebo criado pelas organizações tabajara.

No começo da minha carreira como analista de marketing, fiz alguns freelas escrevendo textos para landing pages de programas de afiliados. E isso é uma sujeira sem fim. Pagavam redatores para se passar por pessoas acima do peso que tomaram um remédio milagroso que renovou sua auto estima. Ou até mesmo pagar uma redatora mulher para se passar por um homem impotente que estava prestes a perder a esposa, mas conheceu um produto que mudou sua vida.

Além disso, todos os comentários em redes sociais eram forjados, nada daquilo era real e eu sentia remorso por precisar da grana e me colocar numa situação daquelas, enganando pessoas por alguns trocados.

Mas, e ai? Marketing Digital dá dinheiro ou não dá?

O conto do vigário é que uma pessoa consegue fazer uma renda de R$2 mil por semana com venda de cursos de afiliados ou produtos de afiliados, outras 50 estão caindo em um sistema de pirâmide muito bem disfarçado.

Eu espero que você não tenha sido um deles, e que realmente você tenha sido aquele 1% que consegue uma ótima renda extra vendendo cursos de qualidade.

Mas a verdade é que isso raramente acontece.

Marketing Digital de verdade, (uma das vertentes que citei acima) dá dinheiro como qualquer outra profissão daria: Com muito trabalho, suor e horas extras.

Falando de Marketing de verdade

Trabalhar com Marketing Digital é uma experiência agridoce. É uma área completamente sucateada e nivelada por baixo. Seu preço e qualidade são constantemente questionados e comparados com “meu sobrinho fez isso e cobra mais barato”. Algo que também acontece com os designers, por exemplo.

Cheia de chefes ruins, agências que abusam dos analistas e confundem gentileza com fraqueza. Marketing Digital é bom desde que você tenha bastante inteligência emocional para lidar com pressão, prazos curtos, horas extras e cobranças constantes.

Vale a pena trabalhar com Marketing Digital?

Ao mesmo tempo que existem ótimos analistas que nunca ganham espaço, vemos que há uma panelinha que não sai do trono de jeito nenhum (e também não dão voz às pessoas menores).

Os eventos são sempre um déjà vu, com as mesmas caras ministrando cursos, workshops e fazendo vídeos no youtube. A verdade é que os gurus do marketing pouco se importam em falar de marketing, mas são excelentes em fazer marketing pessoal na frente das câmeras.

Raramente um novo rosto aparece, mas é ótimo ver alguém conseguir entrar no grupinho seleto de gurus travando uma eterna briga de ego.

E se engana quem pensa que é uma área cheia de mulheres e representatividade. O Marketing Digital ainda precisa evoluir muito para se tornar um lugar que aceita e abraça a diversidade de gênero, raça e física.

Pode parecer uma das dicas mais manjadas que você vai ler na vida, mas antes de comprar algum curso, pesquise por referências. Garanta que é realmente isso que você quer. A internet tem um acervo praticamente infinito e gratuito de temas a serem pesquisados e estudados antes de você precisar o curso online do Zezinho.

Evite cair em tramoias de produtos de afiliados, pois eu odiaria ver você falando na internet o quanto Marketing Digital não funciona, ou não dá dinheiro, uma vez que comprou algo de alguém que prometeu mundos e fundos e não era nada disso na verdade.

Quem Teve O Surto do Dia

Fabiane Sutiak
Fabiane Sutiak
Eu sou a Fabi! Formada em Marketing Digital, com Pós Graduação em Psicopedagogia. Minha paixão é jogar vídeo games e falar sobre isso aqui no Surto do Dia, no Tiktok e as vezes no Youtube.

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