Melhorar a Autoestima

7 Coisas Legais para fazer por você mesmo e melhorar a autoestima

Compartilhe em suas redes!

Como melhorar a autoestima é uma das minhas buscas constantes na internet e tenho certeza que você também deve ter parado para pensar em maneiras de fazer coisas legais por você mesmo em algum momento da vida. Saiba que não há nada mais digno que presentear e cuidar da pessoa mais importante do mundo, você mesmo.

Abaixo eu separei algumas ideias simples de coisas para fazer por você, começando hoje mesmo. Vamos melhorar um pouco a autoestima?

Melhorar a Autoestima

Como melhorar a autoestima no dia a dia

Não serão todos os dias que a sua autoestima estará nas alturas e, mesmo que você trabalhe constantemente para se melhorar, saiba que muitas vezes você terá que dar um passo para trás e reavaliar o que não está mais funcionando e o que precisa mudar.

Eu costumo pensar que a gente acaba se acostumando facilmente com o cenário bom ou mal e sempre precisa buscar algo novo, diferente do que estamos acostumados. Por isso, estas dicas de coisas legais para fazer por você mesmo podem cair como uma luva criativa no seu dia.

Mime-se sempre que possível

Por um bom tempo, gastei a maior parte do meu salário – ou todo ele – com despesas que não eram para mim. Eu podia contar nos dedos as coisas que eu comprava para o meu consumo e diversão, mas não media esforços para presentear uma pessoa querida. E eu sei que você irá pensar que é legal não ser egoísta, eu concordo com você! O problema é deixar de fazer algo essencial, como comprar um par de tênis e usar um todo rasgado, mas presentear alguém com um tênis novinho.

Sei que o exemplo do tênis pode parecer um pouco exagerado para você, meu caro leitor. Mas a verdade é que eu fazia isso com muita frequência. Eu me colocava em último plano para absolutamente tudo. Eu pensava… “Por que vou gastar dois reais em uma água se eu posso guardar este dinheiro e comprar algo especial para fulano?”. E lá ia eu passar sede, fome, vontade e usar as mesmas roupas de 4 anos atrás, simplesmente porque não sobrava dinheiro para mim.

Como isso mudou? Foi bem sutil. Um dia estava voltando do almoço e estava morrendo de vontade de uma casquinha. Estava um baita calor e sentia que precisava de um agrado pois estava tendo um dia difícil. Foi então que eu brequei os pensamentos de que aquele dinheiro me faria falta de alguma forma e decidi comprar a bendita casquinha. Olha, pode parecer bobagem, mas foi uma das melhores casquinhas que eu já tomei.

Compre um mimo

Caso você trabalhe, coloque na sua cabeça que o dinheiro que você recebe ao final do mês também serve para você. Sim, eu sei que existem contas e mais contas, aniversários, pessoas das quais dependem do nosso salário. Mas um mimo para você mesma pode ser algo simples, tipo um Suflair na doceria da esquina. E você merece, ahh como você merece!

E como se mimar pode aumentar a autoestima? 

É simples. Se você acha que não merece se presentear – mesmo com o mais barato dos mimos que seja – como você e as outras pessoas vão te enxergar? Se você não valoriza as suas vontades, como cobrar que os outros valorizem?

Além do mais, ficar se negando um presente vai acabando conosco aos poucos. Você vai se pegar só trabalhando, pagando contas, presenteando pessoas com o seu dinheiro e passando necessidade. E isso vai colocando a gente pra baixo aos poucos. Até chegarmos num fundo do poço onde você nem se lembrará mais qual foi a última vez que você se comprou algo que realmente precisava. E ninguém merece isso.

Vista-se bem

Confesso que esta é uma das partes mais difíceis para mim. Sabemos que as cores possuem certa influência em como sentimos e como as pessoas nos enxergam, mas o que não sabemos é que parecer bem nos faz sentir bem.

Este momento que estamos vivendo de quarentena tem trazido muitos sentimentos ruins e abalado nosso emocional com tantas notícias negativas. Para abaixar ainda mais os ânimos, muitas pessoas estão fazendo home office há mais de 4 meses e cumprindo com o isolamento social conforme orientado. Querendo ou não, esse tipo de coisa mexe com a nossa cabeça e a nossa rotina. 

Vista-se bem

Quando as pessoas começaram a falar sobre as maneiras de se sentir bem durante o home office eu achei que era tudo bobagem. Mas algo muda quando levantamos da cama e nos preparamos realmente para o dia que está por vir. Tirando nosso pijama e colocando uma roupa “de sair”.

Esta dica para elevar a autoestima não serve apenas para a quarentena, ok? Uma vez conversando com alguns colegas de trabalho, percebi que eu estava cometendo um erro muito grave na forma como estava me vestindo e isso fazia com que meus chefes pensassem que eu estava desanimada com o trabalho e sem perspectiva. 

O que isso ajuda na autoestima?

Lembra quando falavam que o sorriso é o nosso cartão de visita? Eu acredito que a forma como nos vestimos é como seremos lembrados. Não, não estou falando de roupas de marca extremamente caras, mas sim de roupas que mostrem que você é um profissional comprometido e dedicado. 

Eu costumava me vestir com alguns moletons antigos, muitas vezes manchados, minhas calças normalmente estavam rasgadas e meu tênis era tão velho que provavelmente veio dentro da arca de Noé. Isso dava a impressão de que eu estava desleixada com a minha aparência. E se eu não conseguia me cuidar, ou não me importava com isso, como eu cuidaria das coisas do meu trabalho?

Digo que este é um passo difícil para mim ainda nos dias de hoje pois ainda tenho um pouco de dificuldade de gastar comigo e isso impede que eu tenha um look de trabalho digno – e que eu possa finalmente aposentar minhas camisetas puídas que comprei em 2013.

Faça uma coisa de cada vez

Minha família sempre foi ligada no 220 volts e raramente eu os encontrava na frente da televisão um dia inteiro simplesmente procrastinando. O resultado disso? As vezes eu sinto que pego tanta coisa para fazer ao mesmo tempo que nem se eu trabalhasse com 4 telas de computador, ou se o dia tivesse 72 horas, daria conta do que eu me comprometo a fazer.

E isso é péssimo!

Primeiro porque você não vai conseguir fazer nada direito. É praticamente impossível focar em uma atividade, quando você tem outras 5 passando pelo fundo da sua cabeça e te lembrando de prazos, complexidade e prioridade. 

E segundo, porque você vai tirar as horas de descanso para fazer coisas do trabalho ou seus projetos pessoais, tornando a sua vida um verdadeiro ciclo de trabalho e desgaste mental. 

Eu lembro que no meu tempo de faculdade eu raramente descansava minha cabeça. Eu assistia as aulas fazendo freela, tomava banho ouvindo curso online pelo celular e quando estava trabalhando, usava a segunda tela para continuar fazendo cursos, tirar certificados e fazer os trabalhos de faculdade. 

Sim, eu faço isso ainda nos dias de hoje. Pra mim é impossível recusar um freela ou ficar parada relaxando na frente da TV. Sempre que eu estou fazendo algo, mesmo que seja assistindo um seriado na Netflix, estou fazendo isso com algum objetivo como escrever aqui no Surto do Dia ou para algum outro projeto que tenho planejado para o futuro.

Desacelere

Desacelere

Não conseguir se desligar é um problema gigantesco para a autoestima. Pense bem, você passa oito horas trabalhando, as vezes engole seu almoço e volta correndo para o trabalho ou usa este horário para fazer outras tarefas. Tudo isso numa correria sem fim. Chegando em casa, você tem outras mil atividades te esperando e nenhuma delas te trará prazer ou relaxamento. Quanto tempo você acha que o seu corpo e mente vão aguentar viver nessa rotina de desgaste?

Eu costumo dizer que eu sou forte como um touro. Mas se eu for avaliar bem, sei que estou desgastada física e emocionalmente quando todas as tarefas que eu mesma me dei parecem chatas e desinteressantes. Até mesmo parar para assistir um seriado começa a me aborrecer e tudo parece um trabalho onde você bate ponto. Além disso, você começa a sentir dores físicas que são claramente um sinal que seu corpo está enviando ao cérebro para mostrar que algo não está bem. Então é a hora de parar.

Tire um tempo de folga

Não, não estou dizendo para você faltar ao trabalho – na verdade, se você tiver essa opção, faça-a por um dia e não se arrependerá – mas estou dizendo que tirar um tempo de folga é essencial para colocar os pensamentos no lugar e sair do automático.

O que eu quero dizer aqui é que seria muito legal se pelo menos uma hora do seu dia, você fizesse algo que realmente gosta. Sem nenhum objetivo por trás disso. E, se uma hora parecer muito tempo, faça 30 minutos, ou 15… ou 10.

O importante é você saber que entre uma atividade rotineira e outra, você DEVE tirar um tempo para recuperar o fôlego. Senão vai acabar se sentindo sufocado e tudo vai parecer mais difícil ou insuportável.

Faça uma lista de coisas que você queira fazer

Faça uma lista de coisas

Eu também sou conhecida como a louca das listas, mas tem um bom motivo para que eu te sugira criar uma rotina de criar etapas para fazer suas tarefas e atividades.

Não que eu seja a rainha da organização, na verdade eu estou bem longe disso. Mas sei que se eu for contar só com a minha memória, não vou conseguir lembrar de um filme que uma amiga me recomendou na semana passada. E provavelmente quando este assunto ressurgir, eu mal vou saber do que estamos falando e isso fica muito chato.

Fazer listas pode ajudar a organizar o que você tem que fazer, o que você quer fazer e qual será a prioridade de cada uma das tarefas. Para melhorar a sua autoestima, sugiro que você faça uma lista de coisas legais que você sempre quis fazer mas nunca tem tempo. A minha lista é dividida em três partes, onde eu coloco a dificuldade de cada item para saber o quanto de esforço vou ter que desempenhar para aquilo acontecer.

A sua lista pode conter itens básicos com dificuldade baixa, como arrumar o seu guarda-roupa, por exemplo. Até itens mais complexos como fazer uma trilha ou pular de paraquedas. A ideia da lista é dar uma perspectiva do que você pode fazer com seu tempo livre e te ajuda a planejar financeiramente para atingir seus objetivos.

O importante é que você vá atualizando a sua lista com coisas que você esteja interessado em fazer e que sabe que te farão bem. Comprometa-se a fazer pelo menos uma das coisas da sua lista durante o mês e você, com certeza se sentirá mais valorizado.

Existe algo realmente mágico em escrever seus objetivos, por menores que sejam. Ainda mais mágico quando conseguimos riscar um item dessa lista.

É sério, tenta e depois me conta o que você achou!

Converse com alguém que te faz bem

Telefone para um amigo

Todo mundo tem um porto seguro. Pode ser um amigo, alguém da sua família ou seu namorado. O importante é reservar um tempinho para conversar com essa pessoa. Dedique-se a realmente ouvir o que esta pessoa está falando e, em seguida, fale sobre você ou a situação que você está enfrentando no momento.

Não se esqueça que procurar pessoas apenas em momentos ruins, vai fazer com que você não seja tão querido por elas. Então mostre-se disponível para ouvi-las sempre que elas também precisarem de você. E lembre-se de falar com elas sobre coisas legais também, não só problemas.

Você pode complementar esta dica e convidar a pessoa para conhecer um restaurante bacana e se permitir comer aquele delicioso comfort food, enquanto trocam figurinhas e falam sobre a vida.

Tenha um hobby ou uma válvula de escape

Por último, uma coisa que pode te fazer bem é ter um hobby. E ele pode ser absolutamente qualquer coisa! 

Leia um livro

Algumas pessoas gostam de cozinhar. Então porquê não cozinhar para si mesmo e fazer um prato especial que você esteja com vontade? Já outras pessoas adoram passar um tempo vendo vídeos na internet. O seu hobby pode ser conhecer músicas de outras épocas, ouvir podcasts, ir à peças de teatro, assistir um esporte pela televisão, praticar um esporte, ler, colecionar action figures….

O importante é ter algo que você se interesse em fazer sem ter nenhum objetivo por trás disso. Você simplesmente gosta e te faz bem. E isso é ótimo!

Existe uma infinidade de coisas que você pode fazer para melhorar a auto estima. Caso você esteja enfrentando dificuldades para sentir-se motivado a mudar a sua vida como é hoje, tente começar com pequenas mudanças na sua rotina. Aos poucos ficará mais fácil mudar coisas mais complexas, mas tudo começa com um pequeno empurrãozinho. 

Conta pra mim como você faz para melhorar a sua autoestima todos os dias? 

Quem Teve O Surto do Dia

Fabiane Sutiak
Fabiane Sutiak
Eu sou a Fabi! Formada em Marketing Digital, com Pós Graduação em Psicopedagogia. Minha paixão é jogar vídeo games e falar sobre isso aqui no Surto do Dia, no Tiktok e as vezes no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *