Quando é hora de mudar

Quando é a hora de mudar?

Compartilhe em suas redes!

Mudanças nunca são fáceis. O ser humano se acostuma – com uma velocidade absurda – à sua rotina e hábitos, por piores que sejam. Mas, quando é a hora de mudar? Como identificar que você chegou ao seu limite emocional e físico para permanecer na mesma situação? Independente de qual seja a sua mudança pessoal, você precisa ficar atenta aos indícios… E eles começam muito antes de nos conscientizarmos sobre um problema.

Nosso corpo é o primeiro a sentir o impacto

Não querendo puxar a sardinha para o meu lado- até porque este assunto dá muito pano pra manga – mas eu sou a rainha de somatizar problemas. Não sabe o que é isso? Psicossomatização é quando seu corpo sofre as consequências de alguma situação que você esteja reprimindo, insistindo em viver, ou até mesmo preocupado sobre. A somatização da dor pode ser por absolutamente qualquer coisa: aceitação, problemas com o peso, problemas com o relacionamento, questões familiares, problemas no trabalho, etc, etc, etc.

Quando é hora de mudar

Mesmo quando não sabemos que algo está errado, é o nosso subconsciente que começa a dar os primeiros alertas. Pesadelos, problemas para dormir, insônia, ou até mesmo aquela vontade de dormir para sempre. Todas essas coisas são formas de fugir dos problemas que as vezes nem sabemos ao certo quais são.

Algumas pessoas descontam na comida, outras jogam videogame ininterruptamente sem fazer nenhum tipo de outra atividade, outras se afogam de trabalho e acabam sufocadas de tantas tarefas. Tudo que você começa a fazer em excesso pode ser um sinal importante para observar se o seu corpo não está te passando uma mensagem. 

Você também tem que ficar atento às mudanças drásticas de humor sem motivo aparente! Essa também pode ser uma reação do seu corpo dizendo que tal atividade já não é mais prazerosa.

Ouvir o seu corpo é essencial, mas não é uma tarefa fácil. Normalmente, damos conta de que algo está errado quando a bomba está muito próxima de explodir ou quando já detonou. Sim, é nesse momento em que você vai pensar que precisa de uma mudança na sua vida, mas pode não ser o ponto decisivo para te fazer mudar.

Até porque, você pode colocar a culpa daquela dor nas costas pela posição que você passa sentado o dia inteiro. Ou a sua queda de cabelo pois está tomando banho com água muito quente…

As vezes, nosso corpo está gritando por ajuda e acabamos por silenciá-lo com remédios ou mais doses de vícios. Pois é muito mais fácil ocupar a cabeça com um monte de tarefas do que ouvir os seus próprios pensamentos. 

Conheça mais alguns sinais de que está na hora de mudar de vida.

Quando é a hora de mudar de emprego

quando mudar de emprego

A pandemia nos trouxe uma certeza: Temos que ser gratos pelo emprego que temos. Mas isso não significa que você deve se acomodar em um lugar que não te faz bem. Não vamos entrar no mérito de empregos dos quais nossos chefes são verdadeiros monstros, vamos falar dos problemas que sentimos e que são um alerta de que é a hora de mudar de emprego. 

  • Você acorda todas as manhãs pensando se vale a pena levantar e ir ao trabalho (mesmo que esteja de home office)
  • As tarefas que você fazia antes agora não têm o mesmo sentido que há umas poucas semanas atrás
  • Você procrastina o máximo possível as suas entregas
  • Quando seu chefe fala com você, você não o vê mais como um líder e sim como um carrasco pronto a te penalizar
  • Você se questiona constantemente o porquê de estar fazendo as atividades que faz no trabalho
  • Você não se interessa mais em estudar sobre assuntos relacionados ao seu trabalho, muito mesmo se especializar
  • Aumento de salário ou ganho de cargo já não são mais atrativos para você

Todos os indícios acima são alertas de que você precisa reavaliar sua carreira e procurar novos desafios. Mas caso esteja pensando que isso não é uma opção nesse momento, que o mercado está muito volátil e incerto… A dica é traçar um plano de ação para as próximas semanas. Colocar no papel tudo que você precisa saber e pesquisar sobre a sua área e as vagas que estão abertas no momento. Busque por vagas que possuem estabilidade (no formato CLT, por exemplo) em empresas renomadas. E caso sinta que não é o momento ideal para mudar de emprego, questione-se:

  • Quero mudar de emprego ou de área? 
  • Posso fazer algum curso gratuito para me especializar nesse momento?
  • Consigo pagar um curso para me especializar ainda mais?
  • Posso pesquisar vídeos ou ebooks gratuitos que me tornem uma profissional melhor?

Faça uma lista de tudo que encontrar e crie micro tarefas para as próximas semanas. Como por exemplo: ” hoje irei pesquisar sobre ferramentas utilizadas na minha área”, “agora vou descobrir como baixar tais ferramentas e procurar um curso online gratuito no youtube para saber o básico”, “hoje vou assistir ao primeiro vídeo”, e assim por diante.

Quando é a hora de terminar o relacionamento

Recentemente, o número de pedidos de divórcio aumentaram drasticamente. Quando nos casamos, ou moramos junto com alguém, não assinamos um papel dizendo que aceitamos ficar em cárcere privado com esta pessoa. Mas a pandemia trouxe isso a tona e se tornou a realidade de muitos casais.

quando é a hora de terminar

Novamente não estamos falando de relacionamentos que DEVEM acabar pois existe agressão física, verbal e desmoralizante. Estamos falando dos pequenos sinais que acontecem no dia a dia. Antes mesmo de uma pandemia mundial acontecer, existiam coisas que você deveria se atentar para identificar que este relacionamento está fazendo mais mau do que bem. Alguns deles são:

  • Você sente que está sendo obrigado a ver aquela pessoa, mesmo que não esteja com vontade
  • Vocês brigam muito mais do que tem momentos bons e divertidos
  • Você sente que não existe mais romance ou amor entre vocês e é como se fossem amigos
  • O mundo “lá fora” parece muito mais interessante, mesmo que seja através de uma tela de celular
  • A comunicação do casal já não é mais a mesma e tudo se torna um mar de brigas
  • Você não se importa de ir dormir brigados ou de não se falarem ou terem carinho por um grande período
  • Você prefere passar mais tempo com colegas, família ou sozinho do que com seu par

Sair de um relacionamento não é fácil. Principalmente se estão há muitos anos juntos e dividem uma casa, contas e filhos. Mas é necessário fazer vários momentos de reflexão sobre o que pode estar acontecendo para o relacionamento não estar bom. Se possível, não tome nenhuma atitude precipitada durante a quarentena. Espere as coisas normalizarem para entender se esses sentimentos ruins são oriundos de um longo período passando 24 horas do dia juntos, ok?

Quando é o momento de começar uma dieta e perder peso?

Não vamos colocar a culpa 100% na pandemia, mas eu tenho certeza de que o número de pessoas que ganharam peso nessa quarentena foi muito maior do que aquelas que perderam peso e se tornaram fitness.

vicio em comida

Apesar de completamente compreensivo, gostaria de fazer um alerta que só gordinhos podem fazer, a pandemia trouxe uma multiplicação das coisas boas e ruins, e por ruins eu quero dizer a fuga e vício em comida. Sim, estamos mais acomodados, pedir fast-food é muito mais gostoso do que uma salada caesar, usamos o lockdown como principal desculpa para o sedentarismo. 

Você percebe que é hora de começar uma dieta e perder peso quando:

  • Já não se sente mais a vontade para se olhar no espelho
  • Suas roupas já não entram mais no corpo ou estão apertadas demais
  • Você evita tirar fotos ou aparecer em fotos dos amigos
  • Sente que precisa perder peso mas acaba se consolando com uma comida muito gostosa – e gordurosa
  • Sua pele e cabelo começam a sofrer transformações, ficando oleosas, com espinhas
  • Você não se sente mais disposto a fazer atividades comuns como ir até o mercadinho próximo a sua casa, por exemplo.

Como podemos mudar isso? Não há muita escapatória a não ser se forçar a ser melhor todos os dias, a cada refeição. E vamos abolir aqui a ideia de começar uma dieta maluca, pois isso não irá te levar a lugar nenhum. Ao invés de dieta, vamos chamar de reeducação alimentar, onde você não irá restringir o consumo de nenhum alimento, mas consumi-lo moderadamente.

Sim, você vai precisar de ajuda de uma nutricionista e, caso queira entrar de cabeça nisso, sugiro entrar em contato com um personal trainer. Um profissional que irá te estimular a fazer exercícios físicos de forma correta e personalizada para o seu objetivo. 

Como encontrar forças para mudar?

É difícil ter um momento a sós com seus pensamentos, mas ele é extremamente necessário e deveria ser feito com mais frequência. Somente você pode dizer quando uma situação chegar no seu limite, por mais que muitas pessoas te digam que você precisa mudar. 

converse com alguém especializado

Porém, você não precisa passar por essa mudança sozinho! Você sempre poderá contar com ajuda da sua família, amigos ou até mesmo um profissional, que é o mais recomendado. Procure conversar com um psicólogo para que ele te ajude nas etapas pré, durante e pós mudança, pois você irá precisar. Toda ajuda que conseguir é possível, desde que você se proponha a falar sobre isso e entenda que junto de alguém, tudo ficará mais fácil.

E por fim, te desejo toda a sorte e coragem do mundo para perseguir sonhos e objetivos que melhorem a sua qualidade de vida e estado emocional. Reflita sobre os caminhos que você pode seguir a partir de agora e busque a sua felicidade sempre.

Quem Teve O Surto do Dia

Fabiane Sutiak
Fabiane Sutiak
Eu sou a Fabi! Formada em Marketing Digital, com Pós Graduação em Psicopedagogia. Minha paixão é jogar vídeo games e falar sobre isso aqui no Surto do Dia, no Tiktok e as vezes no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *