That 70s Show

That 70’s Show: A série que te leva aos anos 70

Compartilhe em suas redes!

Falar de That 70’s Show é uma tarefa difícil. Na verdade, quando eu terminei de assistir seus 200 episódios divididos em 8 temporadas, não tinha a intenção de vir aqui no Surto contar o quanto esta série é maravilhosa. Até porque, fica muito, muito difícil colocar aqui todos os sentimentos que essa série me trouxe. 

That 70's Show Elenco

Mas, caso você esteja sem nenhuma boa série para assistir na Netflix e esteja buscando por uma recomendação, That 70’s Show é uma boa pedida. E eu vou te explicar o porquê.

Quando eu comecei a assistir, tinha acabado de maratonar Jane The Virgin e a última temporada de Dark. Então eu sentia que precisava de uma série rápida para equilibrar um pouco as coisas. Um fato engraçado é que eu já havia visto alguns episódios de That 70’s Show quando eu era criança – na época que minha mãe assistia ao programa na tv a cabo. 

Eu me lembro de pensar no quanto eu achei aquela série com um humor meio vergonha alheia e que ela simplesmente não era para mim. Na verdade, agora eu entendo que existe uma idade na qual a gente começa a se assemelhar as situações que os personagens da série passam, e que definitivamente, a série não é para qualquer um.

Sobre o que é That 70’s Show?

Por incrível que pareça, sobre os anos 70! Mas deixando a ironía de lado, That 70’s Show conta a história de 5 amigos prestes a se formar na escola de Wisconsin, uma cidadezinha onde nada muito importante parece acontecer, e não há nada muito interessante a se fazer nela também. 

porão that 70's show

E mesmo que você esteja se perguntando o que eles fazem o dia inteiro, posso te dizer que muitas das situações são bem imprevisíveis e divertidas. A maioria dos momentos se passam no porão de Eric Forman, um garoto franzino típico nerd fã de Star Wars. 

Sim, o humor continua sendo um pouco vergonha alheia, mas de alguma forma isso faz a série ser única. As piadas não são ruins, na verdade, muitas delas eu precisei pausar o seriado e procurar o significado na internet – até porquê muitos fatos realmente aconteceram nos anos 70.

Os 5 garotos estão, de uma forma ou de outra, buscando um rumo para suas vidas. Seja arrumar um emprego, casar e ter filhos, ou até mesmo ir para a faculdade. O que acontece no meio disso? Algumas quedas do topo de uma torre de água, muitos passeios dentro do famoso Vista Cruiser de Eric Forman e amor entre os personagens.

Porém, o seriado vai muito além do que contar a história de 5 jovens que não sabem exatamente o que fazer com suas vidas. Ela conta um pouco da história dos anos 70 e tudo que os americanos estavam passando com a crise do petróleo, aumento de preços e falta de emprego.

Apesar do discurso histórico ter ficado um pouco para trás nas últimas temporadas, todos os elementos da série fazem com que você volte no tempo e aprenda o que estava acontecendo, quais eram as músicas e programas da época, suas vestimentas e cabelos. 

Assistir That 70’s Show é como entrar numa máquina do tempo, algo que os produtores conseguiram desenvolver muito bem ao longo da série.

Principais casais de That 70’s Show

Desde o primeiro episódio de That 70’s Show, somos apresentados à alguns casais da série. Durante toda a série, muitos casais se formam, terminam, voltam e até mesmo os mais improváveis acabam ficando juntos. Então, caso você não tenha terminado de assistir ao seriado, saiba que essa seção pode conter spoilers!

Jackie Burkhart e Michael Kelso

Michael Kelson e Jackie Burkhart

Em um primeiro momento você pode nem conseguir identificar, mas Jackie Burkhart é nada mais nada menos que Mila Kunis! Ela é a atriz mais nova da série e faz par romântico com Michael Kelso, interpretado por Ashton Kutcher, seu atual marido na vida real. 

Este é o famoso casal composto por uma patricinha e o cara bonitão – e não muito inteligente. Eles parecem perfeitos um para o outro, apesar das grandes brigas que o relacionamento passa. Jackie é muito mandona e gosta que as coisas sejam feitas do jeito dela, por outro lado, Kelso diz constantemente que quer terminar com Jackie, mas não toma uma atitude e continua fazendo as vontades de sua namorada.

Eles terminam algumas vezes na série, como quando Jackie descobre que Kelso estava traindo ela com a irmã de Eric. Mas acabam voltando a pedido de Kelso. No final, o casal acaba não ficando junto, uma vez que Jackie diz que quer se casar e Kelso acaba fugindo para a Califórnia.

Jackie Burkhart e Steven Hyde

Jackie e Hyde

Pensar que Jackie e Steven fossem namorar é uma das situações mais improváveis da série. E é isso que torna a situação tão especial. O casal improvável parece realmente ser ótimo, ele é o bad boy que namora com a patricinha da cidade. Ela gosta das coisas feitas do jeito dela, já ele é o rapaz que não pode ser domado e vai bagunçar a cabeça de Jackie com suas atitudes e vontades. 

É o casal que tem tudo para dar certo e que – infelizmente – não fica junto no final. Tudo porque Jackie decide colocar Hyde na parede e fazê-lo escolher entre perdê-la ou casar-se com ela. 

A parte mais triste para mim, é saber que Hyde viajou para encontrar Jackie e dizer que se casaria com ela, quando descobre que ela foi para outra cidade em busca do seu sonho e estava prestes a dormir com Kelso. 

Por fim, Hyde acaba viajando para Las Vegas e casando com uma garota de programa. Mas acaba sozinho pois descobre que ela já era casada.

Eric Forman e Donna Pinciotti

Eric e donna

Para mim, o melhor casal da série. Ao mesmo tempo que são fofos, mostram diversos problemas do “amor adolescente” e como eles sabem – ou não – lidar com eles. Eric e Donna são vizinhos desde pequenos e são apaixonados um pelo outro por anos. Donna acaba tomando as primeiras iniciativas ao beijar Eric em cima do icônico Vista Cruiser, deixando Eric confuso e com gostinho de quero mais.

Após o primeiro beijo, o casal passa por situações hilárias, como a saga para que eles finalmente percam a virgindade (um dos melhores episódios da série).

Porém, nem tudo são flores no relacionamento de Eric e Donna e o acaso fará com que eles passem por muitas situações adversas. Como quando Eric decide comprar um anel de compromisso e acaba assustando Donna com a rapidez em que o relacionamento está caminhando. Ou quando Donna acaba desistindo dos seus sonhos para morar em um trailer com Eric após o casamento, que acaba culminando em Eric desistindo de se casar e deixando Donna sozinha.

Sem dúvida, este casal é problemático e sofre da falta de comunicação que muitos jovens têm durante um relacionamento. Mas é o casal pelo qual você mais vai torcer, passar nervoso, ficar angustiada.

Donna Pinciotti e Casey Kelso

Donna-and-Casey-on-That-70s-Show

Quem não torceu o nariz com esse casal atire a primeira pedra! Casey é o irmão mais velho de Michael e por isso é tão bonitão quanto, mas não é só a beleza que Casey e Michael tem em comum. A falta de responsabilidade afetiva e a vontade de levar uma garota para cama o mais rápido possível são duas das suas piores características.

É nesse relacionamento que vemos que Casey força uma situação que deixa Donna desconfortável e gera um dos episódios mais angustiantes de se assistir – principalmente por quem torce por Eric e Donna.

Jackie Burkhart e Fez

Jackie e Fez

Fez é o garoto estrangeiro apaixonado por mulheres e doces. Desde sempre se mostrou apaixonado por Jackie, mas a garota nunca lhe deu uma chance. Porém, na última temporada, Jackie acaba percebendo que tem sentimentos por Fez e começa a fazer de tudo para que ele perceba seu amor por ele.

Honestamente, as pessoas podem até ter gostado desse casal ao final da série, mas ele é o mais forçado para mim. Fez sempre foi apaixonado por Jackie, ela nunca demonstrou interesse e do nada, quando ela percebeu que não ficaria com Michael, muito menos com Hyde, começa a se interessar por Fez. 

É um casal difícil de engolir e muito disso se dá aos acontecimentos das duas últimas temporadas de That 70’s Show.

Donna Pinciotti e Randy

Donna e Randy

Tirando o fato de que eu nem colocaria eles como um casal, mas só para constar que tiveram um breve lance durante a última – e mais louca – temporada the That 70’s Show.

Randy foi o personagem que acrescentaram na série para substituir Eric durante sua viagem para a África. Ele fez par romântico com Donna, o que desagradou os fãs e todo o mundo.

Curiosidades de That 70’s Show

Vou tentar não falar só das curiosidades que você já deve ter encontrado em todos os outros sites que falam sobre a série. Então, se você é como eu que adora pesquisar tudo sobre um seriado após acabar com ele, te apresento as curiosidades de That 70’s Show!

laurie e kelso

That 70’s Show não seria o nome da série originalmente

Os produtores da série queriam chamá-la de American Wasteland ou The Kids Are All Right, ambos são referências à músicas do The Who e tiveram que ser descartadas por problemas de direitos autorais da série.

A verdadeira idade de Jackie Burkhart

Mila Kunis mentiu sua idade ao fazer o teste para interpretar Jackie Burkhart. Ela tinha apenas 14 anos quando começou a interpretar e teve seu primeiro beijo com Ashton Kutcher durante a série. A diferença de idade entre os dois é de 5 anos.

Nome dos personagens

Jackie é a única que chama todos os outros pelo primeiro nome. Raramente vemos alguém chamando Hyde de Steven, por exemplo.

Duração da série

A série foi exibida ao longo de 8 anos, tendo seu primeiro episódio televisionado em 23 de agosto de 1998.

A placa do Vista Cruiser

placa do vista cruiser

Apesar dos 8 anos, a série se passa em apenas 3 anos, de 1976 até 1979. Você pode perceber qual o ano da série pela placa do Vista Cruiser, que muda de ano conforme a passagem do tempo! 

No último episódio, que se passa no dia 31 de Dezembro de 1979, a placa aparece com 80, mostrando a virada da década.

Homenagens à bandas de Rock

Eric Forman Aerosmith

Na quinta temporada de That 70’s Show, todos os episódios possuem nomes de músicas da banda Led Zeppelin. Na sexta temporada os nomes dos episódios são músicas da banda The Who, na sétima são dos Rolling Stones e na última são músicas do Queen.

Era difícil gravar cenas com Jackie e Donna juntas

A diferença de altura entre as duas fazia com que o foco da gravação se perdesse. Por isso, os produtores decidiram que as cenas entre Jackie e Donna seriam gravadas de duas formas: com ambas sentadas ou com Jackie usando salto alto.

Mila Kunis têm 1,63cm de altura enquanto Laura Prepon têm 1,78cm.

Chuck Norris quase atuou na série

Já pensou se Red Forman, pai de Eric, fosse na verdade o Chuck Norris? Sim, isso quase aconteceu mas Chuck teve que recusar o convite pois já estava fazendo uma ponta em outra série.

O papel acabou ficando com o incrível Kurtwood Smith, que realmente nasceu em Wisconsin e interpreta Red Forman como ninguém. 

Laurie foi substituída na série

That-70s-Show-Laurie-Forman-Recast

Laurie Forman, irmã de Eric, sumiu misteriosamente depois da primeira temporada, aparecendo de vez em quando em poucos episódios da série. Ela também foi removida dos créditos que passavam durante a abertura. 

A atriz que interpretava Laurie, Lisa Robin Kelly tinha problemas com drogas e álcool e foi parar na reabilitação algumas vezes. Ela acabou falecendo e foi substituída por Christina Moore, que participou apenas de uma temporada. 

Como justificativa para o desaparecimento de Laurie na série, sua mãe Kitty dizia que ela havia viajado para outra cidade.

A saída de Midge em That 70’s Show

Midge e Bob Pinciotti

Laurie não foi a única a sair da série. Midge Pinciotti, mãe de Donna, decidiu sair da série para cuidar do seu marido, que tinha uma doença terminal. Ela aparece em alguns episódios depois de sua saída, mas não é uma personagem recorrente.

Sua saída rendeu bons episódios de Donna se rebelando contra o abandono da mãe.

Primeiro beijo Gay em uma série

Primeiro beijo gay that 70's show

O ator Joseph Gordon-Levitt protagonizou uma das cenas mais icônicas da TV americana ao dar o primeiro beijo gay em rede nacional. O felizardo foi Topher Grace que interpreta Eric Forman. Em entrevistas, Joseph disse que Topher é beija mal, informação confirmada por Laura Prepon (Donna) que também brincou sobre isso em uma entrevista.

Porém, o beijo gay não deveria parar por aí. Os produtores da série queriam desenrolar a história entre Joseph e Topher, mas o beijo desagradou a audiência e fez com que eles mudassem a ideia, dispensando Joseph.

A risada de Kitty

Kitty that 70's show

A icônica risada de Kitty foi acidental e aconteceu em uma das primeiras cenas do primeiro episódio, onde Red e Kitty estão dando uma festa. No momento da gravação, a atriz que interpreta Kitty estava nervosa e soltou uma piada seguida da risada. Os produtores gostaram e acabaram cortando a piada e deixando somente a risada, que se tornou marca registrada da personagem

Kitty parou de fumar na série e na vida real

Ao longo da série, vemos Kitty sofrendo para largar seu vício em cigarros. Os produtores quiseram adicionar isso na série pois Debra Jo Rupp estava parando de fumar na vida real.

Os acidentes de Kelso as vezes eram reais

Michael Kelso

That 70’s Show foi um dos primeiros papéis de Ashton nas telas. Por isso, ele dava 100% de si a todo momento, não se importando em se machucar durante as cenas e fingir que nada estivesse acontecendo. 

Em entrevista, Debra disse que Ashton e ela continuam atuando até que alguém gritasse “Corta!”, por mais absurda que pudesse estar sendo a cena no momento.

Uma das cenas mais nítidas em que Kelso não estava planejando se machucar, é quando ele escorrega no sofá e bateu a canela na mesa, fazendo com que o ponche que estava sobre ela se mexa e caia um pouco no chão. Tudo isso para falar com Laurie, irmã de Eric e seu crush.

Além das cenas não planejadas, Kelso tem não tem medo de se arriscar na série. Ele foi o único personagem que caiu 5 vezes da torre de água. Suas pegadinhas com os outros integrantes do grupo também lembram bastante um papel que Ashton interpretou em Punk It, um programa onde ele pregava peças em famosos.

Leo foi preso na vida real

Leo é um dos personagens mais gente boa da série. Sempre de bem com a vida, parecia que estava sempre sob substâncias ilícitas. Parece que o papel designado por ele era tirado da sua própria história de vida, uma vez que ele foi preso por porte de drogas e teve que ir para a prisão. 

Mesmo assim, sua volta é marcada por um dos momentos mais engraçados onde ele não faz ideia de onde estava, nem para onde está indo. Ele voltou para a série para servir como alívio cômico, uma vez que Ashton Kutcher anunciou sua saída da série e fazia o papel de bobão tão bem. 

O cabelo de Donna

Donna Pinciotti Star Wars

Laura Prepon também fez outros filmes durante as gravações de That 70’s Show. Para um deles, precisou tingir seu cabelo de loiro e isso foi muito usado na série.

Como na icônica cena onde ela se veste de princesa Leia de Star Wars

O verdadeiro nome de Fez

That 70 show fez

Fez é a junção de Foreign Exchange Student, ou “Estudante Estrangeiro de Intercâmbio”. Não se sabe ao certo de qual país ele vem, pois todas as vezes que ele ameaça contar o nome do país é interrompido por outra coisa acontecendo em cena. A única cena em que Fez realmente fala seu nome completo para os outros integrantes do grupo é quando eles estão reunidos em uma lanchonete e um som acaba abafando sua voz. 

Nem mesmo Wilmer Valderrama sabe a nacionalidade ou nome completo de Fez. No momento da revelação do seu nome na série, ele apenas ficou falando o nome de todos os integrantes para que gravassem ele mexendo a boca sem parar.

O círculo

Antigamente, era muito mais raro ver um seriado fazer apologia às drogas. Por isso, toda vez que os integrantes estavam em um círculo, era quando eles estavam usando maconha. Muita gente terminou a série sem entender isso, mesmo com toda a fumaça e conversas sem sentido que o grupo tinha durante o círculo.

that 70's show o circulo

Essa foi uma maneira engraçada que os produtores acharam para falar sobre drogas mesmo sem poder falar seu nome ou tratar abertamente sobre o assunto.

As cenas dos círculos eram gravadas com todos sentados em volta de uma câmera que rodava e ia mostrando o rosto de cada personagem enquanto eles faziam suas falas. Segundo os próprios atores, era uma das cenas mais difíceis e engraçadas de serem gravadas.

A abertura da série

That 70's show abertura

Conforme as temporadas mudam, as aberturas da série ficam diferentes! Temos até mesmo versões diferentes de abertura para datas especiais como o Halloween e o Natal.

That 80’s Show

Uma série chamada That 80’s Show estreou logo em seguida do grande final de That 70’s Show, mas a audiência foi tão baixa que a série teve que ser cancelada logo na primeira temporada.

Crítica de That 70’s Show

Em geral, That 70’s Show é um ótimo seriado para passar o tempo. Seus episódios são curtos e divertidos, mesmo quando trazem temas um pouco mais complexos ou pesados. Ele mostra uma realidade bem diferente da nossa, onde jovens tentam descobrir o que fazer em uma época onde apenas existia televisão e poucas – ou nenhuma – atração na cidade. 

Porém, não é uma série perfeita e começou a ter seus deslizes nas temporadas finais a partir do momento em que Eric e Donna não se casam. Sim, o seriado possui algumas piadas que não envelheceram bem e que caem nos clichês de zoar pessoas acima do peso, feias, estrangeiras ou homossexuais. 

That 70's show cena do restaurante

Mas tirando as piadas de décadas passadas, parece mesmo que quando Eric e Donna não se casam os diretores simplesmente se perderam na série. Eis a minha teoria sobre o que pode ter acontecido.

Tudo caminhava bem na série, com o protagonista se preparando para casar com seu primeiro amor, quando Topher – o ator que interpreta Eric – decide sair da série. É chato falar que um personagem é protagonista quando temos tantos outros personagens incríveis na série, então vamos ficar com a ideia de que todos os seis eram essenciais para a série, ficando quase impossível substituir algum deles.

A saída de Eric Forman – Topher Grace

Então os roteiristas têm que correr contra o tempo para mudar a história entre Eric e Donna, fazendo com que eles não se casem e “sumindo” com Eric com alguma justificativa não muito plausível.

E foi exatamente o que aconteceu. Após Donna desistir do sonho de ir para a faculdade e ter uma vida longe de Wisconsin, Eric não aparece no jantar de ensaio de casamento, deixando todos chocados. 

No dia seguinte, Eric aparece no quarto de Donna e ambos decidem voltar a namorar, como se nada tivesse acontecido e sem fazer nenhum plano para o futuro. Que ideia sensacional, não é mesmo?

A partir daí, acontece a desconstrução de Eric Forman, o personagem que simpatizamos desde a primeira cena do primeiro episódio. Com atitudes inconsequentes e completamente ruins, Eric começa a ser retratado como um jovem completamente perdido depois da escola. Sem saber com o que trabalhar ou qual faculdade fazer, ele inclusive acaba descobrindo que seus pais gastaram sua poupança da faculdade para investir na loja de amortecedores de Red. Que tipo de pai faria isso?

É assim que, após um ano sabático, Eric toma a decisão de ir para África e ficar um ano lá. Quando voltasse, ele teria uma bolsa de estudos na faculdade, sem precisar gastar nada com isso.

Essa decisão foi a encontrada pelos produtores para tirar Topher da série, pois ele iria interpretar Venom em Homem Aranha 3 e estava querendo novos papéis. 

Sim, é bem chato ter que dizer que um personagem que sai da série consegue estragar tudo. Já vimos isso acontecer tantas e tantas vezes e, mesmo assim, ninguém faz um contrato que impeça os atores a sair da série antes de fazer um fechamento digno para tal personagem. Vai entender…

Eu acho mesmo que a saída de Topher foi o início do fim pois, mesmo com a saída de Ashton, era Eric o personagem principal, aquele que torcíamos para dar certo com Donna, que víamos ser esculachado por Red e protegido por Kitty. Substituí-lo seria uma tarefa difícil, senão impossível.

That-70s-Show-S08E03

Foi assim que, logo em seguida, Randy foi adicionado na série para fazer par romântico com Donna. Despertando o ranço de muitos fãs – meu inclusive – pois era simplesmente um casal que não tinha nada de química. Toda cena que Randy sequer aparecia, me fazia revirar os olhos pois tentaram fazer com que ele fosse engraçado, mas não deu certo. Usaram até mesmo frases que Eric já havia usado, o que é péssimo pois mostra que os diretores pareciam realmente perdidos e sem saber o que fazer nos últimos episódios.

A última temporada nem deveria ter acontecido e a série poderia sim ter encerrado com Eric indo para África e fazendo um fechamento do arco dos outros personagens. E digo mais, a última temporada foi um erro pois um dos últimos episódios antes do Eric ir embora para a África, se passa no Natal de 79. A oitava temporada tem a duração de um ano completo, finalizando na volta de Eric, no dia 31 de Dezembro de 1979.

Além disso, fizeram com que Donna e Hyde assumissem as posições de personagens principais, mesmo desconstruindo Hyde e tornando-o apenas um cara vestido de homem do interior. Quando era sempre retratado como roqueiro, rebelde e inconsequente, sempre com suas camisetas de banda.

Um dos maiores erros, além de Topher ter saído do seriado, foi fazer com que Jackie e Steven não acabassem juntos. Eles eram o único casal que poderia ter dado realmente certo. Mas inventaram de fazer com que Fez e Jackie ficassem juntos.

Episódio Final de That 70’s Show

O último episódio da série é muito emocionante para os fãs, mas claramente algo está errado entre os atores remanescentes e Topher Grace. Eric, só um dos personagens principais da série, aparece nos últimos 5 minutos da season finale e só tem contato com Donna e seus outros 6 colegas, que fazem um último círculo.

Há rumores que dizem que Topher não queria aparecer para o último episódio e precisou ser convencido. Mesmo assim, após o diretor cortar a gravação, ele simplesmente foi embora sem falar com ninguém, enquanto os outros atores ficaram comemorando e se despedindo. Inclusive, tais rumores também dizem que ele decidiu sair da série pois se sentia insatisfeito com o período de câmera em que ele participava, uma vez que outros atores foram começando a ganhar histórias mais longas dentro dos episódios.

Eric e Donna episódio final

Estes rumores ficaram mais fortes para mim quando eu assisti à um vídeo no Youtube que mostra a despedida de That 70’s Show, onde todos os atores falam um pouco sobre seus momentos prediletos, assim como curiosidades da série. Adivinha qual é o único ator que não aparece em momento algum e todos os outros atores evitam de tocar no nome? É neste vídeo que podemos ver como eram as amizades na vida real e como o ambiente de gravações era descontraído entre todos, menos com Topher que ao invés de rir quando cometia um erro na fala, ficava pedindo desculpas e não parecia estar se divertindo. 

Como uma boa e iludida fã, gostaria que dessem um jeito de corrigir a saída de Topher da série e dado um final digno aos personagens. Quem sabe com um remake isso não venha a acontecer? 

Mesmo assim, continua sendo uma série perfeita para passar o tempo e dar gostosas risadas. Entrando para a minha lista de melhores séries.

Quem Teve O Surto do Dia

Fabiane Sutiak
Fabiane Sutiak
Eu sou a Fabi! Formada em Marketing Digital, com Pós Graduação em Psicopedagogia. Minha paixão é jogar vídeo games e falar sobre isso aqui no Surto do Dia, no Tiktok e as vezes no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *