hotline miami história

Hotline Miami – Uma História Sinistra

Compartilhe em suas redes!

Muita coisa boa veio com a assinatura da PSN Now Deluxe e uma delas é poder jogar Hotline Miami pela primeira vez.

Sim, eu já comentei sobre hotline miami quando falamos de jogos polêmicos, mas nunca tinha tido a chance de pegar para jogar.

Será que vale a pena jogar Hotline Miami atualmente? Vou contar para vocês minha experiência e em seguida um pouco da história o jogo.

Você pode assistir meu vídeo falando sobre Hotline Miami se preferir:

Vale a pena jogar Hotline Miami?

Eu gosto de dizer que jogos que fogem muito do básico que encontramos nos triple A, são jogos feitos para poucos gamers. Hotline Miami é exatamente assim.

Com gráficos bastante inferiores para a época em que foi lançado – não deixando de levar em consideração que foi um jogo indie publicado pela Devolver – alguns elementos do jogo são 8 ou 80 para os jogadores.

O visual visto de cima, típico de um jogo 2D em pleno 2012 – época em que foi lançado – causa certa estranheza. Mas a pegada synthwave que o jogo trás, com muito neon, luzes piscantes estilo disco e a música frenética, vão fazer você se sentir em uma rave que deu bastante errado.

Para mim, a maior dificuldade do jogo – talvez propositalmente – foram os controles.

Sim, os controles são bastante diferentes do que estamos acostumados em outros jogos. Com uma mira que não funciona muito bem e que pode ser controlada pelo R2 ou R3, o jogo trás uma dificuldade maior do que deveria, justamente para fazer jus às poucas fases disponíveis.

Já os NPCs não são os mais inteligentes do mundo e várias vezes ficam travados em um looping pra frente e pra trás ao invés de voltar para o seu trajeto normal. Alguns são inteligentes até demais e te perseguem antes mesmo de você dar as caras.

O diferencial de Hotline Miami

Sem dúvida, a história de Hotline Miami é o que deixa as coisas mais interessantes.

Sim, este poderia ser mais um jogo onde você entra em diversos estabelecimentos e senta o tiro em todo mundo até não sobrar nem os cachorros. E se você pular toda a história do jogo, pode chegar a conclusão de que é isso que Hotline Miami tem a oferecer.

Mas a história, que já começa bastante intrigante, vai ficando cada vez mais sinistra do meio para o final e você só quer descobrir quem são os três mascarados que nosso personagem principal conversa em dois momentos específicos.

Vamos falar sobre Jacket?

hotline-miami-jacket

Um nome – ou talvez um apelido – ordinário para um personagem ordinário. Um protagonista que não possui falas ou história.

Jacket acorda em um lugar desconhecido, tudo está escuro e ao achar uma porta, dá de cara com três mascarados. Você não se lembra quem são, mas eles sabem quem você é.

Para conhecer a história de Jacket, você precisará reviver os momentos que aconteceram há apenas alguns meses atrás. Onde você recebia ligações estranhas para ir em endereços específicos.

Nestes locais, Jacket praticava uma chacina, eliminando membros da máfia Russa.

Pontos altos de Hotline Miami

Os botões diferentes de qualquer outro jogo fizeram com que você reaprendesse a atirar, pegar armas, esquivar de inimigos e por ai vai.

São poucos botões, mas em momentos de desespero tudo pode acontecer. Eu mesma me peguei atirando uma faca no inimigo, quando na verdade eu precisava bater nele, ou então pegando qualquer coisa do chão para tentar me defender.

Confesso que fui pegar o jeito dos botões só na fase nove, as outras oito fases foram concluídas na base da sorte e desespero.

As pontuações ao final de cada fase tornam o jogo bastante polêmico. Você é avaliado de acordo com a sua inovação na hora de matar, a exposição, combos e até mesmo a variadade de armas que utilizou.

As mortes realizadas no jogo são bastante diversas e algumas bem macabras. Cada arma que você utiliza mostra formas diferentes de matar uma pessoa. Se você estiver usando o cutelo – por exemplo – pode cortar a pessoa no meio, e por ai vai.

Também é possível desmaiar os inimigos e finalizá-los no chão mesmo. Aí as cenas de morte são ainda mais diversificadas, dependendo do que você está na mão.

Hotline Mami

As máscaras que você escolhe antes de entrar em uma fase também te ajudam na hora de se defender dos inimigos. Use com sabedoria a máscara onde os cães não te detectam ou a máscara que deixa seus tiros silenciosos.

Essas duas máscaras me ajudaram a zerar o jogo muito mais facilmente!

O jogo possui legendas em português, um ponto que considerei altíssimo para a época em que foi lançado!

E por fim, como ponto mais alto do jogo, a história que te envolve e te confunde até os momentos finais do jogo.

História de Hotline Miami (com spoilers)

Como tinha dito, Jacket recebe ligações estranhas e deve ir até determinados endereços para matar membros da máfia russa.

Mas quem está por trás destes telefonemas? Para quem Jacket trabalha? Por que ele faz isso?

Essas são apenas algumas perguntas que você irá fazer ao longo das 19 fases do jogo!

Tudo muda drasticamente quando em uma missão, Jacket acaba resgatando uma garota de programa, que estava em uma das casas.

A garota passa a morar na casa de Jacket e – apesar do nosso protagonista ser mudo – tudo dá a entender que eles passam a viver como um casal.

Entretanto, a máfia descobre onde Jacket mora e acaba destruindo todo seu apartamento e matando a garota de programa.

Em seguida, Jacket acorda em um hospital, ouvindo um policial dizer que ele é uma peça importante para desvendar os misteriosos assassinatos que ocorreram na cidade.

Jacket consegue fugir do hospital e vai em busca de vingança.

Como o jogo possui um final mais ou menos aberto, muito se especula na internet sobre a verdadeira história do jogo.

Eis aqui a história que mais fez sentido para mim.

Quem é Biker e qual sua ligação com Jacket?

biker hotline miami

Depois que Jacket busca sua vingança, nós começamos a controlar outro personagem.

Biker também é um assassino que recebe ligações estranhas. Mas ele quer sair desse jogo e voltar a ter uma vida normal.

Ele vai atrás de respostas para entender quem está por trás dos telefonemas e acaba encontrando um endereço.

Porém, antes de ir embora, Biker se encontra com Jacket e eles travam uma batalha onde apenas um saíra vivo.

Essa fase é bastante interessante pois podemos jogar com os dois – em momentos distintos – e isso faz com que fiquemos nos perguntando qual o final verdadeiro, ou seja, quem venceu no final?

Ao que tudo indica Biker conseguiu nocautear Jacket e foi atrás dos rapazes que trabalham para a 50 Blessings.

Neste momento Biker faz algumas perguntas – de multipla escolha – e você acaba descobrindo que os 50 Blessings são um grupo de extermínio russo.

O que acontece com Jacket depois do encontro com Biker?

Ele passa a ter fortes alucinações, vendo corpos por todos os lados. Até mesmo fora das missões.

As ligações ficam cada vez mais estranhas e as missões ficam cada vez mais difíceis para Jacket.

Agora vamos às suposições sobre Hotline Miami.

Biker é o protagonista do jogo. Ele consegue nocautear Jacket, mas não o mata.

Jacket é apenas um psicopata, maníaco, que esteve envolvido em tudo o que estava acontecendo por acaso.

Jacket é esquizofrênico, e sua visão de mundo é uma mistura de delírios com realidade, mas tão intensa que fica difícil diferenciar uma coisa da outra

Jacket Hotline Miami

Os três personagens que aparecem no início, Richard, Rasmus e Don Juan, nunca existiram.

Essas três pessoas são na verdade partes da imaginação da mente fértil e esquizofrênica de Jacket.

Richard pode ser o próprio Jacket (pois usam as mesmas roupas e ele conhece Jacket profundamente).

O que achei de Hotline Miami?

Sinceramente é um daqueles jogos que te prende e quando você pega o jeitão dele, consegue passar as fases de boa, zerando ele em um dia de jogatina.

As músicas eletrizantes passando em looping fazem você se sentir meio louco esquizofrênico que nem nosso amigão da jaqueta.

O sangue e as mortes no jogo são bem feitOs e trazem aquele elemento bacana que mistura um jogo com cara de mega-drive com bastante polêmica pedindo pra ser cancelado.

Os desafios são simples mas te envolvem de uma forma que você não quer parar até zerar e isso é algo bastante especial que apenas alguns jogos podem fazer.

Bugs existem mas não são determinantes pra estragar seu jogo.

Vale a pena jogar para conhecer e principalmente parar criar suas próprias hipóteses sobre Jacket, Biker e os 50 Blessings.

Quem Teve O Surto do Dia

Fabiane Sutiak
Fabiane Sutiak
Eu sou a Fabi! Formada em Marketing Digital, com Pós Graduação em Psicopedagogia. Minha paixão é jogar vídeo games e falar sobre isso aqui no Surto do Dia, no Tiktok e as vezes no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *