Dicas de pintura de parede para iniciantes

Dicas de pintura de parede para iniciantes

Compartilhe em suas redes!

Muitas pessoas que estão construindo ou reformando seu lar costumam colocar a mão na massa, seja para dar um toque próprio ao cantinho ou economizar dinheiro. Pensando nisso, reunimos algumas dicas de pintura de parede para iniciantes! Tire suas principais dúvidas e veja:

  • dicas para pintar parede;
  • o que passar antes de pintar uma parede;
  • qual a forma correta de pintar a parede;
  • e o que se pinta primeiro: o teto ou a parede.

Dicas para pintar parede

Quando o assunto é pintura de parede para iniciantes, o ponto principal que deve ser levado em consideração é a segurança. Para isso, utilize máscaras, luvas e óculos para evitar alergias, respingos de tinta nos olhos ou até mesmo crises alérgicas por conta da poeira.

Além disso, proteger o piso e os móveis também é indispensável. Isso ajuda a não estragar e nem sujar muito o ambiente.

Já com relação às dicas de cores, aposte nas suas favoritas, mas lembre-se de que a pintura deve ficar em harmonia com todo o restante do espaço.

Talita Kawahara, coordenadora da categoria de tintas da Telhanorte, orienta: “uma boa alternativa é sempre pensar nas cores que combinam com o mobiliário existente ou em qual parede o revestimento será aplicado. É possível também utilizar simuladores de cor on-line para visualizar o resultado”.

Para as áreas externas, opte por cores em tons mais claros, já que tendem a durar mais do que os escuros, que vão desbotando e perdendo brilho com o tempo.

Outra dica de ouro para pintar a parede é usar uma seladora. Esse produto prepara a superfície para receber a tinta, melhorando a sua fixação e fazendo com que ela dure por mais tempo.

O que passar antes de pintar uma parede?

Um passo importante antes da pintura de parede é fazer com que as imperfeições sejam corrigidas e a superfície nivelada. “Para paredes internas e fora de locais úmidos, a massa corrida pode ser utilizada. Já em ambientes externos que recebem água e umidade, o ideal é aplicar a massa acrílica”, aconselha Talita.

Pintura de parede para iniciantes: qual a forma correta de pintar a parede?

Depois de colocar os itens de segurança, proteger o piso e os móveis, escolher as cores, corrigir as imperfeições e nivelar a superfície, chegou a hora de aplicar a tinta.

Para a pintura, há alguns acessórios que são necessários, como o mexedor, a bandeja e o rolo. “Use o mexedor assim que abrir a lata de tinta para deixá-la homogênea. Em seguida, despeje a tinta no fundo da bandeja. Nela, é necessário retirar o excesso de tinta do rolo, evitando manchas na parede”, explica a coordenadora.

“Com relação aos rolos e trinchas, que são mais conhecidas como pincéis, existe uma grande diversidade de modelos e tamanhos. Os rolos, por exemplo, podem ser sintéticos, de lã ou de lã mistas. Já as trinchas são utilizadas nos acabamentos mais finos, como rodapés ou contorno de teto”, continua.

qual a forma correta de pintar a parede

Para ter uma cobertura total, geralmente é necessário passar de duas a três demãos de tinta. “Contudo, o tempo de secagem varia de acordo com o clima do local e o tipo de tinta. Em geral, para produtos à base d’água, como tinta látex ou acrílicas, o tempo é de cerca de quatro horas”, explica Talita.

Após a aplicação e secagem do produto, utiliza-se uma lixa para afinar o acabamento.

Dica extra: tenha atenção para a pintura de parede da fachada, pois, por ser um local externo, é necessário escolher uma tinta adequada para isso. “Essa área sofre com a ação direta do sol, da chuva e de outras intempéries, como mofos e infiltrações. Com a modernização do mercado, existem opções que resistem melhor a esses ataques do tempo e otimizam a pintura, tais como as tintas epóxi e esmalte, além da em verniz, que é ideal para madeira”, comenta a coordenadora.

O que se pinta primeiro: o teto ou a parede?

Uma dúvida comum sobre pintura de parede para iniciantes é por onde começar: devemos pintar primeiro o teto ou a parede?

Talita explica: “recomenda-se iniciar pela pintura dos cantos e das junções da parede com o teto e rodapé. A trincha é a ferramenta mais usada nesse processo, por ser precisa no acabamento. Depois, com o auxílio do rolo, é feita a aplicação da tinta no restante, sempre começando de baixo para cima”.

Pegou as dicas e aprendeu o passo a passo para pintar suas paredes? Coloque tudo em prática e deixei seu cantinho ainda mais aconchegante para você que vai se mudar de casa!

Quem Teve O Surto do Dia

Luana Zanolini
Luana Zanolini
Eu sou aquela que é sempre a do contra. Enxergo valor nas pequenas coisas e gosto de pessoas engraçadas. Amo chocolate, uma praia com os amigos, futebol e surf. Gosto de filmes e séries de suspense, investigação, comportamento e drama. Sou formada em Jornalismo e um pouco sincera demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *