mudar de casa

8 Dicas para quem vai se mudar de casa

Compartilhe em suas redes!

Com o home office se tornando cada vez mais uma realidade para pessoas que trabalham no setor digital / tecnológico, a necessidade de ter uma casa maior ou mais organizada começou a surgir.

Você têm um vizinho que vira e mexe usa a furadeira e parece que está demolindo a casa – principalmente quando você tem uma reunião importante? Esse é um comportamento mais do que normal para quem – assim como eu – vai mudar de casa para uma nova!

Então hoje vou contar algumas coisas que descobri e algumas dicas para mudar de casa!

Quando mudar de casa?

Há um tempo atrás, escrevi aqui 6 dicas para quem vai morar sozinho.

Na verdade, eu sempre morei com a minha família e em seguida com a minha noiva. Nos mudamos para um apartamento no centro de São Paulo e moramos aqui por dois anos.

Fazia bastante sentido morar no Centro. Nossos trabalhos eram muito próximos, eu estava há 15 minutos da casa da minha mãe e, cá entre nós, morar no centro têm muitas vantagens.

Porém, o que a gente não imaginava, ao alugar esse apartamento, era que teríamos que trabalhar e fazer quarentena nele.

Confesso, o apartamento que moramos hoje é muito pequeno e servia como uma luva para um casal recém casado que passava poucas horas do dia em casa.

No começo, antes da pandemia, usávamos mais o apto para dormir e passar os finais de semana. E para isso, o tamanho do apartamento não era um problema.

Com o lockdown, acabamos percebendo uma grande necessidade… Estávamos sem espaço para fazer um escritório. Que dirá dois!

O que preciso saber para mudar de casa?

A coisa mais importante que você precisa saber para mudar de casa é: isso vai custar muito dinheiro.

Esteja preparado pois você vai gastar um valor alto em quase tudo que você for fazer. A começar pelo apartamento que você está deixando.

Acredito que isso dependa muito do tipo de locação que você fez, e qual empresa usou. Mas uma coisa é fato, você deve deixar a casa do jeito que a encontrou e arcar com possíveis gastos para cobrir burados nas paredes, pintar paredes manchadas e consertar eventuais problemas dentro do apto.

Essa é uma parte um pouco chata, pois você está cuidando do apartamento que você não usará mais. Porém, você deve lembrar de deixar as coisas do jeito que você as achou, ou seja, limpas e organizadas.

Caixas de papelão custam uma fortuna!

Por algum motivo eu achei que caixas de papelão fossem baratas. Logo cai do meu cavalo branco quando descobri que caixas pequenas custam em torno de 12 reais e que você vai precisar de muitas delas.

Então a minha dica é para você tentar colocar o máximo de coisas dentro de malas de viagem, mochilas e até mesmo sacos de lixo reforçados. Estes itens são um pouco mais baratos do que caixas de papelão.

Procure um bom carreto ou empresa de mudança!

Eu tomei uma facada nas costas quando recebi alguns orçamentos de empresas de mudança!

Os valores eram exorbitantes e parecia que eu estava pedindo para transportarem ouro. Por isso, procure empresas de carreto pois elas costumam ser mais baratas.

Você também pode obtar por comprar plástico bolha – comprei 10 metros no mercado livre – e embalar os principais eletrodomésticos e louças.

Deixar as coisas embaladas faz os custos caírem um pouco quando for orçar com um carreto. Além de dar uma segurança maior pois você vai ter mais cuidado com suas coisas do que uma empresa.

Encontre um marido de aluguel

Essenciais para ajudar na instalação de itens como chuveiros, lustres e também filtros elétricos de água, os maridos de aluguéis sempre possuem muitos serviços e agenda lotada.

Tente deixar agendado o quanto antes com um marido de aluguel de confiança para fazer os serviços de instalação necessários para o seu novo lar!

Você pode decorar a sua casa alugada

É meio óbvio, mas quando eu me mudei pela primeira vez, não quis colocar nenhum tipo de quadro ou decoração nas paredes.

Eu sentia que aquelas paredes não eram minhas para serem furadas. Aliás, lembro do sofrimento que foi para colocarem uma cortina, pois fiquei preocupada em furar a parede de um apartamento que não era meu.

A verdade é que você pode sim decorar ou pintar as paredes do apartamento alugado. O que você não pode é fazer mudanças na estrutura, como demolir uma parede, por exemplo.

Porém, ao deixar o apartamento alugado, você deverá arcar com os custos para deixar o apartamento da forma como você o alugou.

Peça uma folga do trabalho para fazer a mudança

É um tanto quanto polêmico, mas você pode sim pedir uma folga do seu trabalho (ou pelo menos tirar horas), para resolver questões da sua mudança.

Muitas pessoas não gostam disso, tenho certeza que os chefes principalmente. Mas as vezes os apartamentos não aceitam que sejam feitas mudanças durante os finais de semana, então só nos resta fazer os tramites em horário comercial.

Não esqueça de cancelar as contas de água, luz e internet

Algumas empresas de internet oferecem a portabilidade de um lugar para outro. É importante se informar sobre isso e deixar programada a mudança.

Porém, para água e luz, é necessário voltar as informações para o nome do dono do apartamento caso ele seja alugado.

As vezes, transferir as contas para o nome do proprietário é melhor do que apenas cancelar as contas de água e luz, pois elas demoram a ser religadas, o que causa prejuízo ao novo morador.

Prepare-se para a mudança

Alimente-se bem e tenha uma excelente noite de sono. Acredite, você vai precisar!

Mudar de casa é cansativo, colocar todas as suas coisas dentro de caixas, deixar o apto limpo, limpar o apartamento novo e tirar todas as coisas das caixas… Ufa! Só de pensar já estou cansada.

Separe pelo menos um dia inteiro para conseguir organizar toda a mudança e acompanhar cada detalhe.

Não deixe as caixas espalhadas pela casa nova com a desculpa de que uma hora ou outra você irá guardá-las em seus devidos lugares.

Quanto antes você terminar de fazer a mudança completa, mais rapidamente irá se sentir melhor e habituado ao novo lar.

Sonhe com a mudança de casa e pesquise bastante

No meu caso, estou mudando para um lugar maior, onde finalmente terei um escritório para chamar de meu!

Isso me deixa muito feliz e ao mesmo tempo muito preocupada!

Não é fácil estar na minha pele, uma vez que sofro de ansiedade e depressão e mudanças fazem com que algumas crises aconteçam. Alguns dias eu lido melhor do que outros.

Mas eu sei que não posso parar minha vida por conta dos meus problemas e as coisas precisam acontecer de uma forma ou de outra.

Então, entrei em um ciclo de pesquisar e fazer mil desenhos de como eu gostaria que fosse a decoração do meu escritório.

Com ajuda da Juliana, uma das integrantes do Surto do Dia, montamos algumas ideias de decoração dentro do The Sims. Dá uma olhada abaixo:

Meu Escritório no The Sims

Aliás, eu não te agradeci o bastante por me aturar falando da mudança, Ju! Muito menos a sua paciência por criar e ficar mudando a cor da parede do meu escritório no jogo.

Por sorte, tive boas pessoas das quais eu pude contar e pedir ajuda e opiniões. O pinterest é um excelente lugar para buscar ideias, mas ele também é ótimo para te deixar ainda mais confusa.

E por ser indecisa por natureza, contar com amigos e família para opinar na decoração foi excelente. Espero poder contribuir com a ajuda de cada um de vocês um dia!

Para você que está pensando em mudar, recomendo que tenha muito tempo, paciência e dinheiro. Pois são coisas essenciais para fazer uma mudança tranquila.

Quando a mudança estiver concluída, volto aqui para contar como foi tudo!

Boa sorte!

Quem Teve O Surto do Dia

Fabiane Sutiak
Fabiane Sutiak
Eu sou a Fabi! Formada em Marketing Digital, com Pós Graduação em Psicopedagogia. Minha paixão é jogar vídeo games e falar sobre isso aqui no Surto do Dia, no Tiktok e as vezes no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *