Ellie-e-Dina

Conheça 11 Personagens LGBTs dos Games!

Compartilhe em suas redes!

Estamos chegando ao final do Pride Month – mês do Orgulho LGBT – e para comemorar o seu final vamos falar dos personagens LGBT dos games! Depois comenta com a gente se você já jogou algum desses grandes jogos e se sabia que estes personagens eram LGBT, beleza?

Personagens LGBT nos games, qual sua importância? 

A comunidade gamer pode ser considerada uma das mais tóxicas e nocivas. Muitas pessoas, principalmente mulheres, se escondem por trás de nomes neutros para evitar chamar a atenção dos gamers e poderem jogar tranquilamente. Antigamente, era bem raro conhecer alguma mulher que jogasse videogame e, quando isso aconteceu, pode ter certeza que ela já sofreu por algum tipo de assédio ou ofensa. Agora, se as mulheres já sofrem neste meio, imagina os LGBTs? 

Por muito tempo não entendi o papel da representatividade no mundo artístico. Na verdade, considero que eu vivi muito tempo da vida em uma bolha da qual eu não me preocupava com assuntos realmente relevantes. Mas agora, eu entendo que as pessoas precisam ser representadas nos jogos, nos filmes, na música e na arte em geral. Se você não é representado, é como se você não existisse ou como se a sua existência não fosse importante. E ninguém quer se sentir assim. 

Vamos falar um pouco dos personagens LGBTs dos games, desde os mais antigos aos mais recentes e os que mais causaram polêmica.

Ellie – The Last of Us

Ellie e Dina

Eu não posso deixar de comentar sobre a enorme polêmica que têm rolado na internet com o lançamento de The Last of Us 2. Apesar de já sabermos que a Ellie, a personagem principal do jogo, é lésbica desde a DLC do primeiro TLOU, os trailers de lançamento da sua continuação geraram muita polêmica e deixaram muitos gamers revoltados. 

Afinal, o trailer – assim como o jogo – mostra o relacionamento de Ellie com Dina e isso incomodou aqueles gamers preconceituosos e conservadores. 

A saída do armário de Ellie gerou tanta revolta que ocasionou uma chuva de hates dentro do site Metacritic, um dos sites que avalia o jogo por sua história, gráficos e jogabilidade. De um lado, os críticos profissionais deram notas altíssimas ao jogo, chegando a uma média de 94, uma pontuação considerada bem alta. Já a crítica do público tem (até o momento deste artigo) 93.946 reviews, chegando a uma nota de 4.7. 

Dentro dos comentários dos usuários que postaram suas reviews sobre o jogo no site, não encontramos muitos que falam sobre o fato de Ellie ser lésbica, mas sim sobre um enredo fraco e personagens mal construídos. Porém, a parte mais engraçada é que a maioria das reviews do jogo foi feita antes mesmo do seu lançamento mundial, que aconteceu no dia 19 de Junho, curioso não?

Ainda falando de The Last of Us 2, temos Lev, um transsexual que foge da seita religiosa que ele pertencia ao perceber que não seria aceito por eles após revelar como ele realmente se sentia e se entendia como pessoa.

Lev the last of us

Max e Chloe – Life is Strange Before the Storm

Life is Strange é um daqueles jogos com finais alternativos que você pode não dar nada no começo, mas basta jogá-lo uma primeira vez para entender seu potencial. De fato, é um jogo diferente do que estamos acostumados. Controlamos Max, que descobre possuir poderes de voltar no tempo e refazer algumas ações. 

Max e Chloe

Este é um daqueles jogos que aborda muitos temas, e a bissexualidade é um deles! Ao final do jogo, você terá que tomar uma decisão muito importante e que, com toda a certeza do mundo, te fará pensar na sua escolha e trazê-la para a sua realidade. Afinal, vale a pena sacrificar o amor da sua vida para salvar toda uma cidade? 

Seja lá qual for a sua decisão para o final do jogo, prepare um lenço pois você irá se emocionar jogando. Temos certeza que você irá adorar decidir sobre pequenas coisas, que acabam influenciando um todo.

Assassin’s Creed Odyssey e Syndicate

A base de fãs de Assassin’s Creed é – em sua maioria – de homens. Não à toa o jogo recebeu diversas críticas ao revelar – mesmo que sutilmente – que Jacob Frye de Assassin’s Creed Syndicate poderia ser bixessual.

A notícia não agradou muito aos fãs, que chegaram a comentar que o jogo estava tentando “forçar uma ideologia” para agradar uma pequena base de fãs. Assassin’s Creed Syndicate também contava com outro personagem, desta vez um transgênero chamado Ned Wynert.

Já Assassin’s Creed Odyssey dava a possibilidade de escolher com quem você poderia se relacionar, sendo homem ou mulher.

Jimmy Hopkins – Bully

A Rockstar Games sempre gostou de uma boa polêmica. Com o jogo Bully, lançado para Playstation 2, Xbox 360 e Nintendo Wii, não foi diferente. 

Jimmy_Hopkins

Apesar das diversas temáticas um tanto quanto contraditórias, quanto o fato de ser possível praticar bully com todos os alunos da escola Bullworth Academy, agredir adultos e assediar garotas, uma das coisas que mais chamou atenção dos jogadores foi o fato de Jimmy poder paquerar e beijar alunos e alunas. 

Para conseguir tal feito era muito simples, bastava conversar com um aluno, independente do sexo, até aparecer a opção de entregar uma flor. Em seguida, a opção de “dar uns amassos” apareceria. 

Sobre a sexualidade de Jimmy Hopkins, a Rockstar apenas disse que estavam com pressa de terminar o jogo e não fizeram a separação do código que dizia que seria possível beijar apenas meninas. Será que é verdade? 

The Sims 

The Sims

O jogo de simulação de vida real The Sims, causou muitas polêmicas em sua longa existência. Além de alguns bugs bem bizarros que podem acontecer no game, como o fato de ser possível cozinhar um recém nascido, por exemplo. O jogo também conta com a opção de beijar, namorar, casar e até mesmo ter um filho com pessoas do mesmo sexo. 

The Sims é um jogo extremamente divertido, onde você pode aplicar diversos mods, criar casas diferentes e escolher diversas profissões. E por sempre abrir um leque de opções para que o jogador sinta-se a vontade para ser o que quiser, não teria como ser diferente em se tratando de escolher a sexualidade do seu Sim, não é mesmo? 

Birdo – Super Mario Bros 2 

Birdo Super Mario 2

Mesmo que discretamente, Birdo foi retratado como um “um homem que acredita ser uma mulher” e que gosta de ser chamado de Birdetta. Esta informação pode ser vista quando estamos prestes a escolher o personagem, na sua biografia. Por um bom tempo, Birdo foi retratado como namorada de Yoshi e, em alguns jogos, passou a ter seu sexo como indefinido. 

Esta é a primeira personagem transgênero a ser apresentada pela Nintendo e foi muito bem aceita pelos jogadores.

Gay Tony – GTA IV

GTA Gay Tony

A Rockstar Games não parou de citar personagens LGBTs depois de Bully. Uma prova disso são os personagens Anthony Prince e Bernie Crane de Grand Theft Auto IV, amigos de Nikko Belic, personagem principal do jogo. 

Ambos personagens nunca esconderam sua sexualidade e sempre foram retratados como homens fortes. Anthony Prince ganhou um jogo próprio, chamado “Grand Theft Auto: The Ballad of Gay Tony”, uma expansão do GTA IV.

Kung Jin – Mortal Kombat X

Kung Jin Mortal Kombat

Um dos jogos mais famoso – e polêmicos – de luta é, nada mais nada menos, que Mortal Kombat! Apesar de ter seu primeiro jogo lançado na década de 90, apenas em Mortal Kombat X, lançado em 2015, o jogo anunciou seu primeiro personagem gay. 

Kung Jin é um dos personagens jogáveis e, durante sua trajetória no modo história, é possível notar uma conversa dele com Raiden. Nesta conversa, Kung Jin está preocupado em ser aceito por Shaolin. Eis que Raiden diz “Eles se preocupam apenas com o que está no seu coração e não quem deseja seu coração”.

Os fãs começaram a questionar a sexualidade de Kung Jin para os desenvolvedores do jogo, que admitiram que ele era o primeiro lutador gay.

Mass Effect Andromeda

 Peebee e Vetra

Mass Effect é um jogo que mistura muita ação e ficção científica com elementos RPG. Seus jogos são lançados para todas as plataformas e fazem muito sucesso entre os fãs.

Mass Effect Andromeda conta com diversos personagens LGBT, como os extraterrestres pansexuais Peebee e Vetra, por exemplo. Além deles, outros personagens do jogo também são assumidamente gays, lésbicas e bissexuais!

Overwatch

Tracer Overwatch

Overwatch é um jogo estilo multijogador com tiro em primeira pessoa, onde o objetivo é matar todos da equipe inimiga. Você dispõe de mais de 30 heróis para escolher e lutar dentro do mapa. Cada partida conta com dois times de até seis jogadores. Entre os heróis, podemos contar com alguns personagens LGBT, como a Tracer, por exemplo. Uma personagem lésbica que possui um relacionamento com Emily.

Dentro do jogo também podemos escolher outros personagens LGBT como Vincent e Soldado 76.

King of Cosmos – Katamari Damacy

Poucos foram os gamers sortudos que jogaram Katamari Damacy, um jogo extremamente relaxante e ao mesmo tempo divertido.

No jogo, você controla Prince e tem a missão de formar pequenos planetas, coletando as coisas mais bizarras que encontrar pela frente com a sua Katamari, uma bola gigante que gruda em todos os objetos que encosta.

Apesar de Katamari ter uma temática um tanto quanto estranha, é um bom jogo para ser jogado despretensiosamente entre um jogo tenso e outro.

Além disso, sua trilha sonora é muito boa, sendo que a música tema é tão chiclete quanto a própria bola grudenta que sai coletando tudo que vê pela frente.

Katamari Damacy também conta com King of Cosmos, um personagem extremamente caricato e muito amável. Apesar de não assumir sua sexualidade, suas falas são cheias de duplo sentido e fizeram com que a comunidade LGBT o adotasse como um de nós.

Tracer Overwatch

Este foi o primeiro personagem LGBT dos games que eu joguei e fiquei sentindo um quentinho no coração por finalmente me ver representada em algo que eu amo fazer: jogar por horas a fio.

Apesar de ser o jogo mais desconhecido da lista, Katamari é uma franquia enorme que conta com mais de 14 jogos em diversas plataformas e é perfeito para quem busca se divertir com um jogo leve. 

E ai, esquecemos de algum outro personagem LGBT nos games que você conheça? Conta pra gente!

Quem Teve O Surto do Dia

Fabiane Sutiak
Fabiane Sutiak
Eu sou a Fabi! Formada em Marketing Digital, com Pós Graduação em Psicopedagogia. Minha paixão é jogar vídeo games e falar sobre isso aqui no Surto do Dia, no Tiktok e as vezes no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *