Transição capilar e tudo que você precisa saber

Transição capilar — O que é, Como Fazer e Quanto Tempo Dura

Compartilhe em suas redes!

Com a crescente quebra de padrões na sociedade, a transição capilar vem ganhando cada vez mais espaço na cabeça das cacheadas e crespas. Porém, ainda existem muitas dúvidas em torno do processo, do período que pode durar, de como cuidar do cabelo, entre outras coisas. 

Por isso, neste post vamos ajudar você a passar pela transição capilar com mais segurança, até porque, quem vos fala está em etapa de finalização desse período. Vem comigo! 😀

O que é a transição capilar?

A transição capilar nada mais é do que parar de aplicar produtos de alisamento no cabelo, deixando desde a raiz vir o cabelo natural.

Além disso, a transição capilar também é um ato de aceitação e até mesmo de amor próprio, é deixar de lado padrões impostos – o liso perfeito – e assumir uma nova identidade. 

Afinal, você verá que o processo vai muito além de aparência externa, é um período de autoconhecimento que ao final, a colheita é repleta de aceitação, autoestima e bem-estar. 

Outro ponto que também é importante citar, as químicas que são usadas para alisar as madeixas, possuem diversos efeitos colaterais, que vão de enfraquecer o cabelo, deixando-o fino, com pontas duplas, opacos e até mesmo chegando a interferir na pele. 

Como fazer a transição capilar?

Bom, agora que já sabemos o que é a transição capilar, vamos entender como entrar nesse processo. Tenha em mente que a principal etapa é deixar de lado os alisantes ou qualquer outro produto químico que mude a textura dos fios. 

Com isso, quem possui fios que transitam entre as texturas crespas, logo terá o impacto da transição bem visivelmente, isso porque a parte lisa vai ficando cada vez mais aparente sem volume, enquanto o cabelo crespo tem volume desde a raiz. Isso causa um efeito cogumelo ao deixar o cabelo solto, mas há como contornar!

Outro ponto importante na transição capilar, é utilizar produtos para cabelos cacheados desde o primeiro dia que você decidir passar por esse processo. 

Cuidar do cabelo como cacheado ou crespo desde o início é imprescindível para que o cabelo que venha a nascer, tenha todos os elementos necessários para crescer com saúde.

Scab Hair na Transição

Falando em saúde, há quem passe pela transição fazendo chapinha para disfarçar o efeito de duas texturas, há quem diga que não interfere na transição e há quem diga que sim. 

Para a galera que passa pela transição fazendo chapinha/prancha, defende que basta utilizar protetor anti-térmico para não prejudicar os fios. 

Enquanto quem defende o não uso da chapinha durante esse período, afirma que o calor da prancha altera a estrutura dos fios, podendo até mesmo causar scab hair (que são partes do cabelo extremamente ressecadas e sem definição). 

Bom, é claro que quem escolhe passar pela transição capilar utilizando a chapinha tem mais facilidade de lidar com o período, mas, uma vez que você escolhe passar por essa transformação, é interessante que a aceitação aconteça desde o primeiro momento e, de certa forma, continuar utilizando meios para alisar o cabelo, pode transparecer que a escolha ainda não é 100%. 

Claro que, tudo bem você possuir incertezas, mas o quanto antes desapegar de todos os meios que alisam o cabelo, melhor!

Agora… para quem decide passar por esse momento 100% natural, sem utilizar chapinha, pranchas, etc… Vai ser preciso ter muita paciência, isso porque as duas texturas incomodam e acabam com nossa autoestima, mas nada é impossível!

Para passar pela transição capilar, aposte muito em acessórios como brincos, colares e acessórios de cabelo.

Na minha transição utilizei rabo de cavalo durante todo o período da transição e para dar um toque de charme, prendia bem no alto a cabeça, estilo a diva Ariana Grande. 

Outra dica é utilizar aquelas “almofadinhas” para fazer coques com aparência de cheios e perfeitamente finalizados. 

Mescle tudo isso com algumas faixas e vuá lá… Um look transição capilar para você desfilar por aí!

Dica extra: gelatinas e escovas de dentes podem ser suas melhores amigas para disfarçar o volume da frente e até frizz! 

Experimente passar um pouco de gelatina capilar em uma escova de dentes e passar no cabelo – boom, sem volume e sem frizz.

Quanto tempo dura o processo da transição capilar?

A transição capilar dura o tempo que você achar necessário! Isso varia muito de pessoa para pessoa… Não existe uma média de tempo, isso porque há pessoas que vão decidir passar a máquina para começar do 0 e há pessoas que vão ficar em transição por meses ou anos até chegar o dia do big chop.

Falando em big chop, esse é o momento que finaliza a transição capilar, é o momento que você dá adeus ao cabelo liso e assume de vez os cachos ou o crespo. 

Assim como todo o período de transição capilar, o big chop também não tem um período específico para ser feito, isso depende de você! Do quanto você está preparado para assumir o novo EU!

Eu fiquei em transição capilar por apenas 5 meses (a ansiedade, meu pai), durante todo o período lavei e hidratei meu cabelo com produtos próprios para cachos e crespos (como ainda não sabia minha curvatura, comprava produtos que serviam para todos os tipos de cachos). 

Durante esses 5 meses usei o cabelo como nas fotos anteriores, um rabo bem alto, com bastante argola e batons poderosos para não deixar a baixa autoestima me colocar para baixo.

Transição capilar big chop

Após esses 5 meses, fui ao salão para fazer o famoso BC, dei tchau para as duas textura e oi para o meu crespo cacheado! 

Na foto  ao lado vocês conseguem ver que ficou bem curtinho. 

Inclusive, se você que está lendo tem medo de assumir um curtinho por julgamento alheios, é importante colocar na cabeça que sim, muitos vão criticar, falar “porque você fez isso?” “seu cabelo era tão bonito antes”, mas é importante trabalhar seu psicológico desde o começo para lidar com essas “opiniões” que por vezes podem estar disfarçadas de racismo. 

Além disso, o curtinho é uma ótima fase para você aprender a lidar com o seu cabelo, você descobre desde o primeiro cachinho o melhor creme, as diferentes formas de finalizar e a que funciona melhor para o seu cabelo! Fora que, quase não dá trabalho hidratar e finalizar nesse período! hehehehe

Como cuidar dos cabelos no período de transição capilar?

Como mencionado anteriormente, é importante que desde o dia que você decidir passar pela transição capilar, use produtos voltados para cabelos cacheados e crespos, assim os fios são nutridos com ingredientes voltados para as peculiaridades e necessidades do cabelo cacheado ou crespo. 

A importância desse cuidado fará toda diferença no resultado final da sua transição capilar, isso porque os fios cacheados e crespos possuem dificuldades de absorver nutrientes de nutrição e hidratação, como óleos por exemplo. 

Além disso, muitos produtos para “todos os tipos de cabelos”, possuem nutrientes que são prejudiciais aos frios, então sempre dê preferência para produtos liberados!

Transição capilar — Antes e Depois

É importante destacar que a transição capilar é um período de muita paciência e autodescoberta, não há produtos milagrosos que possam fazer com que a química saía da noite para o dia, isso não existe apesar de ser vendido no mundo da beleza. 

O único modo de voltar ao natural, é deixando a química de lado e nutrindo o novo cabelo com os nutrientes necessários!

E agora, para finalizar e te ajudar mais ainda a passar pela transição capilar, seguem alguns antes e depois da mudança do liso para o natural para te mostrar que sim, é possível!

Espero que você tenha gostado desse post sobre transição capilar e que ele tenha te ajudado de alguma forma! 

Esse período é repleto de dúvidas, então sempre procure por pessoas que estão dispostas a ajudar de verdade. 

Aproveitando, você já viu os demais posts sobre comportamento? Também levantamos um debate super importante sobre raça! Confere lá 😉

Quem Teve O Surto do Dia

Juliana Santos
Juliana Santos
O surto acima foi escrito por Juliana Santos, formada em Publicidade e Propaganda e entusiasta do marketing digital. Sou apaixonada por animações, inclusive, Moana é a melhor animação da Disney e só minha opinião importa! hahaha… Amar viajar é um traço que meu signo proporciona. Como uma boa sagitariana, amo estar na estrada, ainda mais se o destino for praia, cachoeira, chácara ou sítio. Aquele pé no mato que a capital São Paulo não proporciona rsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *