série parasita hbo

Parasita – Sinopse e Crítica | Melhor Filme Oscar 2020

Compartilhe em suas redes!

De filmes como O Hospedeiro (2006), Expresso do Amanhã (2013) e Okja (2017), Bong Joon-ho se torna cada vez mais um influente diretor dentro da sétima arte. 

Agora, em Parasita, o cineasta comprova que sua genialidade original é uma jóia rara que provavelmente Hollywood jamais terá, um legítimo fundamentador da área em seu mais impecável desempenho.

Esta crítica traz pontos importantes do filme como um todo, sem spoilers e com uma breve sinopse do filme Parasita.

Qual a história do filme Parasita?

Brevemente falando, a sinopse do filme Parasita é sobre a diferença gritante entre duas famílias: os Kim, uma família pobre que mal possui dinheiro para comer e vive quase que em um porão num apertado e pacato beco do subúrbio da Coreia do Sul, e os Park, uma rica família que vive em uma luxuosa mansão e se esbaldam no perfil de bons cidadãos dentro da sociedade. 

A história tem início quando Ki-woo (Woo-sik Choi), o filho mais jovem dos Kim, consegue emprego dentro da casa dos Park e, junto com sua família através de trapaças maliciosas, se impregnam na rica residência

É interessante como Bong Joon-Ho consegue apresentar as mentiras e trapaças dos Kim de maneira quase que natural, afinal, eles não possuem má índole, apenas fazem o necessário obrigados pelo rebaixamento da sociedade para, de alguma forma, vencer na vida. 

Eles fazem o que sabem de melhor para se espalhar naquele virtuoso e farto ambiente, crescendo e se esparramando, se tornando aquilo que, não intencionalmente, são obrigados a se tornar: Parasitas.

Por que o filme Parasita é tão bom?

Este é um tipo de filme em que a experiência aumenta ainda mais quando se assiste sem conhecimento algum sobre a trama. 

O roteiro, além de sua ensurdecedora mensagem sobre o embate de classes, impacta com sua história imprevisível, um enredo que surpreende com acontecimentos jamais esperados para um filme como este – e que ainda se enquadram dentro da proposta principal do longa.

Seja através da ambientação, da fotografia ou dos diálogos bem escritos (de um roteiro que Joon-ho escreveu ao lado de Han Jin-won), o diretor mistura inteligentes paralelos em seu filme que engajam o contraste social entre os Kim e os Park e causam um choque de realidade no espectador.

Qual a crítica de Parasita?

É uma história que surpreende e te atropela no profundo da alma em sua proposta, Parasita é um retrato crítico da sociedade não apenas da Coreia do Sul, mas em todo o mundo. 

Um baque cru e gritante que te atropela de uma só vez – é impossível não sentir o impacto. É facilmente o melhor e mais chocante filme de 2019 e a sua vitória de melhor filme no Oscar 2020 fez jus. 

Quais Oscars Parasita ganhou?

Além da categoria principal de Melhor Filme, Parasita também foi vencedor nas categorias Melhor Roteiro Original, Melhor Direção e Melhor Filme Internacional.

Gostou da nossa crítica e sinopse de Parasita? Trouxemos algumas críticas no portal do Surto do Dia, confira:
Toy Story 4 — Resenha Crítica e Sinopse sem Spoilers
Mentiras Perigosas — Resenha com Spoilers

Quem Teve O Surto do Dia

Juliana Santos
Juliana Santos
O surto acima foi escrito por Juliana Santos, formada em Publicidade e Propaganda e entusiasta do marketing digital. Sou apaixonada por animações, inclusive, Moana é a melhor animação da Disney e só minha opinião importa! hahaha… Amar viajar é um traço que meu signo proporciona. Como uma boa sagitariana, amo estar na estrada, ainda mais se o destino for praia, cachoeira, chácara ou sítio. Aquele pé no mato que a capital São Paulo não proporciona rsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *