Você sabia que as cores são capazes de te influenciar e até mesmo mudar o seu humor? Pois é! A psicologia das cores surgiu para estudar como elas podem interferir no cérebro humano.
Entenda mais a seguir!
O que é psicologia das cores?
A psicologia das cores é um estudo que visa entender qual é a influência destas tonalidades na mente humana. Foi constatado que, por meio da cor, é possível fazer com que a pessoa se interesse mais por algum produto ou serviço, se sinta feliz ou triste, entre outros.
Sendo assim, essa psicologia estuda como o cérebro recebe informações visuais.
Para que serve a psicologia das cores?
Quem criou essa teoria foi o alemão Johann Wolfgang Von Goethe. Segundo ele, as cores provocam sensações nas pessoas. Esses sentimentos são fixos, o que pode variar é a forma como cada um percebe e sente cada tonalidade.
Entender sobre isso é fundamental para compreender a relação do cérebro humano e suas percepções visuais. Porém, o estudo é comumente muito aplicado no marketing!
Uma cor pode fazer a diferença em sua comunicação visual, na forma como você promove um produto ou serviço na internet ou até mesmo dentro de lojas físicas, criando um ambiente que tem mais a ver com a sensação que quer causar nos clientes.
Como as cores interferem no dia a dia?
A todo o momento nossa mente faz associações. E com as cores isso não é diferente.
No dia a dia, podemos ser persuadimos simplesmente pelo uso correto delas. Mas como?
- ao entrar em uma loja física ou on-line e se deparar com as promoções imperdíveis da semana, provavelmente você verá o anúncio sendo veiculado com alguma tonalidade de vermelho ao seu redor. A cor ajuda a criar um senso de urgência e tem poder de convencimento;
- em uma decoração de festa junina, ao enxergar as cores vermelho e amarelo, possivelmente você vai se lembrar das típicas fogueiras dessa data festiva. Ambas as tonalidades trazem a sensação de calor;
- ao precisar ir em uma consulta médica, possivelmente perceberá que estará rodeado de cores frias. Azul e verde transmitem calma, silêncio e, ainda, o verde está associado ao bem-estar!;
- caso entre em algum programa de dieta, provavelmente vai notar a predominância do azul. Isso porque a cor promete inibir o apetite;
- em decorações de ambientes de trabalho, pode ser que se depare com cores em tons de amarelo. O motivo? Ela ajuda a despertar e estimular a criatividade.
Qual o significado das cores?
Como falamos, cada cor tem capacidade de despertar algo em cada um de nós. Por isso, cada uma delas tem seu significado — mas ele pode mudar de acordo com o contexto que está inserido.
Antes de vermos o que cada cor representa, é importante entender alguns conceitos básicos da psicologia das cores. Veja:
Cores primárias
São as chamadas cores puras: azul, amarelo e vermelho.
Cores secundárias
Como o próprio nome já induz, elas nascem da mistura das cores primárias. Sendo assim, são:
- azul + amarelo = verde;
- azul + vermelho = roxo;
- amarelo + vermelho = laranja.
Cores complementares
Ainda temos um terceiro grupo. Elas são as combinações daquelas que estão opostas no disco de cores e têm como objetivo equilibrar e oferecer contrastes.
Veja um exemplo do círculo das cores:
Como exemplificação, o amarelo e o roxo estão em lados opostos. Sendo assim, são cores complementares uma à outra.
Cores frias
Além da denominação das cores em si, é possível também avaliar a temperatura de cada uma delas.
As frias são as tonalidades de azul, lilás e verde, por exemplo.
Cores quentes
Já no grupo das quentes temos tons como amarelo, laranja e vermelho.
Agora, confira quais sensações cada tonalidade pode despertar em você:
- azul: verdade, transparência, calma e intelectualidade;
- verde: bem-estar, saúde, equilíbrio e cura;
- amarelo: criatividade, esperança, felicidade e alerta;
- vermelho: calor, energia, imediatismo, paixão, fome e raiva;
- laranja: confiança, euforia, bom humor e força;
- roxo: fantasia, mistério, sensualidade e espiritualidade.
Como as cores atuam no cérebro humano?
Há três “etapas” por quais as cores passam em nossas mentes para causar estas sensações. Isso é chamado de “ação tríplice”.
- impressiona: a primeira etapa é a visão. Sendo assim, as cores vão impressionar a retina;
- expressa: depois, vão conseguir provocar algum tipo de emoção;
- constrói: por fim, são transformadas em símbolos por meio da associação. Dessa forma, é construída uma linguagem que vai comunicar uma ideia. É aqui que a cor passa a significar algo para você.
Quando você olha para o azul, por exemplo, possivelmente vai se lembrar do céu ou do mar. Já quando olha o vermelho, vai sentir uma sensação de calor, lembrar-se do fogo e do sol.
Ainda, indo além, é possível que você olhe o verde e associe com bem-estar, vida saudável… muito relacionado a tonalidade das árvores e em como, desde crianças, somos instruídos a entender que essa cor remete à natureza.
Gostou de saber mais sobre a psicologia das cores? Conta pra gente o que você achou aqui nos comentários e continue acompanhando os textos do O Surto do Dia!
Quem Teve O Surto do Dia
- Eu sou aquela que é sempre a do contra. Enxergo valor nas pequenas coisas e gosto de pessoas engraçadas. Amo chocolate, uma praia com os amigos, futebol e surf. Gosto de filmes e séries de suspense, investigação, comportamento e drama. Sou formada em Jornalismo e um pouco sincera demais.
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