Métodos terapêuticos — os benefícios da hidroterapia

Métodos terapêuticos — conheça os benefícios da hidroterapia

Compartilhe em suas redes!

Você sabia que a hidroterapia é um tipo de método terapêutico? Pois é! A prática existe há anos e ajuda não somente a relaxar, mas também a tratar doenças. Saiba mais sobre o assunto e veja quais são todos os benefícios da hidroterapia!

O que é a hidroterapia?

A hidroterapia é um tipo de fisioterapia. De acordo com Rodrigo Borges, CEO da Riolax Franchising, “ela é o conjunto de todos os tipos de terapia que utiliza água como recurso profilático ou terapêutico. Uma das vertentes desse tratamento são as massagens que utilizam a força da água através de jatos que vão atuar em pontos específicos do corpo”.

O fisioterapeuta Rafael Adorno Aguilar comenta: “esse método permite que os movimentos do corpo ocorram sem sobrecarga no local afetado. No caso de problemas respiratórios, a pressão que a água exerce no corpo auxilia o pulmão nas trocas gasosas e no condicionamento cardiorrespiratório. Na neurologia, a temperatura elevada facilita o alongamento e a ativação de músculos afetados. Para estresse, utilizamos técnicas para o relaxamento, como o Watsu, que promove o bem-estar e o relaxamento físico e mental através de movimentos feitos com base no Shiatsu (massagem japonesa). É uma área bem ampla”.

Quais são os benefícios da hidroterapia?

Como benefícios da hidroterapia, podemos citar:

  • alívio de dores, disfunções ortopédicas e de problemas neurológicos;
  • alongamento;
  • menor impacto nos músculos e articulações;
  • melhora na circulação sanguínea;
  • relaxamento;
  • sensação de bem-estar;
  • hidratação da pele.

Quais patologias podem ser tratadas com hidroterapia?

Segundo o fisioterapeuta, algumas das patologias que podem ser tratadas pela hidroterapia são:

  • dores musculares;
  • fibromialgia;
  • AVC (Acidente Vascular Cerebral);
  • recuperação de fraturas e rupturas de ligamento.

O que é melhor: fisioterapia ou hidroterapia?

A hidroterapia é um tipo de fisioterapia. A diferença é que ela utiliza da água para realizar seu tratamento, seja em piscinas, banheiras, entre outros.

Inclusive, a hidroterapia é muito utilizada na área da ortopedia. Sendo assim, a melhor opção é o seu médico que irá indicar, levando em consideração seus problemas, histórico de saúde e suas restrições.

Para o fisioterapeuta Rafael, a grande vantagem desse método em relação às terapias convencionais é a diminuição da carga sobre a estrutura e o menor impacto. O único alerta, de acordo com o profissional, é se o paciente tiver alguma ferida infeccionada. “Fora isso, é recomendado para todas as idades e para vários tipos de enfermidades”.

Gostou de conhecer os benefícios da hidroterapia? Aproveite e leia também sobre a massagem terapêutica e como ela faz bem para o corpo e a mente.

Quem Teve O Surto do Dia

Luana Zanolini
Luana Zanolini
Eu sou aquela que é sempre a do contra. Enxergo valor nas pequenas coisas e gosto de pessoas engraçadas. Amo chocolate, uma praia com os amigos, futebol e surf. Gosto de filmes e séries de suspense, investigação, comportamento e drama. Sou formada em Jornalismo e um pouco sincera demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *