Os sintomas da menopausa no corpo podem ser físicos e/ou psicológicos. Normalmente, esse período acontece após os 40 anos de idade, sendo mais comum o surgimento dos sintomas entre 48 até 52 anos. Porém, há mulheres que podem ter menopausa precoce ou tardia.
Entenda melhor sobre o assunto, veja os sintomas e também conheça os possíveis tratamentos para a menopausa.
Quais os sintomas da menopausa feminina?
- dores de cabeça;
- ondas de calor;
- sudorese (suor em excesso);
- palpitações;
- irritabilidade;
- diminuição do desejo sexual (libido);
- diminuição da lubrificação da região íntima;
- alterações no sono e na memória;
- perda de massa óssea;
- coceiras;
- transtornos psicológicos, como a depressão.
Por que ocorre o aparecimento dos sintomas da menopausa no corpo?
O surgimento dos sintomas da menopausa no corpo ocorre por conta da redução natural de produção de estrogênio — hormônio produzido pelo ovário — nesta fase da vida (ou seja, quando ocorre a última menstruação).
Tratamentos para a menopausa
De acordo com a médica Marcia Simões, diretora da Higia Clinic, o tratamento indicado para os sintomas da menopausa é a terapia hormonal.
“Ela contribui para a redução das ondas de calor e suores, além de fraturas, câncer colorretal, doença cardíaca coronariana, diabetes e o equilíbrio dos níveis de colesterol. Geralmente, aliamos o estrogênio e a progesterona para reduzir sintomas gerais e futuras doenças decorrentes do período”, explica ela. “Quando as pacientes relatam falta de desejo e qualidade sexual, a testosterona pode ser usada também”, complementa.
“Porém, para alguns casos, como mulheres que já tiveram câncer de mama, doença cardíaca coronariana, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), histórico de tromboembolismo e doença hepática grave, o tratamento deve ser avaliado individualmente por um médico”, finaliza a médica.
Além disso, há outras recomendações de mudança de hábitos que podem ajudar a diminuir, prevenir ou evitar os sintomas da menopausa no corpo.
“Tenha uma alimentação saudável, beba bastante líquido, reduza o consumo de café e álcool, faça exercícios frequentemente, tome sol e, se preciso, suplemente a vitamina D”, indica Marcia.
O cuidado com a mente é também fundamental, uma vez que a menopausa pode ser um fator para o desencadeamento de doenças psicológicas, como já citamos anteriormente. “Inclua na rotina ações para aliviar o estresse, como praticar yoga, meditar ou tudo que ajudar a manter a mente mais calma e em paz”, conclui a médica.
Cuide de sua saúde, fique atenta aos sintomas e aproveite para ler sobre a massagem terapêutica e como ela também pode ajudar no cuidado com a mente e a aliviar dores e o estresse.
Quem Teve O Surto do Dia
- Eu sou aquela que é sempre a do contra. Enxergo valor nas pequenas coisas e gosto de pessoas engraçadas. Amo chocolate, uma praia com os amigos, futebol e surf. Gosto de filmes e séries de suspense, investigação, comportamento e drama. Sou formada em Jornalismo e um pouco sincera demais.
Últimos Posts
- 3 de junho de 2023Seriados da Netflix4ª temporada de Manifest — Saiba tudo sobre!
- 10 de janeiro de 2023FilmesQual a história do filme Jaula da Netflix? Veja explicação!
- 6 de janeiro de 2023Comportamento6 dicas de livros inspiradores da BibliON, a biblioteca gratuita on-line do Estado de São Paulo!
- 5 de janeiro de 2023Nutrição6 alimentos detox — hora de desintoxicar depois do ano novo