Vendo a crescente concorrência de streamings, a Netflix vem investimento cada vez mais em séries originais e Locke & Key é uma delas. A série aproveita alguns formatos que já deram certo anteriormente na plataforma, com protagonistas adolescentes e crianças.
Há quem diga que a série teve inspiração em Stranger Things, mas na verdade, nós do Surto do Dia achamos que Locke & Key possui uma dinâmica bem diferente.
A série é baseada em uma série de HQs, mas que para ser apresentada nas telas passou por diversas mudanças. Enquanto nos quadrinhos há um foco total nos três irmãos protagonistas, a série trabalha a trama em personagens principais e coadjuvantes.
Locke & Key — Sinopse 1ª Temporada
A série inicia com o recomeço da família Locke — que ao perder o patriarca da família, Randell Locke — muda-se para Massachusetts, a cidade em que Randell foi criado, mais precisamente, na mansão Key House, onde Randell passou sua infância e adolescência.
Logo nos primeiros episódios, vemos que existe um mistério em volta de umas chaves misteriosas, ou melhor, chaves mágicas. Ao pouco vamos sendo apresentados à elas, na medida em que Bode vai encontrando-as e compartilhando com os irmãos mais velhos, Kinsey e Tyler.
A princípio, apenas Bode é capaz de encontrá-las, porém no desenrolar da trama os irmãos mais velhos, Kinsey e Tyler também conseguem ouvir o seu chamado — a forma que a chave se comunica com eles. Logo, eles se intitulam como os guardiões das chaves.
Em Locke & Key, os adultos que são colocados à frente da magia dessas chaves, não conseguem lembrar-se do acontecido — a não ser bêbados, como a mãe dos três irmãos em certo episódio.
Bom, as dificuldades aparecem quando Bode liberta uma moça maligna chamada Dodge. Em seguida, Dodge começa a chantagear Bode para que o menino entregue as chaves que encontrou à ela.
Ao todo, a série menciona algumas chaves que no desenrolar da história Tyler, Kinsey e Bode vão descobrindo seus poderes, seja brincando ou pregando peças nos amigos.
Conforme os conflitos vão acontecendo, e Dodge vai se aproximando da família para capturar as chaves, as crianças vão aprendendo a usá-las para se defender.
Locke & Key ainda traz assuntos importantes como alcoolismo e depressão — que inclusive, poderiam ter sido mais explorados para termos mais profundidade no background dos personagens.
Algumas cenas não possuem a importância ou a direção que mereciam, como por exemplo, o assassinato de Randell, que é o ponto chave para o desenrolar da trama.
Quantas chaves tem Locke & Key?
Como destacado anteriormente, Locke & Key tem um mistério que gira em torno das chaves mágicas. Talvez você tenha assistido e nem percebido o uso de algumas, por isso reunimos todas que foram apresentadas na 1ª temporada.
Ao todo Locke & Key nos mostra 12 chaves, sendo elas:
Chave Fósforo
Essa é a chave que um dos amigos de Randell usa para se matar no início da série e posteriormente Dodge entrega ao Sam, para que ele fuja da prisão. No final de Locke & Key, a chave fósforo retorna para a Key House.
Chave de Qualquer Lugar
Essa é a primeira chave que Bode encontra e também a primeira que Dodge toma posse. Com ela, ao encaixar na fechadura de uma porta, é possível ir à qualquer lugar — basta querer, imaginar ou pensar. Dodge a usa em muitos momentos da série para escapar dos mais diversos problemas e ao final de Locke & Key, a vilã ainda está com a chave.
Chave do Espelho
A chave do espelho é uma das mais estranhas… Dodge convence Bode a usá-la falando que com ela, ele conseguiria encontrar o pai, Randell. Mas na verdade, a chave é capaz de prender no espelho — como um universo paralelo — quem a usa. A chave passa por Sam e Dodge, mas retorna para as mãos de Bode, Kinsey e Tyler.
Chave de Cabeça
A chave da cabeça é uma das mais poderosas, pois permite acessar o cérebro de quem a usa, tendo acesso a lembranças, vontades, desejos e muito mais. Dodge procura incansavelmente essa chave, porque só com ela a vilã consegue descobrir onde está uma outra chave bem importante na trama. A Chave da Cabeça transita entre os irmãos Locke e entre Dodge, porém a série termina com a família Locke em posse dela.
Chave Fantasma
A chave fantasma não possui tanta utilidade de batalha, Bode usa mais para se divertir e conversar com parentes que já morreram — mas só os que são enterrados no cemitério da mansão. Com essa chave, quem usa se desprende do seu corpo e vira um fantasma, podendo voar. Porém, ela pode ser perigosa, se a porta que ela for usada for fechada, o fantasma não pode retornar para o seu corpo — é o que acontece com Sam após o trágico desfecho do sequestro que ele faz com a família Locke. A chave permanece na Key House.
Chave da Caixa de Música
Com essa chave, quem gira a fechadura da caixinha de músicas, consegue fazer com que outra pessoa faça o que ela pedir. Vemos essa chave na escola, quando Kinsey humilha Eden na frente de todos, ela passa por Dodge mas retorna para os irmãos.
Chave da Memória
Essa chave não é muito explorada ou explicada na série, entretanto a sua principal função mostrada em Locke & Key, é que com ela é possível remover memórias de outra pessoa. Dessa forma, Randell remove a lembrança de Duncan vendo o irmão acertar Lucas (quando já era Dodge) na cabeça. Essa é outra chave que permanece com a família Locke.
Chave do Conserto
O próprio nome já diz! Com o armário que essa chave pertence, é possível consertar coisas que estão quebradas. Essa chave não teve grande destaque, não pelo menos nos momentos de conflito, mas ela segue nas mãos dos irmãos Locke.
Chave Omega
Essa é a outra chave que Dodge está incansavelmente atrás. Com ela, é possível abrir o portal que existe nas cavernas, onde estão outros seres malignos como Dodge. Apesar da chave terminar com Kinsey, Tyler e Bode… Dodge consegue alcançar seu objetivo.
Chave Identidade
Quem possui essa chave pode assumir a identidade de qualquer outra pessoa, conseguindo imitar até mesmo a voz. Infelizmente, essa chave fica a série inteira nas mãos da Dodge, que usa para atingir seus objetivos malignos.
Chave do Poço
Com essa chave é possível que qualquer pessoa acesse o poço e evoque uma pessoa morta. É com ela que Ellie traz Lucas/Dopge de volta, porém ele(a) segue preso, pois só é possível sair com a Chave de Qualquer Lugar.
Chave das Sombras
Essa é uma outra chave muito poderosa da série, com ela é possível tornar-se algo como “rei/rainha das sombras” ao ter em posse uma coroa. Com isso, é possível controlar sombras e atacar o inimigo. Dodge ataca a Key House com essa chave e termina a temporada em posse dela.
Final Explicado Locke & Key 1ª Temporada [ALERTA DE SPOILERS]
Agora, pulando para AQUELE final… Algumas pessoas ficaram sem entender o que acontece quando Kinsey fecha o tal portal. Mas na verdade, é bem simples — apesar de sombrio e triste.
Vamos aos fatos…
Dodge tem em sua posse a chave de identidade, que ao usá-la, nos revela que sua identidade “original” é a de Lucas, amigo de infância do Randell. Quando adolescente, Randell descobre que Lucas não é mais Lucas, mas sim alguma coisa maligna e com isso, golpeia e prende o ex-amigo no poço, trancando-o com a chave do poço.
A transformação aconteceu quando Randell e seu grupo de amigos na adolescência, abriram o portal. Ao ser aberto, uma espécie de jujuba gigante (rsrsrs) atinge Lucas, desde então o adolescente passa a ficar possessivo pelas chaves e o seu objetivo nada mais é que liberar seus amigos da força do mal.
Dito isso, Lucas — ou Dodge — usa a Chave da Identidade mais de uma vez para enganar Kinsey, Bode e Tyler. O problema é que o golpe final desse bicho bisonho, é trocar de identidade com Ellie com uma das chaves. Com isso, quando o grupo abre o portal, quem na verdade é trancada no mundo obscuro através da porta omega, é Ellie e não Dodge/Lucas.
Ainda no final, descobrimos que Dodge/Lucas tem uma terceira identidade, a de Gabe — um adolescente bonitinho que paquera Kinsey e tenta sempre ficar por perto da família Locke, através da garota.
Eaí meus amigos, não bastando prender Ellie em um tipo de submundo, os amigos agora tem mais um ser diabólico para lidar — Eden é atingida por uma das jujubas gigantes nos últimos episódios.
Em resumo, Locke & Key é uma série de ficção bem gostosa de assistir, apesar de trazer assuntos pesados como homicídio, alcoolismo e depressão.
O restante da trama é desenvolvido de maneira bem divertida, principalmente as cenas que envolvem Bode, notoriamente o personagem mais carismático de toda a série. Todas suas cenas possuem um ar de descontração de uma criança bem curiosa.
As mudanças da série em relação à HQ são muito bem-vindas e aproveitadas. Com um mundo mais amplo e mais personagens fazendo parte de todo o mistério, conseguimos nos apegar, shippar e odiar muito mais gente — o que convenhamos, enriquece muito mais.
Segunda temporada Locke & Key?
A dona Netflix já renovou a série para a 2ª e 3ª temporada, porém ainda não há uma data de lançamento.
A primeira temporada estreou em 7 de Fevereiro de 2020, como a produção pode levar mais de 1 ano, possivelmente só veremos a continuação dos irmãos Locke no 2º semestre de 2021. Mas caso apareça qualquer novidade, nós compartilhamos com vocês, ok?
Aqui no Surto do Dia já trouxemos críticas de outras séries da Netflix como Dark e também de outras séries adolescentes. Que tal dar uma olhada?
Quem Teve O Surto do Dia
- O surto acima foi escrito por Juliana Santos, formada em Publicidade e Propaganda e entusiasta do marketing digital. Sou apaixonada por animações, inclusive, Moana é a melhor animação da Disney e só minha opinião importa! hahaha… Amar viajar é um traço que meu signo proporciona. Como uma boa sagitariana, amo estar na estrada, ainda mais se o destino for praia, cachoeira, chácara ou sítio. Aquele pé no mato que a capital São Paulo não proporciona rsrs
Últimos Posts
- 28 de julho de 2021Seriados Adolescentes5 séries parecidas com Eu Nunca
- 25 de abril de 2021Seriados da NetflixBridgerton 2ª temporada – Lançamento e Spoilers
- 23 de abril de 2021FilmesSérie Parasita – Lançamento da HBO não será remake do filme
- 21 de abril de 2021CríticasParasita – Sinopse e Crítica | Melhor Filme Oscar 2020