twitch

Começar um canal na Twitch – Lições que Aprendi

Compartilhe em suas redes!

Faz exatamente um mês que eu comecei na Twitch e posso dizer, todos os dias que eu faço live, acabo aprendendo algo de novo e passando por alguma situação inusitada.

Sério, já teve live que caiu (ou que eu derrubei), já tiveram momentos em que eu estava falando com o microfone no mudo e até mesmo eu morrendo em diversas vezes em missões ridiculamente fáceis.

Então hoje, vou contar para vocês o que eu aprendi em um mês de Twitch, seguido por alguns conselhos para você que pensa em começar o seu canal.

Comece por algum lugar

Quando eu queria começar o meu canal, passei a assistir diversos vídeos no youtube com dicas para quem vai começar a fazer lives na twitch.

Uma das principais dicas é não esperar que tudo esteja perfeito para começar as lives. Vou explicar o porquê.

Você sempre vai deixar para amanhã se pensar que não tem um PC Gamer, ou uma câmera de qualidade, que não sabe configurar X, Y, Z coisa.

Mas se você for esperar sempre para estar com 100% tudo pronto, pode ter certeza, você nunca vai começar a fazer lives na Twitch.

Eu comecei (e continuo) com uma câmera de qualidade baixa. Também não tenho um microfone de alta qualidade, muito menos um PC Gamer.

Para falar a verdade, meu notebook não tem nem placa de vídeo dedicada.

As lives que eu consigo fazer são praticamente um milagre. Mas isso não me desanima em momento algum.

Comece a gravar, ou então finja que esta em live e faça testes. Muitas pessoas querem começar a fazer lives, mas são tímidas demais e não estão prontas para o que pode acontecer ao vivo.

Com o passar dos dias você vai conseguir estudar mais sobre o que precisa e com o tempo, vai conseguir fazer o que falta para deixar seu canal melhor.

Se puder, ligue sua câmera

Eu tive a oportunidade de assistir alguns canais pequenos antes de começar a fazer lives na twitch. Além disso, conversei com alguns destes streamers e percebi uma coisa…

Streamar sem câmera é um tiro no pé que pode fazer com que seu canal não tenha sucesso.

Deixa eu explicar…

As pessoas nem sempre vão estar assistindo sua live por causa do jogo que você está transmitindo. Até porquê temos mais outros quinhentos canais mostrando o mesmo jogo em etapas diferentes.

As pessoas assistem sua live por sua causa, e esse é um dos erros dos streamers iniciantes. Não colocar sua cara a tapa.

Com isso, temos o terceiro ponto.

Não falar nada durante a sua live na Twitch

Pensa aqui comigo, você está streamando para ninguém e do nada uma pessoa entra na sua live. Você acha que ela vai se interessar mais no seu canal se você estiver de câmera desligada e sem falar nada ou mostrando seu rosto e conversando / fazendo comentários do jogo?

Por isso é importante que você comece a se acostumar a falar enquanto joga. E esse é um caminho sem volta.

A partir do momento que você começa a narrar suas ações dentro do jogo, ou fazer piada sobre como você está jogando, pode ter certeza, as pessoas vão parar pra te assistir.

E além de te assistir, elas vão comentar coisas no chat e isso nos leva para o quarto ponto.

Converse com as pessoas do chat

Antes de pensar em começar a fazer lives, eu entrava em algumas streams aleatórias com poquíssimas pessoas.

Dessa forma eu achava que estava ajudando os novos streamers e incentivando seu trabalho.

Eu sempre mandava alguma mensagem no chat, desejando boa noite ou falando algo específico do jogo.

Sabe o que acontecia na maioria das vezes?

Ou eu ficava completamente no vácuo, ou a pessoa fechava a live.

E eu nunca consegui entender por quê diabos isso acontecia.

Então a quarta dica é exatamente essa. Fale com o seu público, pois você depende dele.

Afinal, você está gravando lives para quem e por quê?

Tenha uma rede de apoio

Canais grandes da Twitch e do Youtube se apoiam bastante em outros streamers para fazer com que suas lives sejam boas.

Com você não deve ser diferente!

Se você é igual a mim, deve sentir dificuldade para encontrar e fazer amigos que possam te ajudar na jornada dentro da Twitch.

Mas saiba que você pode entrar em grupos do Facebook, WhatsApp e até mesmo do Discord para compartilhar e tirar dúvidas, além de jogar junto.

Você vai querer desistir após ter uma live ruim, ou várias lives ruins

Querer desistir é normal. Mas você precisa tomar uma decisão importante quando o sentimento de jogar tudo pro alto surgir.

Você não vai conseguir atingir o sucesso que espera logo de cara. Isso pode demorar meses ou anos. Isso se você tiver “sorte”.

Mas o que vai te tornar diferente de outras pessoas é o quanto você deseja que as suas lives da twitch façam sucesso.

Isso significa não desistir após dias ruins e procurar entender o que está acontecendo de errado.

E com isso, a outra dica é: assista as suas transmissões

Essa é a melhor forma de entender o que pode estar errado dentro das suas lives. Você também pode pedir ajuda dos seus amigos para entender como melhorar.

As últimas dicas são as mais importantes…

Faça transmissões curtas no começo

Para conseguir ser afiliado, você cumprir alguns requisitos. Isso não vai ser fácil no começo, pois seus seguidores ainda não te conhecem tão bem.

Uma das metas é manter uma média de 3 telespectadores nas suas transmissões. E, mesmo não sendo muito boa em matemática, a gente sabe que quando mais tempo fazendo uma transmissão, maior o risco de ter apenas uma ou duas pessoas te assistindo, o que vai fazer com que sua média caia.

Divida seu tempo entre fazer lives na Twitch e dar atenção à divulgação, networking e preparar conteúdos para outras redes sociais.

Salve suas lives e use outras redes sociais

Independente de ser um parceiro, afiliado ou nenhum dos dois, uma coisa que você precisa saber sobre a Twitch é que os vídeos são excluídos depois de um tempo!

Mas para não te desanimar, saiba que é muito fácil salvar os vídeos das suas trasmissões! E eu recomendo fortemente que você faça isso.

Até por que, depois de todo esforço de colocar uma live no ar, você não vai querer que ela simplesmente desapareça pela eternidade depois de 14 dias, certo?

Então salve suas lives, por mais que perceba que não fez uma partida excepcional. Eu tenho certeza de que você conseguirá aproveitar algum conteúdo para colocar dentro do Youtube, Instagram ou Tik Tok!

Não dependa só da Twitch!

Quando você não está em live, seu canal raramente é visto / encontrado pelas pessoas! Isso é muito comum pois a Twitch tende a oferecer canais ao vivo para as pessoas que estão buscando assistir à algum conteúdo.

Então, a não ser que você faça lives 24 horas (o que eu não recomendo), você precisará ser achado de outras formas, em outras redes sociais.

Utilize o poder do youtube, instagram e até mesmo do Tik Tok para transmitir a sua mensagem pelo mundo e conquistar diferentes tipos de público.

Não se esqueça que cada plataforma espera um tipo de vídeo diferente, então de nada adianta postar apenas lives de gameplay no seu youtube, pois lá as pessoas esperam por vídeos menores e mais suscintos!

Estude outras plataformas para conseguir crescer mais rápido na sua carreira de Streamer!

Quem Teve O Surto do Dia

Fabiane Sutiak
Fabiane Sutiak
Eu sou a Fabi! Formada em Marketing Digital, com Pós Graduação em Psicopedagogia. Minha paixão é jogar vídeo games e falar sobre isso aqui no Surto do Dia, no Tiktok e as vezes no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *