O Surto do Dia vai falar sobre como é doar sangue e todas as coisas que você precisa saber antes e também depois da doação! Tá querendo fazer uma boa ação para o próximo? Vem com a gente que nós te contamos tudo que você precisa saber!
Como é doar sangue?
Em um primeiro momento você pode pensar em todos os motivos pelos quais as pessoas decidem doar sangue. Normalmente, desejamos fazer bem ao próximo de alguma forma, e muitas vezes não sabemos como fazer isso. Outras pessoas também fazem doação de sangue pois começaram a participar de campanhas no trabalho ou com amigos. Algumas fazem doação de sangue pois tiveram algum parente ou amigo internado precisando de bolsas de sangue.
Independente do motivo, você precisa saber que doar sangue é uma atitude muito nobre e é uma experiência espetacular!
Ao doar sangue, podemos ajudar a salvar até 4 vidas! Nosso sangue pode ir para pessoas que sofreram acidentes ou até mesmo pessoas que precisam de transfusões sanguíneas com frequência.
A primeira vez que doei sangue foi em 2014, quando eu tinha 19 anos! Para ser muito sincera, nunca tinha passado pela minha cabeça fazer tal ação – até já contei aqui que eu morro de medo de agulhas e exames – mas tudo mudou quando eu conheci a Leticia, minha noiva.
Lembro que ainda éramos amigas quando ela comentou comigo que gostaria de fazer uma doação de sangue para ver como era. Então eu disse que a acompanharia e entre conversa acabei dizendo que eu iria doar junto. Na minha cabeça parecia um ato bem romântico, mas acabou se tornando algo muito maior!
No dia combinado, acabamos nos desencontrando e no final das contas eu fui sozinha para o Hospital das Clínicas de São Paulo. Confesso que não tinha pesquisado muito, nem lido informações sobre, mas quando cheguei no Hospital fui seguindo as placas e também perguntando para os atendentes que me encaminharam para o andar certo.
Perguntas antes de doar sangue
Antes de você efetivamente doar sangue, terá que responder um questionário médico informando de possíveis doenças como diabetes, colesterol, etc.
Além disso, você também terá que colocar no questionário informações sobre a última vez que ingeriu bebida alcoólica, se fez piercings ou tatuagens recentemente ou se toma algum remédio de uso contínuo.
Essas informações são muito importantes uma vez que você está passando seu sangue para uma outra pessoa que possivelmente estará debilitada na hora de receber a sua bolsa. Além disso, não faz o menor sentido uma pessoa com várias doenças fazer a doação, uma vez que o doador pode transmitir para quem irá receber o sangue.
Além de responder o questionário por escrito, você passará por uma entrevista com uma médica que fará, basicamente, as mesmas perguntas. Com alguns acréscimos sobre a possibilidade de gravidez e a última vez que você fez sexo (para evitar que você tenha alguma doença sexualmente transmissível).
Responda tudo com sinceridade! Uma vez que você está pensando em fazer um gesto tão lindo que é doar seu sangue para alguém que precisa, preocupe-se com a saúde da pessoa que irá receber seu sangue!
Doar sangue dói?
Depois de responder o questionário e a entrevista, você vai ser encaminhado para a coleta do sangue. Apesar de quase todo mundo já ter feito exames de sangue, muito se engana quem pensa que doar sangue é exatamente igual. Na verdade, pelo menos na minha experiência, doar sangue não doeu absolutamente nada, enquanto meus exames de sangue são sempre um sofrimento.
Os exames de sangue duram no máximo um minuto para serem coletados. Já a doação de sangue leva mais tempo! São mais ou menos 15 minutos entre a preparação e coleta do sangue.
Apesar da agulha para a coleta de sangue ser bem maior do que a de um exame de sangue, ela é praticamente indolor e a coleta é bem tranquila. Você vai sentar-se em uma cadeira reclinável bem confortável e vai receber todas as orientações quanto a ficar abrindo e fechando as mãos para ajudar na circulação do sangue.
O máximo de sangue retirado de cada doação é de 450ml!
Quem não pode doar sangue?
Algumas pessoas não podem doar sangue pois possuem algum problema de saúde. Já outras, estão em alguma condição especial e também não podem ser doadoras naquele exato momento. Abaixo uma lista de quem não pode doar sangue:
- Pessoas que tiveram gripe, resfriado ou febre – Devem aguardar no mínimo 7 dias após o desaparecimento de todos os sintomas;
- Gestantes;
- Mulheres em situação de pós-gravidez – Devem esperar 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
- Mulheres que estão amamentando – Devem esperar até 12 meses após o parto;
- Quem ingeriu bebida alcoólica – Deve esperar mais de 12 horas para fazer a doação;
- Pessoa que fez piercing ou tatuagem – Deve esperar 12 meses para fazer a doação;
- Pessoa que fez extração dentária – Deve esperar 72 horas para fazer a doação;
- Pessoas que fizeram cirurgias para apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes – Devem esperar 3 meses para fazer a doação;
- Pessoa que recebeu transfusão de sangue – Deve esperar 12 meses para fazer a doação;
- Pessoas com doenças sexualmente transmissíveis;
- Pessoas que tiveram hepatite após 11 anos de idade;
- Quem faz uso de drogas injetáveis;
- Pessoas que tiveram malária.
Requisitos para doar sangue
Muito se engana quem acha que não precisa se preparar para a doação de sangue! É muito importante seguir algumas dicas para poder chegar preparado para o dia da doação, garantindo que tudo ocorra da melhor maneira possível!
Coisas importantes que você precisa saber antes de doar sangue:
- Esteja bem alimentado (evitando alimentos gordurosos);
- Tenha uma boa noite de sono (Você deve ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior);
- Pessoas entre a idade 60 e 69 só poderão doar sangue se já tiverem feito anteriormente;
- Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano;
- Mulheres podem doar sangue até três vezes ao ano;
- O intervalo mínimo entre uma doação e outra é de dois meses para homens e três meses para mulheres.
Cuidados importantes após doar sangue:
- Faça um lanche logo após a doação. Normalmente o hemocentro oferece um lanche e água para você se sentir um pouco mais forte;
- Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas;
- Aumentar a ingestão de água após a doação;
- Não fumar por pelo menos 2 horas;
- Evitar bebidas alcoólicas por pelo menos 12 horas;
- Manter o curativo do local da doação por pelo menos 4 horas;
- Evitar dirigir veículos de grande porte;
- Não trabalhar em Andaimes;
- Não praticar paraquedismo ou mergulho.
Onde posso doar sangue?
Depois de decidir doar sangue, você precisa achar a unidade de coleta de sangue mais próxima da sua casa! Procure pelos Hemocentros e cheque se você atende todos os requisitos necessários.
Dia 14 de Junho é o dia Nacional da Doação de Sangue! Não se esqueça de contar para seus amigos sobre a sua boa ação e encorajá-los a doar sangue e participar desta corrente do bem!
Quem Teve O Surto do Dia
- Eu sou a Fabi! Formada em Marketing Digital, com Pós Graduação em Psicopedagogia. Minha paixão é jogar vídeo games e falar sobre isso aqui no Surto do Dia, no Tiktok e as vezes no Youtube.
Últimos Posts
- 4 de julho de 2024GamesJogos de Tiro em Primeira Pessoa (FPS): Um Guia Completo
- 4 de julho de 2024Dicas e TruquesComo Jogar Guitar Hero no Fortnite: Guia Completo
- 4 de julho de 2024Dicas e TruquesOs 10 Melhores Jogos Mobile da Atualidade
- 4 de julho de 2024Dicas e TruquesJogos de Estratégia e Tática: Planejamento e Decisões Cruciais