Em Moana, os personagens entram em uma aventura para devolver o coração de Te Fiti e salvar o mundo — mas primeiramente, porque Maui roubou o coração de Te Fiti?

Moana narra a história de Moana e Maui em uma missão para devolver o coração roubado de Te Fiti.
O Coração foi concedido a Moana pelo oceano mil anos depois de ter sido roubado de Te Fiti pelo semideus Maui.
Para acabar com a maldição que está se espalhando pelo oceano — matando a vida na ilha que Moana vive com sua aldeia — e reviver Te Fiti, o Coração teve que ser devolvido — mas afinal, por que Maui roubou o Coração?
O que é o coração de Te Fiti?

O Coração de Te Fiti é uma joia antiga e pertence à Te Fiti, a ilha mãe. O Coração deu a ela a habilidade de criar ilhas cheias de flora e fauna para prover lares para as pessoas do sul do Pacífico.
Mil anos antes de Moana nascer, Maui visitou a ilha mãe para roubar seu Coração como um presente para a humanidade. No entanto, o Coração (e seu anzol) são perdidos no oceano depois que sua fuga o levou a uma luta com o demônio da lava, Te Kā.
Quem é Maui e qual a sua história em Moana?

Maui é tradicionalmente conhecido como um deus trapaceiro — isso significa que ele gosta de causar danos, mesmo que suas ações sejam feitas principalmente para o benefício da humanidade.
No final das contas, Maui conquistou o Coração de Te Fiti simplesmente porque queria. Era para ser apenas mais uma aventura que ele pudesse adicionar ao seu painel de tatuagens de realizações — em vez disso, sua arrogância o fez perder não apenas o Coração de Te Fiti, mas também seu poder e seu anzol.
Qual a motivação de Maui em Moana?

Ao longo do filme, a principal motivação de Maui é receber gratidão e agradecimentos da humanidade, preenchendo assim, seu elevado ego. Roubar o coração de Te Fiti e depois devolvê-lo, tem como objetivo voltar a ser adorado pelos mortais.
Durante a canção de Moana “You’re Welcome”, Maui lista as coisas que fez para ganhar a gratidão da humanidade: ele trouxe fogo para afastar as noites frias, longos dias cheios de sol e coqueiros, e ele controla a brisa e as marés.
Em sua mente, roubar o Coração de Te Fiti para dar aos humanos a habilidade de criar vida seria o presente ideal para ganhar gratidão para sempre.

Em vez disso, ser a razão pela qual o Coração se perdeu no oceano mancha a reputação de Maui. Ser algo que a humanidade pode admirar e elogiar era o maior objetivo do semideus.
A promessa de adoração eterna por parte dos mortais é o que motiva Maui a ajudar Moana a devolver o coração a Te Fiti. Assim, suspender a maldição e salvar o dia, certamente devolveria a reputação positiva de Maui com os mortais pelos quais ele se preocupa tão profundamente.
Mas é importante destacar que ao longo do filme, Moana ensina Maui a importância de relacionamentos. Maui deixa de se preocupar somente com si e seus desejos ao longo do enredo.
Após roubar o coração de Te Fiti por ego, Maui se torna um semideus melhor

O Maui de Moana tem uma tendência narcisista maior do que as lendas polinésias nas quais ele se baseia. Enquanto o Maui da Disney busca ganhar adoração, o Maui da lenda realiza façanhas para de fato ajudar a humanidade.
No final da Moana, Maui torna-se humilde e se desculpa com Te Fiti por suas ações imprudentes, recebendo assim, um novo anzol em troca de seus feitos heróicos.
Ajudar Moana a cruzar o oceano, arriscar sua vida por ela e fazer algo bom pela humanidade para o seu próprio bem, em vez do dele, o lembrou do que significa ser um semideus.

Na minha bio já deixei bem claro que Moana é uma das melhores animações da Disney, por isso resolvi trazer essa análise sobre o nosso herói-vilão preferido: Maui.
Confira outros conteúdos sobre animações aqui do Surto do Dia. Temos um post bem legal onde listamos 7 Motivos para Você Assistir Rick and Morty, também já trouxemos um texto sobre as Previsões de Os Simpsons e uma análise metódica sobre o retrato de uma geração em Bojack Horseman.
Quem Teve O Surto do Dia

- O surto acima foi escrito por Juliana Santos, formada em Publicidade e Propaganda e entusiasta do marketing digital. Sou apaixonada por animações, inclusive, Moana é a melhor animação da Disney e só minha opinião importa! hahaha… Amar viajar é um traço que meu signo proporciona. Como uma boa sagitariana, amo estar na estrada, ainda mais se o destino for praia, cachoeira, chácara ou sítio. Aquele pé no mato que a capital São Paulo não proporciona rsrs
Últimos Posts
- 28 de julho de 2021Seriados Adolescentes5 séries parecidas com Eu Nunca
- 25 de abril de 2021Seriados da NetflixBridgerton 2ª temporada – Lançamento e Spoilers
- 23 de abril de 2021FilmesSérie Parasita – Lançamento da HBO não será remake do filme
- 21 de abril de 2021CríticasParasita – Sinopse e Crítica | Melhor Filme Oscar 2020