Você já deve ter ouvido falar da série animada Rick and Morty, ainda mais depois que o desenho foi indicado ao Emmy 2020 na categoria Melhor Animação.
Na categoria, Rick and Morty irá concorrer com outras incríveis produções: Big Mouth, Bob’s Burgers, BoJack Horseman e The Simpsons. Aproveite para conferir nosso post sobre as previsões de The Simpsons e também uma incrível crítica sobre BoJack Horseman.
A indicação ao Emmy Award 2020 chegou por meio do episódio “The Vat of Acid Episode”, o oitavo da 4ª temporada. Nele, Morty faz um desafio ao Rick: desenvolver um dispositivo de checkpoint, estilo videogame, para que ele possa fazer as coisas na vida real e depois voltar no save.
Por conta o sucesso, trouxemos alguns motivos para você começar a assistir Rick e Morty:
- O Primeiro Episódio de Rick e Morty
- Gatilhos para Repensar sua existência
- Desenvolvimento dos Personagens
- Ficção Científica ou Realidade
- A Continuidade em Rick e Morty
- O Sentimentalismo em Rick and Morty
- As Referências de Rick and Morty
Para quem possui Netflix, já é possível assistir os últimos episódios da 4ª temporada de Rick e Morty na plataforma.
Bom, agora vamos ao que importa. Caso você ainda não tenha assistido ou acha que o desenho é coisa de criança, nós trouxemos 7 motivos para você assistir Rick e Morty. Dê uma chance, a série traz histórias e problemáticas incríveis de serem acompanhadas, além de ser extremamente divertida!
1. O Primeiro Episódio de Rick e Morty
O primeiro episódio da série começa com um Rick bêbado acordando seu neto, Morty, porque tem uma surpresa para ele. Só que a tal da “surpresa” é que Rick construiu uma bomba nuclear e planeja exterminar a humanidade e dar à Terra um novo começo (roi Thanos, turu bem?). Morty luta com ele e Rick cede, desmaiando.
O fato é que essa cena ser a primeira da série animada não é por acaso. Logo de cara já somos apresentados ao típico universo de Rick e Morty, assistindo à um dos típicos conflitos entre avô e neto que a série apresenta.
Rick and Morty nos apresenta a uma imensidão de situações perigosas e divertidas em que Rick abandona Morty. A personalidade de Rick se torna mais madura à medida que a série avança, mas, essencialmente, ele nunca realmente muda — não para melhor.
2. Gatilhos para repensar a sua vida — sim, com uma animação 2D
O segundo motivo para você assistir Rick and Morty é sobre o quanto a série nos traz cenas que nos fazem repensar a nossa própria vida.
Em meio a várias piadas e dialetos científicos, Rick e Morty usa conceitos como o existencialismo, absurdismo e o niilismo para fazer perguntas como: Quem somos se existem outras versões de nós mesmos? Qual realmente é o significado da vida?
O tempo todo os personagens são forçados a encarar essas perguntas enquanto vivem dilemas morais e transitam entre simulações e realidade entre os mais diversos universos e situações que são apresentados.
3. Desenvolvimento dos Personagens
O terceiro motivo para você dar uma chance e assistir ao desenho Rick e Morty é em relação ao maravilhoso desenvolvimento dos personagens. A loucura total e surpreendente dos episódios e cenários da série é baseada em uma dinâmica básica: a relação entre os personagens principais — a família Smith.
Geralmente, cada episódio da série animada tem dois enredos: a aventura de Rick e Morty juntos e o resto da família lutando para lidar com alguma crise secundária, seja de ficção científica ou pessoal. Isso é o que dá à Rick e Morty sua genialidade incrivelmente divertida e o que faz a gente maratonar sem nem sentir o tempo passando.
Os personagens de Rick e Morty possuem relacionamentos complexos. Os pais de Morty estão insatisfeitos com suas vidas profissionais e lutando para salvar seu casamento. O personagem de Rick é genuinamente imoral e manipulador. A irmã mais velha de Morty, Summer, tem ciúmes do vínculo de Rick com Morty e se sente abandonada por seus pais egocêntricos.
O drama aqui é frequentemente representado para rir, mas também pode atingir dramas pessoais de quem assiste (e mais uma vez, a genialidade da série é claramente perceptível). Os relacionamentos ajudam muito a manter o público envolvido, mesmo quando a série inevitavelmente sai dos trilhos — e acontece muito.
4. Ficção Científica ou Realidade
O quarto motivo para assistir Rick and Morty é sobre o que é a série. Rick and Morty não é uma comédia com paródias sobre ficção científica. É uma série animada sobre ficção científica.
Como todas as boas obras de ficção científica, existem algumas regras sobre quando se trata de espaço, tempo e viagens intergalácticas (se você procura ver os verdadeiros problemas com viagens no tempo, então não assista além do primeiro episódio — mesmo com vários motivos para assisti-la, se você pretende problematizá-la, talvez Rick and Morty realmente não seja para você).
Mesmo com as viagens intergalácticas, os universos e mundos visitados pelos viajantes do desenho animado, por vezes, parecem realidade — mesmo que os habitantes desse mundo tenham 3 olhos, 6 mãos, etc.
E o mais divertido e curioso disso tudo, é o quão Rick está habituado com essas viagens, nos explicando detalhadamente sobre cada universo visitado.
Além disso, o mundo em qual Rick, Morty e sua família habitam é idêntico ao nosso, a diferença é que existem diversas versões da terra — só assistindo para entender a dimensão.
Esses elementos permitem que o desenho espelhe a vida real sem a preocupação de ter que explicar constantemente as dimensões ou fazer Rick e Morty esconderem suas aventuras do resto de seu mundo.
O público é frequentemente colocado na mesma posição que Morty — levado por uma aventura maluca e confiando em Rick que tudo vai dar certo.
5. A Continuidade em Rick e Morty
O quinto motivo para assistir Rick e Morty é sobre a continuidade que o desenho traz. Rick e Morty tem algo que mais e mais comédias de animação têm experimentado — continuidade entre os episódios.
Por causa dessa continuidade, se Rick e Morty, digamos, não sei, destruir irreparavelmente seu universo em um episódio, essa decisão terá consequências duradouras para a dimensão em que ocorreu e também para os personagens.
6. O Sentimentalismo em Rick and Morty
O sexto motivo para você assistir Rick e Morty é sobre as emoções que a série proporciona. É uma história sincera sobre uma família em meio a um período difícil. Beth e Jerry precisam decidir se a amizade do filho com o avô vale todos os problemas que Rick causa.
Summer está tentando determinar e entender seu papel na família e na vida. Morty duvida constantemente se seu melhor amigo — Rick — realmente se preocupa com ele (convenhamos que nós também!). O casamento de Beth e Jerry está em ruínas.
A razão pela qual Rick e Morty funciona é por causa de quão autênticos esses problemas direcionados ao personagem são. Os momentos emotivos são representados e respeitados ao máximo. Como resultado, a série faz uma ligação com o público, que acaba inevitavelmente investindo emocionalmente nos personagens, os altos são ainda mais altos e os baixos machucam.
7. As Referências de Rick and Morty
E por fim, o sétimo motivo para você assistir Rick e Morty é sobre o quanto a série animada é bem servida de ótimas referências. De Volta para o Futuro não é o único produto da cultura pop em cuja fonte a série transborda: ao longo dos episódios, é possível encontrar menções e referências a filmes como O Planeta dos Macacos (1968), Os Invasores de Corpos (1978), Footloose — Ritmo Louco (1984), Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993) e A Origem (2010), ou seja: só coisa boa.
Eaí, será que consegui convencer você a dar uma chance para o melhor desenho animado dos últimos tempos? Hehehehe
Confira outros conteúdos do Surto do Dia, falamos bastante sobre séries, filmes e também comportamento.
Quem Teve O Surto do Dia
- O surto acima foi escrito por Juliana Santos, formada em Publicidade e Propaganda e entusiasta do marketing digital. Sou apaixonada por animações, inclusive, Moana é a melhor animação da Disney e só minha opinião importa! hahaha… Amar viajar é um traço que meu signo proporciona. Como uma boa sagitariana, amo estar na estrada, ainda mais se o destino for praia, cachoeira, chácara ou sítio. Aquele pé no mato que a capital São Paulo não proporciona rsrs
Últimos Posts
- 28 de julho de 2021Seriados Adolescentes5 séries parecidas com Eu Nunca
- 25 de abril de 2021Seriados da NetflixBridgerton 2ª temporada – Lançamento e Spoilers
- 23 de abril de 2021FilmesSérie Parasita – Lançamento da HBO não será remake do filme
- 21 de abril de 2021CríticasParasita – Sinopse e Crítica | Melhor Filme Oscar 2020