Tony Hawk’s Pro Skater 3 – Ainda vale a pena jogar?

Compartilhe em suas redes!

Tony Hawk Pro Skater 3 foi lançado em Outubro de 2021, produzido pela Neversoft e distribuido pela Activision, em uma época em que eles ainda se importavam em fazer jogos para jogadores e não só pra farmar dinheiro. Disponível para diversas plataformas como Nintendo 64, Playstation 1, Playstation 2, Game Cube, PC e até mesmo pra Game Boy Color. E vendeu aproximadamente 7 milhões de cópias sendo a versão do Playstation 2 a mais vendida, com 4 milhões.

Com a introdução de novas manobras e o famoso e muito utilizado REVERSE, agora era possível emendar mais manobras e conquistar uma pontuação elevada, algo que foi bastante usado nas missões de cada uma das suas fases.

Além das manobras, vários novos personagens foram inseridos, muitos deles exclusivos de cada console e alguns que você poderia desbloquear zerando algumas vezes ou cumprindo alguns requisitos. Alguns desses personagens desbloqueáveis são tão únicos que provavelmente não veremos em Tony Hawk 3+4, que é o caso de Wolwerine e Darth Vader, tudo isso por conta dos direitos autorais.

Aqui eu vou falar exclusivamente da versão de PS2, apesar de ter jogado a versão de PS1 e Nintendo 64, entendo que a versão de PS2 é a última, com melhor renderização e otimização e é a plataforma que eu indicaria para você jogar e conhecer Tony Hawk Pro Skater 3.

Tony Hawk’s Pro Skater 3 – Nota do MetaCritic

Se a nota importa pra você, no metacritic a versão de PS2 teve pontuação de 97/100, ou seja, um jogo quase perfeito.

E dessa vez, a crítica não mentiu! O jogo é simplesmente incrível e facilmente entra como um dos favoritos dos fãs da era Pro Skater. A começar pela sua soundtrack que possui faixas como Ace of Spades do Motorhead (que foi confirmada também no remake) e muitos outros clássicos do Rock e Metal dos anos 2000 como A.F.I, Adolescents e Ramones.

Essas músicas embalavam as 9 fases do jogo, que eram divididas entre fases de missões e fases de competição.

Mapa Suburbia – Tony Hawk’s Pro Skater 3

Suburbia Tony Hawk Proskater 3

Falando nas fases, em sua maioria elas foram muito bem construídas, com a possibilidade de emendar combos de grabs, grinds e flips e possibilitando que você chegasse facilmente em uma área usando o manual. Mas infelizmente, algumas fases foram construídas com a bunda dos desenvolvedores e, pelo menos na minha opinião, deixaram muito a desejar.

Esse é o caso de Suburbia, a 4 fase do jogo que pode ser um divisor de águas entre a fluidez e alegria das outras fases. Sinceramente eu acho que nada nessa fase funciona direito, tirando a pista de skate e que claramente foi colocada ali para explicar um pouco melhor sobre os Gaps, Flips e manobras com reverse. De resto, é uma fase muito grande, o que não é um problema, mas que não tem elementos próximos o bastante para emendar bons combos.

Eu considero Suburbia a fase mais difícil e chata do jogo, justamente pela falta de fluidez da fase e por ter duas missões que considero super repetitivas (principalmente se colocadas dentro de um mesmo level), que é o caso de religar as antenas e esmagar as abóboras. Se você for parar pra pensar, elas são muito parecidas entre si e o fato de usarem o telhado mas muitas vezes o telhado ser bugadaço, faz com que eu me desanime toda vez que chego nessa fase.

Ainda dando meus 5 centavos sobre Suburbia, quando era mais nova morria de medo daquela casa mal assombrada, mas hoje em dia eu acho ela divertida. Vi alguns vídeos no Youtube falando que essa missão de entregar a chave pro homem magro era meio cringe. Mas eu respeito o cringe pela nostalgia e o medo que eu ficava antigamente.

Mapa Canadá – Tony Hawk’s Pro Skater 3

Já que eu gastei bastante tempo falando do que eu não gosto, acho importante ressaltar que eu estou super ansiosa pelo Tony Hawk 3+4 principalmente para ver o que eles vão fazer com os mapas Canada, Aeroporto e Los Angeles. Sem dúvida esses são meus mapas favoritos do jogo.

Eu pensei inclusive em fazer uma tier list desses mapas, quem sabe em breve eu não me animo pra isso. Mas eu já preciso dar o spoiler aqui, Canada é meu mapa favorito, e ele é o mapa que prova que é possível fazer fases gigantescas com qualidade. É 100% possível emendar uma manobra na outra sem precisar de muito esforço como era no caso de Suburbia. Além das missões serem difíceis na medida certa. Uma das minha favoritas é aquela que você precisa desgrudar a língua de um cara no poste. É bestinha, mas resume bastante uma fase meio Jackass que a gente vivia no início dos anos 2000.

Mapa Aeroporto – Tony Hawk’s Pro Skater 3

Já a fase do Aeroporto eu acho uma das mais difíceis de completar todas as missões, principalmente aquela que você precisa coletar todas as bandeiras. Mas apesar da sua dificuldade, é uma fase divertidíssima e retrata bem o dia a dia em um aeroporto. Recentemente eu tive uma experiência de fazer uma viagem internacional e eu senti que eu estava no aeroporto de Tony Hawk 3, com medo de ser roubada, com seguranças me vigiando e correndo pra não perder o meu voo.

Tony Hawk’s Pro Skater 3 – Como funciona o jogo

Os mapas de missões possuem vários objetivos e não necessariamente você precisa finalizar todos para passar de fase. Se eu não me engano você deve concluir no mínimo 5 para desbloquear novas áreas. Já as fases de competição, você deve alcançar no mínimo a medalha de bronze para conseguir passar pro próximo mapa e considerar que “zerou o jogo”.

Eu coloco muito entre aspas esse “zerou o jogo” por que lembro até hoje quando eu zerei no Nintendo 64 e o jogo me humilhou dizendo que eu até zerei, mas que poderia ao menos tentar ganhar umas medalhas de ouro. Aquilo mexe com o ego da pessoa e você automaticamente quer fazer as fases de competição de novo.

São 3 fases de competição e aqui eu preciso ser muito sincera. Eu só me liguei que o mapa Rio era Rio de Janeiro com o lançamento do trailer do 3+4. Aqui provavelmente você deve estar pensando que eu sou desprovida de inteligência, mas em minha defesa, eu era criança e bastante desatenta.

De qualquer forma, entre os mapas de competição os meus favoritos por ordem são Tokyo, Rio e Skater Island. E já que estamos no meu confessionário, eu queria dizer que tô bastante animada pra jogar com a Raissa Leal na competição do Rio. Eu sou uma dessas pessoas que assiste todas as competições de skate e sou muito fã dos nossos brasileiros skatistas, acho que eles mandam bem demais e merecem mais atenção e consideração não só nos jogos, mas na vida real também.

Se você está tão ansioso quanto eu pra jogar o Tony Hawk 3+4, eu recomendo muito a versão de PS2, você sabe que vai precisar de um emulador e a rom do jogo e isso pode ser um pouco trabalhoso, mas eu sei que todo esse esforço vai valer a pena enquanto você espera o lançamento em julho.

Me fala ai, qual o seu mapa favorito? Suburbia é tudo de ruim mesmo ou tem alguma fase pior? Deixa seu comentário ai que eu quero saber sua opinião!

Quem Teve O Surto do Dia

Fabiane Sutiak
Fabiane Sutiak
Eu sou a Fabi! Formada em Marketing Digital, com Pós Graduação em Psicopedagogia. Minha paixão é jogar vídeo games e falar sobre isso aqui no Surto do Dia, no Tiktok e as vezes no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *