A deficiência de zinco no organismo acomete 30% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Sabendo que esse é um mineral fundamental para a imunidade, é importante entender os sintomas, as causas e como repor a falta de zinco no corpo.
Neste texto, você verá:
- qual a função do zinco no corpo humano;
- o que causa deficiência de zinco;
- sintomas da deficiência de zinco no organismo;
- como repor zinco no organismo.
Qual a função do zinco no corpo humano?
O zinco é um mineral que atua em processos fisiológicos do organismo, participando do desenvolvimento cognitivo e combatendo os radicais livres. Ele funciona como um mediador para manter a imunidade do corpo normal contra micro-organismos e infecções no corpo.
“Quando os níveis de antioxidantes não são suficientes para compensar os efeitos nocivos dos radicais livres, acontece o estresse oxidativo, associado a mais de duzentas doenças diferentes”, explica o Dr. Luís Carlos Sakamoto, doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e professor responsável da ginecologia da Faculdade de Medicina do Centro Universitário das Américas.
O que causa deficiência de zinco
A deficiência de zinco pode ser causada por diversos fatores, como:
- estresse;
- idade;
- alimentação inadequada ou desnutrição;
- excesso da prática de exercícios físicos;
- diabetes;
- gravidez;
- artrite reumatoide;
- alguns antibióticos, como tetraciclina e quinolona.
Sintomas da deficiência de zinco no organismo
Segundo o Dr. Luís Carlos Sakamoto, alguns dos principais sintomas da falta de zinco no organismo são:
- falta de apetite;
- enfraquecimento de unhas e cabelos;
- dificuldade de cicatrização;
- baixa imunidade;
- manifestação de diversas infecções.
Como repor zinco no organismo?
O zinco não é produzido pelo nosso próprio organismo, mas pode ser encontrado em alguns alimentos que são fontes animais e vegetais. Segundo o especialista, são eles:
- amendoim;
- amêndoa;
- camarão;
- carne vermelha;
- castanhas;
- chocolate amargo;
- feijão cozido;
- grão-de-bico;
- ostras;
- sementes de abóbora;
- noz-pecã;
- ovos;
- shitake;
- gergelim;
- lentilha.
Porém, é importante lembrar que tudo em excesso também não faz bem!
A recomendação de ingestão diária de zinco varia de acordo com a fase da vida, mas, de modo geral, o ideal é que o teor do mineral no organismo esteja entre 70 e 130 mcg/dL de sangue.
Outra opção de reposição da falta de zinco é contar com o auxílio da suplementação de polivitamínicos e poliminerais. Segundo o médico, opte por aqueles que entreguem dosagens de até 30 mg de zinco elementar.
“Para potencializar a ação antioxidante o ideal é ter uma combinação de vitaminas hidrossolúveis (como a vitamina C), lipossolúveis (betacaroteno e vitamina E, por exemplo) e outros oligoelementos além do zinco, como cobre e selênio. Todos juntos potencializam a ação antioxidante necessária no combate aos radicais livres”, completa.
Além disso, durante a pandemia da COVID-19, ouviu-se muito por aí que o zinco ajudava a evitar o contágio da doença, porém, segundo o especialista, não existem evidências científicas que comprovem a proteção contra o coronavírus por meio do uso do mineral.
“A reposição de zinco deve ser feita com avaliação e prescrição médica para receber o monitoramento adequado, por meio de exames específicos, e, assim, obter a dose necessária de vitaminas e minerais para o organismo”, finaliza Dr. Salamoto.
Gosta de ler conteúdos sobre saúde? Aproveite e veja também como diminuir o estresse e a ansiedade com ajuda da alimentação.
Quem Teve O Surto do Dia
- Eu sou aquela que é sempre a do contra. Enxergo valor nas pequenas coisas e gosto de pessoas engraçadas. Amo chocolate, uma praia com os amigos, futebol e surf. Gosto de filmes e séries de suspense, investigação, comportamento e drama. Sou formada em Jornalismo e um pouco sincera demais.
Últimos Posts
- 3 de junho de 2023Seriados da Netflix4ª temporada de Manifest — Saiba tudo sobre!
- 10 de janeiro de 2023FilmesQual a história do filme Jaula da Netflix? Veja explicação!
- 6 de janeiro de 2023Comportamento6 dicas de livros inspiradores da BibliON, a biblioteca gratuita on-line do Estado de São Paulo!
- 5 de janeiro de 2023Nutrição6 alimentos detox — hora de desintoxicar depois do ano novo