Days Gone é um jogo que se passa em um mundo pós apocalíptico onde temos como principais inimigos os Frenéticos (Freaks em inglês) e os sobreviventes de outros acampamentos. Olhando as gameplays e trailers é possível pensar que Days Gone é apenas mais um jogo de “zumbis” genérico. Porém, Days Gone é muito mais – e muito melhor – do que muitos jogos de zumbis ou de sobrevivência. Quer saber porquê?
A análise pode contém spoilers, que serão avisados com antecedência para não estragar a experiência de quem ainda não jogou!
História do Jogo Days Gone
Controlamos um personagem do qual não sabemos ao certo seu passado. Entendemos ao longo do jogo que ele não é nenhum herói – algo que aumenta o carisma pelo personagem. Ele é exatamente como qualquer um de nós poderia ser em um mundo cheio de monstros: um sobrevivente.
E como sobrevivente, as vezes precisamos fazer serviços sujos, dos quais não nos orgulhamos. É assim que a história de Days Gone nos apresenta seu personagem principal, Deacon.
Ao longo do jogo, vamos entendendo como funcionam as mecânicas de sobrevivência e principalmente como o mundo ficou após um possível ataque biológico ter acontecido e infectado diversas pessoas.
Deacon – nosso anti-herói – faz diversos serviços para os acampamentos que sobreviveram aos ataques dos frenéticos. Tais serviços podem incluir encontrar escravos, matar inimigos, eliminar ninhos de frenéticos, entre outras coisas.
Porém, como toda boa história, precisamos de uma motivação para sobreviver. E a motivação de Deacon é descobrir o que realmente aconteceu com sua esposa Sarah.
Antes de tudo acontecer
Uma cutscene mostra o que aconteceu para que Deacon e Sarah se separassem quando o final do mundo aconteceu. Nesta cena, Deacon e Sarah estão com Boozer, um grande amigo (quase irmão) de Deacon. Os três estão indo em direção à um helicóptero que pode salvá-los de serem comidos pelos frenéticos. Porém, ao chegar ao helicóptero, acabam descobrindo que somente duas pessoas poderiam embarcar.
Nisso, Deacon decide que deixará Sarah ir sozinha no helicóptero pois ele não pode abandonar seu irmão de consideração. O helicóptero vai embora, mas sem antes Deacon perguntar para um rapaz qual era o destino do mesmo, descobrindo que as pessoas seriam levadas para um acampamento da Nero.
A Nero é o governo e está tentando lidar com a situação que causou a infecção das pessoas. Eles possuem algumas bases espalhadas pelo estado e estavam salvando alguns poucos cidadãos.
Após descobrir que o acampamento onde Sarah estava foi invadido, Deacon entende que sua esposa está morta e acaba vivendo sua vida apenas como um sobrevivente, fazendo missões em cada acampamento.
Tudo muda quando Deacon vê – depois de dois anos – um helicoptero da Nero sobrevoando uma área. Logo ele dá um jeito de entrar em contato com O’Brian – o mesmo funcionário da Nero que colocou Sarah no helicóptero – e começa a descobrir o que realmente aconteceu com sua esposa.
Personagens de Days Gone
Os personagens de Days Gone possuem características únicas e são essenciais para a sobrevivência de cada acampamento. Médicos, líderes, pessoas corajosas e trabalhadores compõem o grupo de personagens de Days Gone. Mas também temos alguns vilões para nos atrapalhar ao longo do jogo.
Days Gone – Deacon
Vamos começar falando de Deacon St. John, o personagem principal do jogo e também o mais bem desenvolvido ao longo da história.
Gosto de pensar que Deacon é uma mistura de Daryl (The Walking Dead) e Nathan Drake (Uncharted). Uma vez que o personagem é uma mistura nervosa e sarcástica dos dois personagens.
Antes do final do mundo, Deacon era membro de um motoclube e, para quem não sabe, os motoclubes são compostos de gente extremamente mal encarada, pronta para briga e que possuem motos tunadas. Sem falar nas patentes de cada participante do clube.
Fazer parte de um motoclube é ganhar uma nova família, e fazer absolutamente tudo por ela.
Isso explica o motivo pelo qual Deacon abandona sua esposa Sarah para ficar ao lado de Boozer? Bom, para algumas pessoas sim, mas acredito que muitos de nós escolheríamos partir com a nossa esposa ao invés de ficar ao lado do irmão de consideração, certo?
Days Gone – Boozer
Boozer também era membro do motoclube e irmão de consideração de Deacon. Assim como o nosso personagem principal, Boozer está sempre pronto para a briga e roda com seu irmão em busca de fazer missões para os acampamentos.
Tudo muda quando Boozer é atacado por uma gangue inimiga chamada Rippers. Eles conseguem capturá-lo e acabam queimando seu braço direito o suficiente para causar uma queimadura de 3º grau. Boozer fica grande parte do tempo tentando se recuperar do ferimento enquanto Deacon continua fazendo missões e buscando suprimentos para Boozer se sentir melhor.
Porém, o braço de Boozer só piora e Deacon precisa tomar uma atitude, senão perderá o amigo. Ele acaba decidindo por levar Boozer à um antigo acampamento do qual os dois faziam parte. O acampamento do Lago Lost recebe Boozer mas desconfia de Deacon e pede para que ele faça algumas missões para conquistar a confiança de todos.
Days Gone – Rikki
Rikki é uma integrante do acampamento Lago Lost. Ela rodava com Deacon e Boozer antigamente e fazia missões de resgate e busca de suprimentos. Ela é uma grande amiga de Deacon e acaba ajudando-o diversas vezes.
Em alguns momentos do jogo, Rikki conversa e se preocupa com Deacon de forma romântica, mas nada acontece entre os dois.
Days Gone – Addy
Addy trabalha no Lago Lost como médica, mas na verdade é formada em veterinária. Algumas vezes ela questiona seu papel dentro deste novo mundo, uma vez que é responsável por cuidar dos feridos e – muitas vezes – acaba não sabendo o que fazer pois não possuem os medicamentos ou ferramentas necessárias para fazer cirurgias e salvar pessoas.
Addy e Rikki são namoradas (apesar de Rikki afirmar que não é comprometida), porém ambas se preocupam e estão sempre juntas. Rikki conta para Deacon que Skizzo entrou na casa das duas e as observou enquanto tomavam banho.
Days Gone – Skizzo
Skizzo é o chefe da segurança do Lago Lost. Deacon não gosta e não confia muito nele, porém Skizzo parece amigável e acaba dando algumas missões importantes para Deacon. Uma delas é a busca por medicamentos que salvam a vida de Boozer.
Porém, Skizzo mostra um interesse em derrubar o atual líder do acampamento Lago Lost, pois não concorda com o rumo que o líder está levando à todos. Skizzo pede ajuda de Deacon, que prontamente se coloca contra a ideia de Skizzo e conta para o líder do acampamento o que ele está tramando.
Sem querer dar spoilers, mas a gente vai passar bastante raiva com esse Skizzo ao longo do jogo, então prepare-se.
Days Gone – Iron Mike
Iron Mike é o líder do Acampamento Lago Lost. Ele e Deacon possuem assuntos não acabados e Iron Mike não gostaria que Deacon estivesse no acampamento. Porém, entende a situação de Boozer e também enxerga o quanto Deacon têm ajudado o acampamento.
Ao contar o plano de Skizzo para Iron Mike, o líder conta que já sabe dos planos de Skizzo, mas que não é a favor de matá-lo e sim de deixar as coisas acontecerem pois ele não irá matar pessoas e sim prendê-las e julgá-las.
Days Gone – Cooper
Líder do acampamento Cooperland e também responsável pelas transmissões da Rádio Oreagon Livre. Tais transmissões são recheadas de ódio ao governo, aos comunistas e também à forma como algumas pessoas estão sobrevivendo nos dias atuais. Deacon discorda profundamente dos comentários transmitidos por Cooper e deixa isso bem claro ao gritar com o rádio após cada transmissão.
Porém, apesar das discordâncias de opiniões, Deacon ajuda o acampamento Cooperland e faz serviços para Cooper.
Days Gone – Tucker
Tucker também é a líder do Acampamento Hot Springs e, diferente dos outros líderes, ela não parece ser uma pessoa muito boa.
No primeiro contato com Tucker, vemos diversas cenas de pessoas trabalhando como escravas em uma escavação. As pessoas que se recusam a trabalhar acabam sendo espancadas por capangas da Tucker.
Deacon faz algumas missões para Tucker, mas não são muitas. A principal missão de Deacon para o acampamento Hot Springs é encontrar Lisa, vizinha de Tucker antes do mundo acabar.
Days Gone – Lisa
Lisa é uma menina que voltou da escola a pedido de sua mãe pois algo de muito grave tinha acontecido. Ao chegar em casa, Lisa não acha seus pais, que já haviam sido evacuados para um acampamento. Lisa decide ficar escondida em sua casa durante dois anos, acreditando que seus pais voltariam para buscá-la.
Porém, ninguém aparece em seu resgate. Então Deacon vai ao seu encontro e acaba convencendo Lisa à ir ao acampamento Hot Springs e se encontrar com sua antiga vizinha Tucker.
A menina está claramente transtornada por ter visto o final do mundo e ter se perdido dos pais. Muitas vezes fala coisas desconexas e têm bastante medo de tudo.
De fato, Lisa é uma das personagens que mais sofre no jogo, e aquela que mais queremos proteger.
Days Gone – O’Brian
Como dissemos, O’Brian é um funcionário da Nero e colocou Sarah dentro do helicóptero quando o mundo estava acabando.
Por sorte do destino, Deacon reencontra O’Brian e têma oportunidade de interrogá-lo sobre o que aconteceu com Sarah depois de partirem no helicóptero. Porém, O’Brian só dará respostas se Deacon fizer algumas missões para ele.
Essas missões envolvem ouvir conversas dos funcionários da Nero, entrar em cavernas e enfrentar evoluções dos frenéticos.
Por fim, O’Brian dá algumas informações sobre onde Sarah estava e onde ela pode estar atualmente.
Days Gone – Sarah
É possível que alguns spoilers aconteçam para contar um pouco sobre Sarah, então pule esta parte se ainda não chegou ao final do jogo, ok?
Com as missões que O’Brian nos dá, ele nos conta que Sarah está morta. Porém isso não é verdade. Sarah está vivinha da silva!
Deacon vai ao seu encontro em um centro militar (sim eles ainda existem) e acaba percebendo que alguns Milicianos formaram o acampamento. Para se infiltrar, Deacon começa a fazer missões para o General Garret e sua turma de militares.
O reencontro de Deacon e Sarah acontece e – meio que sem jeito – eles começam a dar alguns jeitos de sair em missões juntos.
Days Gone – General Garret
Assim como qualquer ex-militar, General Garret é o famoso “família tradicional brasileira” que recita versículos da bíblia e acredita fielmente que o que está acontecendo com o mundo é semelhante a história da Arca de Noé.
General Garret acaba tomando diversas decisões erradas durante a sua liderança da milícia, fazendo com que muitos acabem desertando, e sendo mortos por isso.
Days Gone Metacritic
Days Gone teve nota de 71 pelo Metascore e 8.3 pelos usuários no Metacritic.
O jogo possui alguns bugs, que muitas vezes podem acabar atrapalhando o seu jogo, alguns patches de uptades tentaram resolver os problemas, mas muitas vezes acabaram apenas agravando-os.
Tirado os bugs, algumas pessoas reclamaram que o jogo é mais uma história genérica de zumbis em um mundo pós apocalíptico e que não acrescenta nada que já não tenha sido visto em outros jogos de terror e sobrevivência.
Em um primeiro momento acabei concordando e pensando que seria apenas mais uma cópia de The Last of Us ou Resident Evil, mas o desenvolvimento, cenários, jogabilidade e história, acabaram me conquistando como jogadora.
Days Gone vale a pena?
Diante de muitos problemas com um enredo pra lá de manjado, Days Gone acrescenta um degrau a mais na história dos jogos de sobrevivência. A preocupação constante com gasolina para a nossa moto, ou munição para nossas armas, é algo extremamente fiel ao que aconteceria na vida real. E isso pode ser muito chato depois de um tempo de jogo.
Não que eu ache que ficar procurando por combustível tenha sido algo pedante, eu adorei o fato dos desenvolvedores trazerem este nível de realismo ao jogo. Porém, eles poderiam deixar o jogo ainda mais real adicionando elementos como fome e exaustão em alguns momentos. Estes dois últimos pontos são poquíssimos explorados dentro dos jogos de sobrevivência e poderiam render momentos desconfortáveis aos jogadores.
Tem algo melhor do que colocar os gamers fora da zona de conforto?
E por falar em sair da zona de conforto, preciso contar como foi a minha experiência com as hordas de frenéticos.
As hordas de Days Gone
No começo do jogo, encontramos um frenético ali, outro aqui. Muitas vezes conseguimos facilmente correr e fugir deles. É fácil passar com a sua moto ao lado deles e simplesmente ir embora.
As coisas pioraram ao ser apresentada aos ninhos de frenéticos. Confesso que tive muita dificuldade em acabar com o ninho que fica a caminho do acampamento Hot Springs, e me senti uma vitoriosa ao botar fogo em todos os 4 ninhos que tinham lá depois de morrer trezentas vezes.
Imagine a minha surpresa ao me deparar com a primeira horda de frenéticos do jogo? Senti meu coração extremamente acelerado, dei um pause e fui tomar uma água. Ah que sorte que ainda dá pra pausar, que ainda é um jogo, não é mesmo? Pois bem, eu pensei a mesma coisa.
Fiquei horas planejando como eu atacaria aquela horda. Coletando todo tipo de explosivo que eu conseguia achar e decorando caminhos que poderia usar para fugir.
Horda de Frenéticos e teste para cardíacos
Nem preciso dizer que eu morri tantas vezes que até perdi a conta, né? Mas em nenhum momento enfrentar as hordas de frenéticos me deixou com raiva, apenas medo, pânico, terror e outros adjetivos.
Comecei a imaginar aquela situação na vida real e agradeci pelo jogo não ser em realidade virtual, com certeza eu não jogaria rs.
Enfrentar as hordas de frenéticos é uma experiência única e inesquecível. Fale o que quiser, mas matar 481 frenéticos na horda de serraria não é nada parecido com os outros jogos que já jogamos.
Sim, 481 frenéticos, eu contei um por um! (Mentira, eu peguei a orelha de cada um dos que matei nessa parte).
Acabar com uma horda gigantesca correndo atrás de você com sede do seu sangue enquanto você tenta recuperar seu fôlego e buscar itens para criar bombas explosivas, é algo sensacional e que eu recomendo como um bom teste de coração para cardíacos!
Ao concluir estas missões, você terá o sentimento de que é invencível. O medo dos ninhos passa, as missões deixam de ser stealth, você se sente o Rambo do pós apocalipse.
Apesar do clichezão de “salve a donzela em apuros” ou “sobreviva no meio desse monte de monstros”, as hordas são um elemento único de Days Gone.
Days Gone Preço
Recentemente, Days Gone ficou de graça na PSN Plus de Abril 2021! Foi exatamente esta oportunidade que me fez conhecer este jogão incrível e que com certeza entra como um dos grandes jogos que finalizei.
Mas, caso você tenha perdido a oportunidade de pegar o jogo gratuitamente na PSN Plus, você ainda pode comprá-lo por mais ou menos R$89,90 para PS4!
Days Gone PC
Em 2021, Days Gone chegou para os PCs e com isso esperamos muitos mods e bugs engraçados recheando a internet. Você pode comprar o jogo pela Steam ou pela Epic, por aproximadamente R$200,00.
Vale dar uma conferida nos requisitos para jogar Days Gone pois, caso você tenha um PC da Xuxa como o meu, pode acabar ficando na mão!
Requisitos Mínimos para Days Gone:
Sistema operacional: Windows 10 (64 bits);
Processador: Intel Core i5-2500K 3,3 GHz ou AMD FX 6300 3,5 GHz;
Memória RAM: 8 GB;
Placa de vídeo: Nvidia GeForce GTX 780 3GB ou AMD Radeon R9 290 4GB;
DirectX: 11;
Armazenamento: 70 GB disponível (SSD recomendado).
Days Gone Mapa Completo
O mapa de Days Gone é enorme e sempre têm algo rolando a cada “esquina”. Você pode encontrar casas para vascular, salvar pessoas que estão sendo perseguidas por frenéticos, matar hordas ou acabar com ninhos e até mesmo passar por emboscadas de inimigos.
Abaixo o mapa completo de Days Gone para apreciação:
Tempo de duração de Days Gone
Para a história principal, você levará em torno de 40 horas caso esteja jogando no modo normal! Porém o jogo oferece muitas missões segundárias, o que pode aumentar o tempo de duração do jogo para aproximadamente 60 horas (ou mais).
Apesar das críticas negativas à Days Gone, muitos fãs ficaram no aguardo de uma continuação da história.
Controles de Days Gone
Para facilitar, dividimos os controles para quando você estiver de moto e quanto estiver a pé.
Controles Days Gone de Moto
Virar / Empurrar | Analógico esquerdo |
Mover câmara | Analógico direito |
Foco | R3 |
Travar / Recuar | L2 (segure para recuar) |
Apontar | L1 (segure) |
Disparar (ao apontar) | R1 |
Farol | Direcional para baixo |
Detonador | Direcional direito |
Acelerar | R2 (segure) |
Derrapar | Bolinha |
Montar / Desmontar / Recarregar | Quadrado (segure para desmontar) |
Nitro | X (segurar) |
Diário / Inventário / Mapa / Habilidades | Painel tátil |
Controles Days Gone a pé
Andar | Analógico esquerdo |
Correr | L3 |
Mover câmara | Analógico direito |
Visão de sobrevivência | R3 |
Subir / Trocar de ombro (ao apontar) | X |
Recarregar | Quadrado |
Agachar / Deslizar | Bolinha |
Trocar de arma / Especial | Triângulo / Especial (segure) |
Diário / Inventário / Mapa / Habilidades | Painel tátil |
Apontar | L2 (segurar) |
Disparar (ao apontar) / Corpo a corpo | R2 |
Roda de sobrevivência | L1 (segurar) |
Binóculos | Direcional para cima |
Detonador | Direcional direito |
Curar | Direcional Esquerdo (segurar) |
Lanterna | Direcional baixo |
Vamos ter Days Gone 2?
Infelizmente, até o momento desta postagem, a resposta é não. Não teremos Days Gone 2!
Uma continuação foi enviada para a Sony, que recusou o projeto e decidiu optar por produtoras de jogos mais conhecidas, com títulos que vendem mais.
Inclusive, este foi um ponto de crítica do diretor criativo de Days Gone aos fãs de jogos. Ele diz (em tradução livre) que os jogadores devem apoiar novos jogos e comprá-los com o preço cheio. Segundo ele, as compras com descontos ou fora do lançamento fazem com que jogos realmente bons não tenham continuações. Isso sem contar na pirataria, um grande problema que os jogos enfrentam e que acaba prejudicando à todos.
A proposta de Days Gone 2 teria que ser muito melhor do que apenas um jogo cooperativo e multiplayer, como foi apresentado para a Sony. A história teria que ter um gancho muito bom para poder existir uma continuação, algo que realmente é difícil de desenvolver.
Compra de jogos no preço cheio
E sobre a compra de jogos no preço cheio? Realmente é culpa dos gamers que os jogos não tenham uma continuação? Somos os culpados de não haver Days Gone 2?
Eu acho que o problema da compra dos jogos em promoções ou até mesmo os downloads piratas não, muitas vezes, político e econômico. Cá entre nós, os preços dos jogos estão absurdos. Comprar um PC Gamer se tornou uma tarefa impossível e, no meio de uma pandemia, as vezes damos preferências por comprar outros itens… como comida, roupas e coisas essenciais.
Então colocar a culpa dos jogadores por não haver uma continuação de Days Gone 2, é muita presunção da parte dos desenvolvedores e diretor.
Porém, se assim como eu, você adorou o jogo e gostaria de uma continuação, uma petição online para Days Gone 2 está rolando por ai e faltam 60 mil assinaturas para o pedido ser enviado à Sony. Você pode assinar a petição de Days Gone 2 clicando aqui.
Days Gone tem multiplayer?
Infelizmente Days Gone não possui um modo online. Ao zerar o jogo você poderá se divertir nos desafios de Days Gone (alguns bastante difíceis).
Estes desafios podem estender as horas de jogo e trazer bastante diversão
Days Gone tem quantos finais?
Ao chegar no final do jogo, você pode se perguntar se haveria um final alternativo em Days Gone. A dúvida acontece principalmente pois muitas pontas ainda estão soltas.
A verdade é que existe apenas um final em Days Gone e ele não acontece quando finalizamos todas as missões. Se você continuar andando e fazendo missões paralelas, receberá uma ligação e mais missão, onde você se deparará com o final real de Days Gone.
Saiba mais sobre o final secreto de Days Gone!
Crítica de Days Gone
Diferente do diretor do jogo, eu agradeço a oportunidade de ter baixado “gratuitamente” (pois o serviço da PSN Plus é pago) o jogo. Eu não teria colocado ele na minha lista de compras mesmo com um preço bem abaixo dos outros jogos. Tudo isso por que o meu preconceito com o jogo falou mais alto e mais rápido que o meu cartão de crédito.
Sem a chance de jogá-lo de graça, eu não saberia o quanto ele é bom. E não, eu não daria um tiro no escuro e compraria um jogo no “preço cheio” para depois morrer de arrependimento se o jogo fosse horrível. Sim Cyberpunk, estamos falando de você.
Jogando Days Gone eu percebi que uma continuação realmente cairia bem, se fosse uma história amarrada com os personagens apresentados. Ainda temos muitos pontos não finalizados no primeiro jogo, como a cura para a infecção dos frenéticos, por exemplo.
Outros elementos poderiam ser implementados em Days Gone 2, como a possibilidade de lidar com hordas em dupla (algo que ajudaria bastante).
Caso você tenha uma chance de comprar Days Gone, ou jogá-lo na casa de um amigo, faça-o! Enfrente uma hora, conheça as mecânicas apresentadas no jogo e veja que elas funcionam até que bem.
O jogo Days Gone é bom e nos proporciona horas de atividades frenéticas – com o perdão do trocadilho – em um mundo de sobrevivência que pode até parecer com algo que você já viu antes, mas que no fundo tem um algo a mais.
Quem Teve O Surto do Dia
- Eu sou a Fabi! Formada em Marketing Digital, com Pós Graduação em Psicopedagogia. Minha paixão é jogar vídeo games e falar sobre isso aqui no Surto do Dia, no Tiktok e as vezes no Youtube.
Últimos Posts
- 28 de novembro de 2024GamesR36S Vale a pena comprar este Console Portátil?
- 17 de setembro de 2024GamesJogos de Tabuleiro para Iniciantes
- 4 de julho de 2024GamesJogos de Tiro em Primeira Pessoa (FPS): Um Guia Completo
- 4 de julho de 2024Dicas e TruquesComo Jogar Guitar Hero no Fortnite: Guia Completo