Os recentes Spoilers de The Last of Us 2 trouxeram à tona um problema que já havia sido relatado por funcionários da Naughty Dog. A prática de CRUNCH para finalizar um jogo no tempo determinado, evitando adiamentos.
Os Spoilers de The Last of Us 2 vazados no dia 26/04/2020 despertaram a curiosidade dos fãs que quiseram saber o enredo do jogo.
O vídeo também abriu espaço para discussões sobre quem havia feito os vazamentos de spoilers e suas motivações.
Lançamento de The Last of Us 2
Como fã da Naughty Dog desde a época de Crash Bandicoot, estava esperando ansiosamente pelo lançamento de The Last of Us parte 2 quando um belo dia entrei nas redes sociais e recebi uma enxurrada de supostos spoilers vazados do jogo.
Em um primeiro momento, a curiosidade falou alto para saber como seria o final da trama de Ellie e a busca pela cura dos infectados.
Apesar de ter assistido aos spoilers, até porque quis entender melhor o que estava acontecendo, não senti que a minha experiência no jogo teria sido afetada. Vou explicar porquê!
The Last of Us – Um jogo histórico
The Last of Us foi lançado em Junho de 2013, época em que estávamos aguardando ansiosamente pelo lançamento do Playstation 4 e pensando em todas as possibilidades que o console da oitava geração poderia trazer ao público.
Para mim, The Last of Us foi um tributo ao Playstation 3, colocando toda a capacidade gráfica do console à prova e permitindo que nós, Sonystas, pudéssemos nos despedir propriamente dessa geração.
Sim, eu sei que você vai comentar que muitos outros jogos continuaram sendo lançados para Playstation 3 – até mesmo Grand Theft Auto V ainda aproveitou a onda dos jogadores de PS3.
Eu entendo perfeitamente seus argumentos!
Porém… Temos que concordar que a experiência de GTA V no Playstation 4 é completamente diferente do que no console antigo – tanto em questão de gráficos quanto às opções de missões no modo online.
Além disso, GTA V foi lançado em Novembro de 2013, apenas 3 meses depois do lançamento do Playstation 4.
Apesar de existir uma versão para Playstation 3, sua estréia foi “segurada” até o lançamento do novo console por um motivo!
De qualquer forma, The Last of Us é exatamente o que precisávamos na época em que foi lançado. Sinto que estávamos carentes de histórias realmente inovadoras, de tirar o fôlego e nos prender por horas na frente da televisão.
Aliás, é muito discutível (e talvez assunto para um outro momento) o fato dos jogos terem mudado drasticamente o seu enredo, focando mais nas competições online e ignorando completamente uma parcela do público que realmente se importa com a história e modo singleplayer.
E é exatamente por isso que The Last of Us trouxe aos antigos gamers a sensação de se envolver com uma história bem construída, com personagens que nós realmente nos importamos. Com uma saga pela cura e salvação da humanidade e questionamentos sobre um vírus muito maior do que os próprios infectados do jogo: a raça humana e seu egoísmo.
Me lembro até hoje quando joguei os últimos momentos da história de The Last of Us e – alerta de spoiler – pausar o jogo no exato momento em que descobri que Ellie – a cura para a infecção – deveria morrer para que seu sangue fosse estudado.
Lembro que pensei em todo o dilema moral dessa decisão e agradeço muito à Naughty Dog não ter deixado nas minhas mãos o futuro de Ellie. Pois eu realmente teria sofrido muito com essa decisão.
Essa sensação de apego e carinho pela Ellie e Joel é algo que há muito tempo não havíamos sentido por algum outro personagem de jogo. Claro que Nathan Drake tem um carisma a parte e você quer ajudá-lo, eu também sinto isso. Gostamos de Kratos por toda a sua história e queremos vingá-lo… Mas você consegue lembrar e citar algum personagem do qual você realmente se importou com o destino e história? Algum jogo que você finalizou e perguntou a si mesmo o que viria a seguir? Isso é exatamente o que a Naughty Dog fez com The Last of Us parte 1.
Inclusive, desafio alguém que não tenha se emocionado com a cena da girafa ou até mesmo quando Joel perde sua filha.
Os Spoilers de The Last of Us 2 terão influência nas vendas?
A resposta mais objetiva é… SIM! Porém, o impacto nas vendas de The Last of Us 2 pode ser positivo, surtindo efeito contrário de quem fez os vazamentos da gameplay!
A minha impressão é que os fãs de The Last of Us continuam com o hype do jogo mesmo após o vazamento dos spoilers. Aqueles que tenham visto um spoiler ou outro continuam com vontade de jogar a aventura que a Naughty Dog preparou para nós.
Até porque o vazamento de cutscenes do jogo não tira a adrenalina de viver a história, coisa que sentimos durante The Last of Us 1.
Aliás, eu já sabia o final de The Last of Us antes mesmo de jogá-lo. Isso não me impediu de sentir raiva, emoção e (muito) conflito interno durante as cenas finais do jogo!
O comprometimento da Naughty Dog na criação de um jogo que realmente nos emocione é o que pode segurar as vendas do jogo. E os vazamentos podem até aumentar a expectativa dos fãs.
É necessário valorizar o esforço de uma empresa que tenta fazer algo além do que estamos vendo ultimamente. Uma era de jogos “descartáveis” onde o mais importante é a diversão “fast-food” de Battle Royales, por exemplo.
Por que os fãs ajudaram a espalhar spoilers de The Last of Us 2?
Desde o lançamento do primeiro trailer de The Last of Us 2, muitos fãs ficaram incomodados com o fato de Ellie demonstrar amor e ter um relacionamento com uma garota.
Muitas pessoas ficaram desconfortáveis ao ver cenas de beijos e carinhos entre Ellie e uma nova personagem do jogo, Dina.
Diferente do que muitos podem pensar, a construção das emoções de uma personagem, bem como seu histórico e motivações, é essencial para deixar a trama ainda mais envolvente – e convincente. Colocar um par romântico para a Ellie nos deixa ainda mais “tensos” com a necessidade de fazê-la sobreviver a qualquer custo.
Além do amor que Joel sente por ela. Ellie também ama uma pessoa, e The Last of Us pode ser sim um jogo de sobrevivência no mundo pós apocalíptico. Mas também é uma história sobre amor e esperança.
Joel não permitiu que Ellie morresse para se tornar a cura, pois ele a ama como uma filha. E está tudo bem com isso, nós aceitamos bem o final de The Last of Us.
Nada mais justo do que outras pessoas também amarem Ellie e sua história. E além disso, desejarem protegê-la, assim como eu, você, seus amigos e Dina!
A minha teoria sobre os vazamentos de spoilers de The Last of Us 2 serem propagados por supostos fãs do jogo se dá exatamente pelo preconceito de Ellie namorar uma garota.
Algo que parece muito uma história que aconteceria em um mundo pré apocalipse, não é mesmo?
Como o amor entre duas pessoas incomoda muita gente, não era de se esperar uma atitude diferente de alguns “fãs” de The Last of Us.
Porque foram vazados spoilers de The Last of Us 2? Quem vazou os Spoilers?
Ainda é incerto que uma pessoa específica tenha feito o vazamento dos spoilers de The Last of Us 2. Porém, especula-se sobre a prática comum de CRUNCH dentro dos estúdios da Naughty Dog. Algo que já havia sido denunciado durante a produção de Uncharted 4 e acabou vindo à tona novamente com a finalização de The Last of Us 2.
Muitos dizem que os spoilers foram vazados por um ex-funcionário da Naughty Dog que, após ser demitido, resolveu tentar acabar com o hype do lançamento do jogo.
Como não há nada confirmado até agora, os fãs trabalham apenas com suposições enquanto aguardam o lançamento do jogo, previsto para 19 de Junho de 2020.
Independente dos motivos pelos quais alguém fez o vazamento de spoilers de The Last of Us 2, precisamos ir a fundo dos motivos pelos quais esta pessoa, ou grupo de pessoas, o fez.
E todos os indícios apontam para a prática de CRUNCH.
O que é CRUNCH?
A palavra CRUNCH significa (em tradução livre) fazer horas excessivas de trabalho para a finalização de um projeto na sua data prevista. É uma prática muito comum em diversas empresas, não somente em desenvolvedoras de jogos.
A Naughty Dog foi acusada de incentivar a prática de CRUNCH para o lançamento de seus jogos dentro da data estipulada, chegando a “fazer” seus funcionários trabalharem por dias seguidos sem condições humanas para tal.
Há relatos de funcionários que tiveram de ser internados após terem uma crise de burnout (exaustão emocional) após terem trabalhado por horas a fio.
Polêmicas na Naughty Dog
Muitos ex-funcionários confirmam as especulações sobre práticas de CRUNCH da empresa mas ressaltam que não é obrigatório, apesar da equipe se sentir obrigada a praticá-la.
Recentemente, uma entrevista feita com funcionários e ex-colaboradores da Naughty Dog mostrou que a prática de CRUNCH não era obrigatória mas sim incentivada pelos outros funcionários da equipe.
O desenvolvimento de um jogo depende de diversas áreas que funcionam como engrenagens. Em resumo, se uma engrenagem não gira, o resto da equipe fica parada esperando ela voltar a funcionar.
Alguns funcionários relatam que trabalharam mais de 80 horas semanais no desenvolvimento dos jogos da Naughty Dog e os funcionários que não faziam parte da equipe principal eram mal tratados e vistos como descartáveis.
É muito comum um novo desenvolvedor de jogos sentir a necessidade de fazer CRUNCH para entregar seu trabalho. Seu salário é igual ou um pouco superior a um salário mínimo, enquanto as horas extras são mais bem pagas. Algo que se torna muito atraente para qualquer pessoa que precise pagar suas contas.
Além disso, novos desenvolvedores de jogos precisam se destacar em meio a competição do mercado de trabalho, o que faz com que eles acabem se submetendo às más qualidades oferecidas por algumas empresas.
A prática de CRUNCH da Naughty Dog
Acredito que a discussão da prática CRUNCH vai muito além do esforço de uma equipe para finalizar um projeto a tempo. CRUNCH para mim é exatamente como vivemos os dias atuais. Correndo para entregar nossos trabalhos com medo de sermos substituídos por alguém melhor e mais rápido. E é exatamente isso que a Naughty Dog tem tentado fazer.
The Last of Us foi um jogo com história épica, lançado por uma empresa que havia se esforçado para voltar aos holofotes após os sucessos de Crash Bandicoot e Uncharted.
Sua continuação merece igual ou maior sucesso e poderia tomar o tempo que fosse necessário para ser desenvolvido. Pois a base de fãs já havia sido criada e é sólida.
Novamente vou colocar GTA e a Rockstar Games em comparação com a Naughty Dog. Sabemos que as sequências de GTA podem demorar anos para serem lançadas e, independente do tempo que demore, a base de fãs continuará esperando e comprará o jogo.
The Last of Us, assim como Grand Theft Auto, é único e não deve ser tratado como um Blockbuster como outros jogos.
A tentativa da Naughty Dog de estipular uma data de lançamento surreal para o jogo mais esperado do ano mostra um problema maior:
O consumismo dos dias de hoje nos levou a exigir muito de outras pessoas para a nossa diversão e prazer rápidos e descartáveis.
Devemos boicotar The Last of Us 2?
Definitivamente não! Não devemos boicotar The Last of Us 2 mas sim exigir da Naughty Dog que os próximos jogos sejam feitos sem estipular datas absurdas para serem desenvolvidos.
Devemos cobrar da Naughty Dog que trate seus desenvolvedores, estagiários e toda a equipe com bons salários. Em um ambiente realmente preocupado com as vidas destas pessoas.
Boicotar The Last of Us 2 em um momento como este, na minha opinião, só desvaloriza o árduo trabalho que toda a equipe teve para fazer o jogo e deixá-lo perfeito para os fãs.
O “estrago” emocional para o desenvolvimento de The Last of Us 2 já foi (infelizmente) feito. O mínimo que os fãs podem fazer é comprar o jogo e agradecer a equipe por todo o esforço colocado nele.
E, na minha opinião mais sincera possível… A pessoa que vazou os spoilers deveria ter pensado que estava afetando mais seus ex-colegas de trabalho do que a Naughty Dog em si.
O que podemos fazer para evitar a prática de CRUNCH da Naughty Dog está mais ligado aos próximos jogos do que um jogo em fase de pré-lançamento. Não concorda?
Quem Teve O Surto do Dia
- Eu sou a Fabi! Formada em Marketing Digital, com Pós Graduação em Psicopedagogia. Minha paixão é jogar vídeo games e falar sobre isso aqui no Surto do Dia, no Tiktok e as vezes no Youtube.
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