Óleos essenciais podem ser a chave de como recuperar olfato perdido após a Covid-19. Por meio da Fisioterapia Olfatória, é possível estimular o cérebro em determinadas áreas responsáveis por esse sentido. Entenda melhor a seguir!
Por que o coronavírus causa perda de olfato?
Segundo o cientista aromatólogo, Fábián László, “a perda de olfato ocorre porque no nariz existe uma grande quantidade de um tipo de receptor onde o coronavírus se acopla, a Enzima Conversora de Angiotensina 2 (ECA2). Na medida em que o vírus vai se instalando, ele vai promovendo a destruição desses receptores, ocasionando a perda progressiva do olfato”.
Como recuperar olfato perdido após Covid-19?
O especialista explica que é preciso treinar para recuperar o olfato, e isso pode ser feito por meio da Fisioterapia Olfatória.
“Ela pode estimular o cérebro a promover a neurogênese na zona subventricular e no bulbo olfatório, regiões responsáveis pela produção de novos neurônios. Na zona subventricular, por exemplo, são produzidos cerca de 10.000 a 30.000 novos neurônios ao dia. É possível induzir o corpo a estimular esses novos neurônios que migrarão para o bulbo olfatório, onde uma pequena parte se tornarão células neurais ativas que depois, ao chegarem no nariz, irão refazer as áreas onde o olfato foi perdido pela morte de neurônios devido ao ataque da Covid”, detalha.
A Fisioterapia Olfatória atua por meio de óleos essenciais, isso porque alguns são comprovadamente promotores da neurogênese.
“Uma forma simples de fazer o exercício é colocar duas ou três gotas de algum óleo essencial nas mãos, esfregar e aproximá-las do nariz, inalando o conteúdo por um minuto. Durante esse tempo, mentalmente a pessoa deve se esforçar em perceber o aroma”, explica Fábián.
É possível ainda alternar entre três ou quatro tipos de óleos para treinar o olfato. Segundo o especialista, isso serve “para testar o cérebro a reconhecer de novo os cheiros e assim retomar a capacidade olfativa”.
O exercício de como recuperar o olfato após a Covid-19 deve ser feito ao menos duas ou três vezes ao dia. Porém, tenha paciência. “Não será na primeira vez que, quem perdeu o olfato, perceberá de imediato o aroma em suas mãos. Mas, com persistência e continuidade dos exercícios olfatórios, essa percepção começará a surgir gradualmente, se intensificando”, comenta.
“O tempo para os novos neurônios migrarem para a área olfativa no nariz pode demorar de um a três meses. Por isso, quanto antes iniciar o estímulo, melhor”, complementa o cientista aromatólogo.
Óleos essenciais que ajudam a recuperar o olfato

- lavanda;
- bergamota (além de outros óleos ricos em linalol);
- laranja (rico em limoneno);
- turmérico (rico em ar-turmerona);
- sândalo-amyris (rico em b-eudesmol);
- hortelã-pimenta;
- alecrim;
- eucalipto-glóbulos;
- pachouli;
- cravo-da-índia;
- café-torrado;
- ylang-ylang;
- gerânio.
Procure um especialista no assunto para saber mais e comece a fazer o exercício em casa de como recuperar olfato perdido após a Covid-19!
Aproveite e leia também sobre massagem terapêutica para ajudar seu corpo e sua mente.
Quem Teve O Surto do Dia

- Eu sou aquela que é sempre a do contra. Enxergo valor nas pequenas coisas e gosto de pessoas engraçadas. Amo chocolate, uma praia com os amigos, futebol e surf. Gosto de filmes e séries de suspense, investigação, comportamento e drama. Sou formada em Jornalismo e um pouco sincera demais.
Últimos Posts
- 3 de junho de 2023Seriados da Netflix4ª temporada de Manifest — Saiba tudo sobre!
- 10 de janeiro de 2023FilmesQual a história do filme Jaula da Netflix? Veja explicação!
- 6 de janeiro de 2023Comportamento6 dicas de livros inspiradores da BibliON, a biblioteca gratuita on-line do Estado de São Paulo!
- 5 de janeiro de 2023Nutrição6 alimentos detox — hora de desintoxicar depois do ano novo