Vira e mexe minha noiva me pergunta como eu fui me meter em determinadas “enrascadas da vida”. Seja uma entrevista da qual eu – definitivamente – não estava preparada para participar, um freela sobre um assunto do qual eu não estava 100% pronta para tratar… Enfim, a lista de coisas que eu me meti e me dei mal é realmente enorme.
Algumas pessoas podem até dizer que essa atitude só prova que eu não tenho medo de fracassar. Mas… e se eu te dissesse que é exatamente o contrário?
Eu morro de medo do fracasso! Descobrir que eu fracassei em algo é quase tão doloroso quanto lembrar que já fui traída por pessoas que eu confiava muito. A dor é tão intensa quanto!
Recentemente eu fracassei de novo. Eu me sentia completamente preparada para onde eu estava me metendo e passei dias estudando, lendo, pesquisando sobre tudo que seria necessário para a minha nova empreitada.
Hoje, recebi a devolutiva sobre a minha proposta e… “Agradecemos seu contato mas no momento não estamos interessados”… “Quem sabe um dia”, e todas aquelas outras frases tão frustrantes quanto descobrir feijão no pote de sorvete.
Esses tipos de fracassos, daqueles que doem por que você sabe que estava pronta e queria tanto fazer parte, doem demais.
O que fazer quando fracassamos?
Muitas vezes fico feliz em fracassar pois penso que foi um livramento. Quase como se alguma força maior percebesse que eu estava me metendo em uma fria da qual não daria conta e isso acabaria me dando mais ansiedade do que eu já tenho.
Algumas pessoas dizem que você só consegue ter sucesso depois de fracassar muito. Pode até ser verdade. Acho que depois de receber tantos nãos, o medo de fracassar se torna um pouco menor, menos doloroso, talvez até mais aceitável.
Porém, eu gostaria que algumas coisas realmente funcionassem no meu tempo, algo que nunca acontece.
Acho que fracassar dessa vez, me fez perceber que eu tenho que ter mais foco no objetivo final. Aquele objetivo final que eu realmente não sei qual é, mas quero alcançá-lo de qualquer jeito.
Atirar para todos os lados em uma guerra não seja a melhor estratégia. Mas confesso que nesse jogo da vida, eu sou uma péssima estrategista, mas uma excelente executadora.
E depois que eu fracassei, o que eu faço?
Espero que este artigo sirva como um lembrete de que fracassar as vezes é um bom sinal. Para que você pare e pense se é realmente isso que você quer para a sua vida. E se a resposta for sim, eu serei a primeira pessoa a te incentivar a continuar tentando.
E talvez o seu medo de fracassar vai te ensinar a ser cauteloso nas próximas vezes que uma proposta irresistível aparecer na sua frente.
Pare de atirar para todos os lados e realmente coloque no papel o que realmente você quer. Qual seu objetivo maior e quais são as micro metas que vão fazer você alcançar este objetivo?
Talvez o fracasso esteja acontecendo de novo e de novo por que você está querendo pular degraus extremamente necessários para a sua escalada. Mesmo que você não queira admitir isso para si.
Quem Teve O Surto do Dia
- Eu sou a Fabi! Formada em Marketing Digital, com Pós Graduação em Psicopedagogia. Minha paixão é jogar vídeo games e falar sobre isso aqui no Surto do Dia, no Tiktok e as vezes no Youtube.
Últimos Posts
- 4 de julho de 2024GamesJogos de Tiro em Primeira Pessoa (FPS): Um Guia Completo
- 4 de julho de 2024Dicas e TruquesComo Jogar Guitar Hero no Fortnite: Guia Completo
- 4 de julho de 2024Dicas e TruquesOs 10 Melhores Jogos Mobile da Atualidade
- 4 de julho de 2024Dicas e TruquesJogos de Estratégia e Tática: Planejamento e Decisões Cruciais