Este poderia ser mais um artigo falando sobre a história de GTA Vice City, mas não é. Esta é uma carta de agradecimento à um jogo que marcou a minha infância.
GTA Vice City
Sim, eu sei que grande parte das pessoas teve seu primeiro contato com GTA ao jogar o saudoso e – indiscutivelmente melhor GTA de todos os tempos – San Andreas.
Não tiro o mérito de melhor e mais revolucionário jogo de PS2 do San Andreas e de CJ, o personagem mais marcante e carismático de toda a saga GTA.
Mas não posso deixar de dizer o quanto GTA Vice City tem um lugar especial no meu coração, e no coração de muitos fãs que são um pouco mais velhos.
Honestamente, eu nem me sinto apta para falar de GTA Vice City, pois tenho medo deste simples artigo ser injusto com a imensidão de boas sensações e lembranças que este jogo me trás.
Entretanto, recentemente uma promoção foi lançada na PSN e pude aproveitar para comprar GTA Trilogy que, para quem não sabe, são os três primeiros jogos 3D da saga: GTA Liberty City, GTA Vice City e GTA San Andreas.
E por mais que eu já tenha todos estes jogos no meu PS2, no celular e no emulador do PC, não achei que seria perda de dinheiro comprá-los também para PS4.
Como é jogar GTA Vice City?
Uma vez eu tentei explicar o que era GTA para uma pessoa leiga no mundo dos jogos. Descobri que nem mesmo uma infinidade de vídeos, trailers ou histórias pessoais poderiam mostrar a imensidão desta série de jogos.
Então não tentarei explicar para você o que é GTA. Só quem viveu sabe!
Posso dizer que para mim, jogar GTA Vice City sempre me trouxe sensações boas. Muito disso se dá pois eu havia acabado de passar por situações muito ruins na infância e – no auge dos meus 7 anos – descobri esta maravilha que me tirou de uma realidade bem infeliz.
Tive momentos muito felizes na minha infância, dos 7 à 12 anos, enquanto eu vivia imersa no mundo dos jogos e recuperava um pouco da minha inocência.
É engraçado falar de inocência em um artigo sobre GTA e – consequentemente – Rockstar Games. Mas eu realmente entrei naquele mundo e poderia andar de um lado para outro no mapa, sem nem sequer precisar olhar para o radar.
Sim, eu conhecia o mundo de GTA Vice City melhor do que eu conheço o mundo real. E isso para mim, era algo mágico.
GTA Vice City: Antes e depois, o que mudou?
Imagine a minha surpresa ao descobrir (aproximadamente 20 anos depois) que eu ainda lembro de frases e principalmente do nome de TODOS OS VEÍCULOS do jogo?
Eu nem gosto de marcas e modelos de carros na vida real. Mas por razões inexplicáveis, conheço todos os carros de GTA Vice City. Talvez porque eu tenha zerado ele inúmeras vezes, e jogado quase todos os dias da minha infância.
É engraçado como a memória da gente funciona. Eu mal me lembro o que almocei na segunda passada. Mas lembrar que um Infernus é o melhor carro do jogo e que uma moto Faggio é a minha favorita (apesar de adorar andar com uma Freeway), é simplesmente incrível.
Então, nos meus mais velhos 26 anos, me vi sorrindo igual uma criança de 7 ao fazer uma simples missão de entregar pizzas. Algo que infelizmente não temos nos outros GTAs.
Ir ao shopping, trabalhar como motorista de ônibus, dirigir um carrinho de golfe, ir até o Malibu Club, eram coisas que eu fazia diariamente no jogo durante a minha infância. E eu era feliz para c#%!#!
Fiquei imersa na história de GTA Vice City por bastante tempo para saber que é um jogo grandioso, revolucionário e também bastante violento.
Me lembro é de acordar muito cedo, pegar meus headphones, plugá-los na TV e torcer para não acordar ninguém. Afinal, jogar GTA Vice City na minha idade, era algo um tanto quanto polêmico.
GTA Vice City: a minha experiência
Eu não quero entrar no mérito de restrição de idade para determinados jogos, eu nem tenho conhecimento científico para falar sobre isso. Mas posso dizer que os momentos em que eu dirigia, fazia minhas missões e ouvia aquelas músicas… Aquilo me fazia muito bem.
Eu estava em outro mundo, resolvendo os problemas de outras pessoas e, principalmente, me sentindo importante e poderosa. Eu realmente podia resolver os problemas que apareciam na minha frente. Coisa que – até hoje – não conseguimos resolver completamente na vida real.
Aliás, tempos depois de jogar GTA Vice City, acabei descobrindo que a cópia pirata que eu tinha para PS2 veio com músicas completamente diferentes das do jogo original. Houve até uma discussão com um colega que jurava que Michael Jackson tocava nas rádios, enquanto eu tinha certeza absoluta de que não.
Afinal, eu perdi a conta de quantas vezes zerei GTA Vice City e do quanto eu conhecia cada palmo daquele jogo e de suas músicas. Quem diria que eu estava errada no final das contas?
Para me dar um desconto, eu não fazia ideia de que cópias de jogos poderiam ser modificadas. Então eu realmente achei que eu e meu colega estávamos falando de dois GTAs completamente diferentes.
Pensando bem, talvez GTA Vice City tenha sido o primeiro jogo que eu realmente zerei na minha vida. E por isso – e tantas outras coisas – ele ocupa um lugar muito especial.
Isso sem falar dos códigos… Ahhh os códigos!
A gente tem um post exclusivo falando dos Códigos de GTA Vice City para PS4, vai lá conferir!
GTA Vice City envelheceu bem?
Infelizmente ou não, a Rockstar Games não está preocupada em fazer remake dos seus jogos.
Isso é excelente pois teremos sempre histórias frescas para serem exploradas. Mas ao mesmo tempo é ruim pois, sem os remakes, jogadores mais novos perdem a chance de conhecer jogos simplesmente sensacionais.
Os gráficos de GTA Vice City para PS4 não são bons. A jogabilidade é muito estranha e me faz perguntar se tudo era assim há 20 anos atrás no PS2.
Talvez eu esteja acostumada a andar e mexer com a câmera ao mesmo tempo. Ou até mesmo ter gráficos de primeira linha, tão realistas que parecem filmes em 4K. Mas nada que uma boa partida dos jogos antigos não me faça voltar a adorá-los.
Porém, gráficos não tão bons e jogabilidade um tanto quanto travada, nunca foram e nunca serão um problema para mim.
Para não ser completamente injusta, GTA Vice City sofreu algumas alterações gráficas para se adaptar ao PS4. Nada drástico, pois tomaria muito tempo da Rockstar – e sabe-se lá o que eles andam aprontando, não é mesmo?
GTA Vice City: Vale a pena comprar nos dias de hoje?
Caso queira conhecer um excelente jogo, com uma ótima história e que se passa em uma representação quase 100% fiel à Miami… GTA Vice City vale mais do que a pena.
Para os fãs de GTA que apenas tiveram a oportunidade de jogar o GTA V ou GTA IV, convido-os a conhecer as obras primas da Rockstar Games, desenvolvidos para PS2. Você – viciado em GTA – não vai se arrepender.
Jogar GTA Vice City é quase uma obrigação para os fãs da saga GTA. É quase inadmissível ouvir que alguém adora GTA mas não conhece de onde tudo começou. Então, por favor, compre, emule, vá na casa do vizinho, faça o que for preciso, mas jogue GTA Vice City.
E não, assistir gameplays de GTA Vice City não são, nem de perto, a mesma coisa que jogar, andar pelas lindas e bem trabalhadas ruas de Vice City, ouvindo as boas e velhas rádios Fever ou Emotion.
Vai por mim, é impossível se arrepender.
Talvez você se interesse em ler este detonado de GTA Liberty City Stories!
Quem Teve O Surto do Dia
- Eu sou a Fabi! Formada em Marketing Digital, com Pós Graduação em Psicopedagogia. Minha paixão é jogar vídeo games e falar sobre isso aqui no Surto do Dia, no Tiktok e as vezes no Youtube.
Últimos Posts
- 4 de julho de 2024GamesJogos de Tiro em Primeira Pessoa (FPS): Um Guia Completo
- 4 de julho de 2024Dicas e TruquesComo Jogar Guitar Hero no Fortnite: Guia Completo
- 4 de julho de 2024Dicas e TruquesOs 10 Melhores Jogos Mobile da Atualidade
- 4 de julho de 2024Dicas e TruquesJogos de Estratégia e Tática: Planejamento e Decisões Cruciais