A série One Day at a Time é aquele tipo de programa que você assiste para descontrair durante o almoço ou até mesmo depois do expediente, para relaxar. Ela pode até falar sobre assuntos sérios, mas diverte e te faz pensar em temas dos quais você possivelmente nunca havia parado para refletir.
Hoje, O Surto do Dia vai falar se vale a pena assistir One Day at a Time da Netflix. Continue lendo!
Seriado One Day at a Time vale a pena?
Caso esteja procurando por um seriado leve, para dar boas risadas, você certamente vai gostar de One Day at a Time. Logo de início, você vai ser apresentado a família Alvarez, de origem cubana. Penélope é mãe de uma adolescente feminista e um pré-adolescente vaidoso, os três moram junto com a caricata Lydia Alvarez interpretada por Rita Moreno.
A série gira em torno das dificuldades que a família vive por serem imigrantes nos EUA, mas aborda muito mais do que esta temática. Cada episódio de One Day at a Time te faz pensar em como devemos tentar enxergar as dificuldades que os outros vivem, e como podemos ser melhor.
Cada episódio tem em torno de 25 minutos e, em sua maioria, os episódios possuem um desfecho ao final.
Elenco de One Day at a Time
Penélope, interpretada por nada mais, nada menos que Justina Machado – que fez uma excelente participação em Jane the Virgin – é uma ex-militar divorciada. Ela luta para administrar as finanças da casa, superar a separação do seu marido e lidar com as tramas adolescentes que seus filhos estão vivendo. Além disso, Penélope Alvarez tem o sonho de se formar e ser enfermeira, mas precisa conciliar o tempo entre a família e estudos.
Quando Penélope se apaixona por Max Ferraro, a série mostra claramente as dificuldades que uma mãe solteira tem ao tentar equilibrar todas as pessoas e coisas importantes em sua vida. Tendo que tomar decisões difíceis, como pensar em largar a faculdade, por exemplo.
Além de ser mãe solteira, Penélope ainda sofre de estresse pós-traumático por causa do tempo que passou servindo o exército. Com o passar da série, descobrimos que seu ex-marido nunca mais foi o mesmo após voltar da guerra, perdendo-se para o alcoolismo.
Um dos momentos mais marcantes da série é quando Penélope finalmente resolve vender o carro que era uma das últimas lembranças de seu casamento. É neste momento de dor que ela encontra uma grande amiga, que também serviu o exército e que frequenta um grupo de apoio de ex-militares.
Rita Moreno como Lydia Alvarez
Lydia Alvarez é um espetáculo a parte durante toda a série, sendo a personagem mais engraçada e cheia de personalidade. Ela possui muitos preconceitos, é uma senhora que veio fugida de Cuba em um dos momentos mais críticos do seu país.
Por ter uma vida repleta de dificuldades, ela não se sente à vontade para falar de seu passado, ou de seus sentimentos. Lydia também considera que Cubanos não precisam de tratamentos contra depressão, ansiedade e que fazer terapia é apenas para loucos.
A representação da Lydia é clara, todos nós temos uma Lydia – cheia de preconceitos e pré-concepções – na nossa vida. Porém, o que mais nos deixa feliz é ver o desenvolvimento que a personagem tem ao longo das temporadas, mostrando que ela pode não se livrar de todos os preconceitos, mas entender a necessidade de melhorar seus pensamentos.
Por ser muito católica – assim como qualquer bom latino, segundo as próprias palavras dela – algumas de suas crenças podem ser um tanto quanto antiquadas. Como por exemplo o fato de sua filha namorar um homem durante o processo de divórcio, ou até mesmo o fato de sua neta ter se declarado lésbica.
Elena Alvarez interpretada por Isabella Gomez
Sim, como se a série já não fosse repleta de ensinamentos sobre como respeitar as pessoas em suas diferentes crenças e formas, temos Elena Alvarez. Uma adolescente que está descobrindo sua sexualidade e conta para sua mãe e avó que sente atração por garotas.
A trajetória de Elena durante o processo de conhecimento da sua sexualidade é muito bem explorada. Ela tenta ter um relacionamento com um garoto e percebe que realmente não se sente atraída por eles. Porém, também mostra as dificuldades que uma garota lésbica sofre em meio a tantos preconceitos que vivemos ainda hoje.
Além de lésbica, Elena Alvarez luta pelos oprimidos de todas as maneiras possíveis. Ela adora participar de passeatas e protestos a favor dos menos favorecidos e apresenta em seus diálogos informações importantes que muitas vezes ignoramos. Algo que pode ser tratado – na maioria das vezes – com humor pelos outros integrantes da série, mas que não deixa de informar os telespectadores.
As tradições cubanas estão sempre sendo apresentadas na série, como o fato da avó Lydia sempre preparar boas refeições e convidar todos que estão na casa para comer, ou até mesmo com a festa Quinceñera que Elena terá. A festa de quinze anos é um episódio marcante, uma vez que Elena não está se sentindo confortável em vestir um lindo vestido e sua avó costura então um belo terno para ela se apresentar na festa.
Victor – Interpretado por James Martinez
Porém, seu pai não aceita toda esta exposição da sexualidade e possui diversos preconceitos, achando até que Elena está passando por uma fase. Os diálogos e ações de Victor, pai de Elena, são impossíveis de ignorar, mostrando uma dura realidade que muitas pessoas vivem ao se assumirem.
Definitivamente, o apoio de Penélope significou muito para Elena, mas isso não significa que não iremos deixar de nos divertir com as dúvidas que Penélope começa a ter sobre como conversar sobre sexo e garotas com a filha. Estes momentos da série, deixam os episódios ainda mais leves e divertidos.
Alex Alvarez interpretado por Marcel Ruiz
Alex Alvarez é o filho caçula de Penélope – e queridinho da avó. Ele é extremamente vaidoso, se importando sempre em estar bem vestido, com tênis da moda e também com o cabelo sempre arrumado. É bajulado por sua avó, que vê nele traços semelhantes ao falecido esposo.
É com Alex, que Penélope precisa se reinventar e quebrar barreiras como o momento que descobre que ele está usando drogas. Ou quando descobre que ele não está tratando suas namoradas de maneira respeitosa.
Outros personagens de One Day at a Time
Após conhecer a família Alvarez, você pode pensar que eles possuem assuntos suficientes para uma série inteira. Mas você está enganado! Ainda contamos com outros personagens, tão bem construídos quanto a família e que – muitas vezes – parecem integrantes dela.
Schneider é um deles! Proprietário do prédio em que a família Alvarez vive, ele se sente em casa quando está com a avó Lydia, preparando um de seus deliciosos jantares. Schneider é rico e ex dependente de drogas. Com a família de Penélope, ele aprende o que realmente significa amor, cuidado ao próximo e o significado real de família.
Ele é extremamente carinhoso com todos os integrantes da família cubana e isso fica bem claro no episódio do hospital. Mas vamos te poupar dos spoilers!
Dr. Leslie Berkowitz é o chefe do consultório em que Penélope trabalha. Apesar de ser médico e ter bastante dinheiro, sente-se rejeitado pelas filhas, que só lembram dele para pedir dinheiro ou coisas materiais. Ele vê em Penélope e no restante da família Alvarez, a receptividade que gostaria de ter com suas próprias filhas. Ele também incentiva Penélope a terminar a faculdade para que ela trabalhe como enfermeira chefe no seu consultório.
Max Ferraro é um paramédico que se apaixona por Penélope e está disposto a largar tudo para que eles fiquem juntos. Eles passam por diversos momentos engraçados durante as tentativas de Penélope descobrir o que está procurando para o seu futuro.
One Day at a Time é bom?
Algumas séries do catálogo da Netflix nos faz pensar que não valem a pena o nosso tempo. Talvez seja o que você irá pensar ao ver One Day at a Time apresentado para você em meio a inúmeras opções de seriados de comédia. Porém, a série mistura elementos de famosas sitcoms com um delicado toque para assuntos como homofobia, sexismo, racismo e doenças mentais.
É uma série que vale a pena assistir, pois utiliza mecanismos de comédia um pouco diferentes do que estamos acostumados a ver. Como os exageros de Lydia, por exemplo.
One Day at a Time te ensina a lidar com problemas que costumamos ver no dia a dia, mas não estamos acostumados a discutir sobre. É emocionante na medida certa e explica, de maneira didática, o motivo de tanta intolerância que vivemos nos dias atuais.
Ela é delicada em todos os assuntos que toca, mas nos trás um desfecho sobre como devemos pensar sobre o que está sendo apresentado na série.
A primeira temporada conta com treze episódios e foi lançada em 2017. Em seguida, a segunda temporada, também com 13 episódios, foi anunciada pela Netflix. Sua terceira temporada, que estreou em março de 2018, também conta com 13 divertidos episódios.
One Day at a Time 4 Temporada
A série One Day at a Time teve 3 temporadas na Netflix, que anunciou seu cancelamento, não prosseguindo para uma 4ª temporada. Entretanto, a série fazia sucesso entre os hispânicos e não-hispânicos e abordava assuntos que eram muito interessantes de debater. Então a Pop TV comprou os direitos e começou a produção da 4ª temporada de One Day at a Time.
Atualmente, a série está em hiato devido a pandemia, mas as gravações irão voltar assim que a situação mundial normalizar.
Quem Teve O Surto do Dia
- Eu sou a Fabi! Formada em Marketing Digital, com Pós Graduação em Psicopedagogia. Minha paixão é jogar vídeo games e falar sobre isso aqui no Surto do Dia, no Tiktok e as vezes no Youtube.
Últimos Posts
- 4 de julho de 2024GamesJogos de Tiro em Primeira Pessoa (FPS): Um Guia Completo
- 4 de julho de 2024Dicas e TruquesComo Jogar Guitar Hero no Fortnite: Guia Completo
- 4 de julho de 2024Dicas e TruquesOs 10 Melhores Jogos Mobile da Atualidade
- 4 de julho de 2024Dicas e TruquesJogos de Estratégia e Tática: Planejamento e Decisões Cruciais