Playstation 5 Console

Tudo sobre o Lançamento do PS5: Confira o Layout e Jogos Divulgados!

Compartilhe em suas redes!

Nesta quinta-feira 11/06/2020 a Sony revelou não apenas o lindo design do PS5 como também alguns dos jogos que nos esperam na 8 geração de games! Confira tudo que aconteceu no State of Play transmitido ao vivo para todo o mundo e as opiniões do surto sobre os jogos anunciados.

State of Play da Sony

Há algum tempo, a Sony tem demonstrado cada vez mais a vontade de se separar dos eventos convencionais de games, como a E3, por exemplo, e ter os holofotes voltados apenas para a Playstation e seus jogos exclusivos. 

A apresentação do State of Play, feita através dos canais do Youtube da Sony, focou nos jogos que serão lançados para o Playstation 5 e, como a cereja do bolo, finalmente mostrou o tão esperado design do console, que agradou aos fãs com dois modelos diferentes. 

Foram apresentados dois modelos de PS5, um convencional que suportará discos como todos os outros consoles da Sony. E também um PS5 apenas com mídia digital, chamado PS5 Digital Edition. 

Com a chegada do PS5 Digital Edition muitas pessoas começam a questionar sobre os benefícios deste novo console e nos leva a pensar que esta versão será muito mais barata que a convencional, uma vez que não contará com um leitor de discos blu ray. Porém, algumas experiências com o Playstation 4 mostraram que as mídias digitais podem se tornar problemáticas uma vez que chaves secundárias começaram a ser vendidas e, algumas delas foram bloqueadas com o passar do tempo. 

Entretanto, a apresentação do Playstation 5 não focou em explicar como o Digital Edition funcionará, deixando a comunidade de fãs Sonystas com muitas expectativas e questionamentos. A única confirmação que tivemos foi do design no controle de Playstation 5 e todas as suas funcionalidades, que já haviam sido apresentadas anteriormente. 

Jogos Anunciados para Playstation 5 

A apresentação dos jogos que serão lançados para PS5 dividiu a base de fãs. Havia muita expectativa para que a Rockstar Games mostrasse pelo menos um esboço do tão esperando GTA VI, porém fomos apenas agraciados com a notícia de que GTA V Online será gratuito para os compradores do Playstation 5.

Apesar de carecer de sequências de jogos fortes, os jogos anunciados causaram burburinho e expectativas nos fãs. A apresentação também abriu espaço para desenvolvedoras menores mostrarem seu potencial com jogos que fogem um pouco de temáticas tão manjadas nos jogos atuais. Conheça agora todos os jogos que foram apresentados na State of Play!

Spider Man: Miles Morales

O primeiro jogo anunciado foi a sequência de Spider Man, que agora conta com o protagonista Miles Morales! Este era um dos jogos que já cujo anúncio já era esperado e agradou aos fãs que esperavam ansiosamente para poder ver os primeiros gráficos e jogabilidade do novo jogo.

Spider Man Miles Morales está sendo desenvolvido pela Insomniac, a mesma produtora de Spider Man para PS4. Com um jogo de grande sucesso que agradou a base de fãs do amigo da vizinhança, a sequência tende a agradar quem jogou e quem ainda pretende jogar Spider man em algum momento.

Gran Turismo 7

Todos os anos, os jogos de corrida nos surpreendem com seus gráficos ultrarrealistas, carros cada vez mais bonitos e velozes e física cada vez mais apurada. Este foi o caso de Gran Turismo 7 que aproveitará a capacidade gráfica do PS5 para brilhar os olhos dos fãs de simuladores de corrida.

Ratchet & Clank: Rift Apart

Uma das franquias mais amadas da Playstation, Ratchet & Clank anuncia sua nova sequência com gráficos ainda mais coloridos, jogabilidade extremamente dinâmica e uma grande novidade: a rapidez no carregamento do SSD do PS5 que faz com que o jogador não precise esperar por telas de loading para jogar seus jogos favoritos!

O trailer mostra a rapidez das mudanças de tela quando Ratchet viaja entre mundos. O jogo promete boas horas de diversão, assim como todos os lançados anteriormente a ele.

Project Athia

Quando o trailer de Project Athia começou a única coisa que consegui pensar era o quanto este jogo tinha de potencial para se tornar um sucesso. Desenvolvido pela Square Enix, o jogo tem todos os ingredientes para dar certo: A jogabilidade e lindos gráficos semelhantes a Tomb Raider, uma ambientação digna de Final Fantasy e um toque especial de sons que mostram o que a PS5 guardou para nós.

Project Athia parece um daqueles jogos que somos obrigados a largar o controle e admirar a paisagem e pode ser facilmente confundido com um filme.

Stray

Definitivamente este é um dos jogos que mais me deixou curiosa em conhecer a história. Não vejo a hora de poder jogá-lo e admirar toda a criação do ambiente pós apocalíptico que foi criado.

No trailer, uma das primeiras mensagens é de que os humanos foram extintos e agora o mundo é comandado por robôs. Além dos robôs, acompanhamos o caminhar de um lindo gatinho que vai mostrando mais detalhes de como o mundo está e como estes robôs vivem. 

Apesar de não ter ficado claro o gênero do jogo, os gráficos tem um toque diferente, misturando um pouco do estilo anime do Japão com as animações ocidentais. Stray parece ser um jogo que foge do que estamos acostumados a ver quando pensamos num mundo dominado por robôs.

Returnal

Em um primeiro momento, Returnal parece muito com Death Stranding! A temática do jogo gira em torno de uma mulher que está, aparentemente, sozinha. Além disso, ela parece estar em apuros uma vez que toda vez que acorda, o mundo em que vive está diferente. O trailer não conta muito sobre do que o jogo, ele parece pegar elementos de jogos como Horizon Zero Dawn, No Man’s Sky e Death Stranding é claro! Ainda não podemos afirmar muito sobre o jogo, mas seu trailer têm um visual muito bem trabalhado.

Sackboy: a Big Adventure

Talvez ninguém estivesse esperando por esta sequência, mas Litle Big Planet chegou com tudo com um novo e divertido jogo de Playstation 5. Assim como os outros jogos da série, Sackboy promete horas de aventuras com desafios divertidos para serem superados.

Seu trailer foi muito bem recebido pelos fãs e terá um universo 3D, uma novidade em relação aos jogos anteriores em 2D.

Destruction Allstars

No começo do trailer você provavelmente pensará que este é mais um jogo de luta extremamente genérico que está na apresentação do State of Play apenas para “apresentarmos um jogo do gênero de luta”. Mas olhe duas vezes pois Destruction Allstar parece uma mistura animada dos elementos de sucesso de Rocket League com o que pode ser um dos primeiros battle royales que unem carros e humanos lutando para sobreviver. 

Kena: Bridge of the Spirits

Uma das surpresas mais agradáveis do State of Play 2020, Kena Bridge of the Spirits parece incrível! Os desenvolvedores possuem experiência em animações e deixaram isso muito claro durante o trailer, onde apresentam uma linda floresta muito bem detalhada. Além disso, algo no trailer despertou a curiosidade dos espectadores: as criaturinhas pretas extremamente fofas do jogo! 

Pouco se sabe sobre tais criaturas – além da minha vontade de apertá-los, mordê-los e matá-los de tanto amor – mas é um detalhe a parte que chamou a atenção. Kena, a personagem principal, também foi desenvolvida com um trabalho gráfico muito bonito e detalhado.

Goodbye Volcano High

Com um trailer inspirados em desenhos animados do estilo de Bojack Horseman e Rick and Morty, Goodbye Volcano High será um jogo lançado tanto para PS4 quanto PS5.

Pelo trailer, não é possível entender muito sobre a temática ou como será a jogabilidade.

Oddworld: Soulstorm

Oddworld: Soulstorm é uma tentativa de ressuscitar a franquia que há muito tempo não era mais utilizada. Seus gráficos estão muito bem trabalhados e parece ser um jogo de aventura divertido.

Ghostwire: Tokyo

Ghostwire: Tokyo é um jogo que promete uma nova abordagem aos jogos de terror para a nova geração de consoles. Com jogabilidade em primeira pessoa, o personagem principal parece enfrentar espíritos em Tokyo e apresenta um sistema de combate um pouco diferente, evitando armas de fogo e usando magia. É um jogo que promete muito terror, jumpscares e uma nova perspectiva do gênero.

Jett: The Far Shore

Games com temática de exploração espacial não são meu forte, porém Jett: The Far Shore parece ser um jogo divertido para quem curte jogos com longas caminhadas em belas paisagens com uma ótima trilha sonora.

Godfall

Apesar do trailer de Godfall ter pouco mais de um minuto e meio, os fãs conseguiram ver muito sobre o modo de combate usado no jogo e principalmente seus gráficos e jogabilidade fluida.

A trilha sonora utilizada para a apresentação do trailer é um pouco peculiar, apostando no hip hop para embalar as cenas do jogo, que parece se passar na era medieval.

Solar Ash

Durante o trailer de Solar Ash a única coisa que eu conseguia pensar era em como este gênero de exploração tem ganhado força com os novos consoles e também com a chegada de desenvolvedoras menores. Muito parecido com Jorney, Solar Ash mostra pouco do que seu jogo realmente trata, mas podemos ver que será focado em movimentação de alta velocidade com gráficos muito bem desenhados. 

Hitman 3

Hitman 3 teve seu trailer repleto de frases de efeito e suspense. Mostrando gráficos impecáveis tanto em paisagens quanto na construção dos personagens, o trailer aposta em mostrar pouco do tão conhecido jogo e mesmo assim conseguiu trazer o brilho nos olhos dos fãs da franquia.

Astro’s Playroom

O jogo virá pré-instalado no PS5 e focará em mostrar todas as funcionalidades que o novo console traz aos fãs, como por exemplo seu som em 3D e sensores de movimento no controle DualSense.

Little Devil Inside

O trailer de Little Devil Inside trouxe boas expectativas para o lançamento do jogo que conta com uma mecânica RPG em um cenário provavelmente de mundo semi-aberto, onde será possível explorar os ambientes sem precisar avançar pelos cenários.

O mais curioso do trailer é mostrar dois personagens em momentos diferentes, mas que aparentemente têm uma ligação entre si.

NBA 2k21

Não há muito o que falar sobre NBA 2k21 que – na minha opinião – fez um trailer que deixou muito a desejar. Muito podia ser feito para mostrar as novas mecânicas do jogo – se é que elas existem – mas o trailer focou em apontar para a qualidade gráfica, compatível com o novo console.

Ao invés de um trailer impactante, com uma boa batida de fundo e grandes lances, NBA 2k21 aposta em mostrar apenas um jogador treinando lançamentos e suando bastante. É basicamente, só isso.

Demon’s Souls

Demon’s Souls deu início a saga Dark Souls e fez história no Playstation 3 por trazer uma jogabilidade mais difícil que o comum para os jogos atuais. Suas mecânicas de jogos serviram de base para alguns outros títulos como Sekiro e Bloodborne, por exemplo.

O game será remasterizado para Playstation 5.

Deathloop

Para não dizer que não há nada de diferente neste jogo de tiro em primeira pessoa, Deathloop trás a possibilidade de voltar alguns movimentos e refazê-los. Apesar de não ser uma mecânica nova, a manipulação temporal é pouco explorada nos jogos. 

Resident Evil Village

Durante todo o trailer de Resident Evil Village – e mesmo após o logo da franquia ter aparecido – não acreditei no que meus olhos estavam vendo. Acho que o sentimento dos fãs de Resident Evil que mais resume após ver o trailer é que será um bom jogo de terror, porém um péssimo Resident Evil. 

De fato a Capcom cisma em colocar o nome de Resident Evil em bons jogos de terror para tentar fazer com que os fãs da saga original acabem comprando. Algo que gera revolta dos fãs que estão esperando que seja um jogo relacionado ao que estávamos acostumados no bom e velho Resident Evil. 

Por fim, mais uma vez estamos com Ethan sendo enfiado goela abaixo quando temos tantos outros excelentes protagonistas dentro da geladeira esperando uma chance.

Pragmata

Também desenvolvido pela Capcom, Pragmata é um jogo com temática futurista que será lançado apenas em 2022. 

Horizon: Forbidden West

E por último, a tão esperada continuação de Horizon, um excelente jogo tanto em gráficos, história quanto jogabilidade. Horizon: Forbidden West conta com Aloy, a protagonista de Horizon Zero Dawn, que desta vez precisa descobrir o que está acontecendo com o mundo pois ele está sendo destruído novamente. 

Horizon: Forbidden West é um dos jogos mais esperados para PS5 pois criou uma enorme base de fãs com seu primeiro lançamento. 

Apesar de ser muito cedo para falar, sempre fico com um pé atrás quando temos a continuação de um jogo tão magnífico quanto Horizon. Na minha opinião, já tivemos diversos jogos que sofreram para chegar aos pés da história de seu primogênito e acabaram se perdendo no meio do caminho. Não acho que será o caso de Horizon: Forbidden West, mas teremos que jogar para chegar a uma conclusão.

O que queríamos ver no State of Play 2020

Tanto se falou em relação a capacidade gráfica do Playstation 5 que eu estava esperando ver anúncio de jogos ultra realistas usando e abusando dos gráficos como em jogos tipo Detroit Become Human, The Last of Us e Death Stranding.

Isso não foi algo muito bem trabalhado dentro do State of Play, que mostrou jogos com gráficos bem trabalhados, porém não realistas. Os jogos apresentados pareciam mais animações e isso me leva a questionar se a Sony está tentando resgatar um público que parece ter sido um pouco nas últimas duas gerações: as crianças e adolescentes.

Não que apenas crianças e pré-adolescentes joguem jogos com gráficos em estilo animação, longe de mim afirmar tal coisa, mas a sensação que tenho é que depois do Playstation 2 os jogos passaram a ser trabalhados para um público acima de 16 anos. Será que só eu tive essa sensação?

Quem Teve O Surto do Dia

Fabiane Sutiak
Fabiane Sutiak
Eu sou a Fabi! Formada em Marketing Digital, com Pós Graduação em Psicopedagogia. Minha paixão é jogar vídeo games e falar sobre isso aqui no Surto do Dia, no Tiktok e as vezes no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *