Erica Jogo ps4

Erica – O Jogo Interativo Exclusivo do Playstation 4

Compartilhe em suas redes!

O jogo Erica ficou gratuito recentemente na PSN de Julho para assinantes e despertou o interesse de muitas pessoas que nunca tinham ouvido falar neste jogo interativo. O Surto do Dia jogou Erica e quer te contar um pouco mais sobre a experiência de controlar uma personagem real em uma história de suspense com pitadas de terror.

Erica Jogo ps4

Sobre o que é o jogo Erica?

A história começa nos mostrando a infância de Erica, que vivia com seu pai, um médico de um instituto psiquiátrico. Ele conta um pouco mais sobre a mãe de Erica, que parece ter falecido. Neste momento de jogo podemos entender um pouco sobre como será a jogabilidade e dinâmica nas próximas 2 horas de imersão.

O pai de Erica diz que ela tem algo especial, assim como sua mãe. Ela pode prever o futuro. Parece um papo meio louco para um cara ter com uma criança, mas ok. Em seguida, a cena corta para o momento em que Erica encontra seu pai assassinado e quando ela percebe, a assassina está observando e aponta uma arma. 

Erica jogo com finais alternativos

A história nos mostra logo de cara que podemos controlar as decisões e falas de Erica através do trackpad do PS4 ou optarmos por utilizar o celular, algo que não havia sido explorado em outros games. Independente de qual seja a sua decisão de controle, você precisará arrastar o dedo sobre o dispositivo para selecionar a opção que gostaria que Erica fizesse. Moldando a história a cada decisão tomada.

Finais alternativos

Erica é um jogo com finais alternativos e que te faz interagir o tempo todo com o cenário e diálogos. A personagem precisa ajudar em uma investigação criminal que aconteceu recentemente e que pode ter relação com o assassinato de seu pai. 

Em muitos momentos do jogo, você viverá flashbacks que contam um pouco mais da infância de Erica e de sua convivência com o pai. Tais cenas do passado são mostradas com uma iluminação bem diferente da do presente, com mais cor, luz e vida. Já as cenas atuais são escuras, com música que nos deixa tenso e até mesmo as vestimentas utilizam cores mais terrosas.

Durante as investigações, Erica recebe a ligação do suposto assassino e começa a se questionar se está do lado dos bonzinhos ou dos bandidos. Conforme o jogo vai se desenrolando, você terá que decidir no que acha que está acontecendo.

Erica é um jogo bom?

Erica jogo interativo

Definitivamente, Erica é um jogo bem diferente do que gamers estão acostumados nos dias atuais. Com uma temática de suspense e um final imprevisível, Erica utiliza muitos aspectos de um gênero que têm sido cada vez mais esquecido pelas desenvolvedoras dos jogos: o gênero Point and Click.

Não é meu gênero favorito, tive pouquíssimo contato com jogos neste estilo e sempre preferi jogos que sejam mais eletrizantes. Mas Erica tem uma forma de deixar o jogador preso na cadeira por duas horas tomando decisões e clicando em objetos para descobrir e investigar quem é o assassino que tem feito vítimas de maneira terrível. 

Erica – Vale a pena jogar?

Apesar de uma temática diferenciada, o jogo peca em pontos muito básicos como o desenrolar da história, por exemplo. Ao chegar ao final, independente de qual final seja, você terminará o jogo sem muitas respostas sobre o que aconteceu na história e isso é muito frustrante. Por ser um jogo de apenas 2 horas de duração, sua trama deveria ser mais envolvente e fazer com que o final fosse surpreendente a ponto de instigar o jogador a tentar outro final. 

Quando eu terminei Erica, estava esperando por um grande desfecho, que explicasse o motivo pelo qual o dono do instituto fazia tais rituais, ou por que parecia que as mulheres internadas no instituto estavam sendo mortas. Mas nada disso acontece. Entramos no jogo sem saber nada e saímos do jogo sem entender coisa alguma e esse é o principal erro de Erica.

Jogabilidade de Erica

Erica Jogo

Além da história ser muito mal contada e trabalhada, a jogabilidade deixa muito a desejar. Tentei jogar tanto pelo aplicativo de celular quanto pelo trackpad e as duas experiências são ruins. Pelo trackpad do Playstation 4 senti dificuldade de alcançar os elementos dispostos na tela, uma vez que a sua distância era grande e o trackpad é relativamente pequeno. Além disso, ele não é tão sensível a ponto de entender todo o movimento, tendo que ser repetido na maioria das vezes. 

Já com o celular, as dificuldades já começam no momento de se conectar com o jogo, precisando fazer com que seu PS4 se torne um ponto de Wi-fi para que você conecte seu celular. Depois, você terá que encarar o jogo travando toda vez que a tela do seu dispositivo apagar e uma perda enorme de bateria. Fazendo com que uma ideia criativa se torne muito problemática e trabalhosa. 

Tirando o fato dos dois tipos de controles terem suas dificuldades dentro do jogo. Erica é muito previsível. Sabemos quando teremos que tomar uma decisão e, mesmo que tenhamos um tempo limitado para fazê-la, sabemos exatamente quando acontecerá e para onde o jogo nos levará. Sem contar que muitas das nossas ações no jogo são completamente inúteis e cansativas. É interessante desembaçar um vidro apenas deslizando o dedo pelo controle, ou acender um isqueiro, mas somente uma vez.

Crítica do jogo Erica

Erica é um jogo de suspense com poucas cenas de violência explícita. As cenas tensas são interessantes, porém breves demais. A música e ambientação são boas, mas a atuação dos atores deixa a desejar em diversos momentos, sendo muitas vezes inexpressivas.

A premissa do jogo é boa, mas Erica precisava comer muito arroz e feijão para se tornar um jogo com finais alternativos. Estilo Heavy Rain, por exemplo. 

A atuação de todos os atores deixa a desejar e o enredo é previsível e pouco enigmático. Além disso, não explica pontos chaves necessários para o desfecho do jogo. Tornando-o “um jogo que mostra que você consegue interagir e tomar decisões” mas que não teve nenhum preparado para realmente contar uma história plausível. 

Apesar das suas poucas horas de jogo, dificilmente você sentirá vontade de jogá-lo novamente e fará como eu fiz. Pesquisei os outros finais do jogo e percebi que realmente não estava perdendo nada de mais. 

Quando falamos de um jogo com finais alternativos, não queremos que apenas as decisões finais tracem o destino da personagem, mas sim que a somatória de decisões feitas ao longo do jogo tenham levado Erica para àquela situação específica. Em Erica, apenas as decisões dos últimos 10 minutos de jogo mudam o seu final… Então por que estávamos decidindo coisas desde o começo se elas não tinham importância?

Vale a pena para passar o tempo, caso você não tenha nada melhor para fazer.

É uma sorte que o jogo tenha ficado gratuito para assinantes da PSN Plus, pois eu teria ficado extremamente frustrada em ter gasto dinheiro com uma experiência que tinha tudo para ser e na hora do clímax, não conseguiu chegar lá.

Quem Teve O Surto do Dia

Fabiane Sutiak
Fabiane Sutiak
Eu sou a Fabi! Formada em Marketing Digital, com Pós Graduação em Psicopedagogia. Minha paixão é jogar vídeo games e falar sobre isso aqui no Surto do Dia, no Tiktok e as vezes no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *