De uns tempos para cá, venho pensando cada vez mais em adotar um gato. As vezes me pego pensando no quanto sinto saudade de ter um bichano e simplesmente adorá-lo como um rei.
Vão fazer 3 anos que saí da casa da minha mãe e isso significa que há 3 anos eu não tenho contato diário com gatos. Bem, não sei se já contei aqui mas minha mãe possui alguns filhos de 4 patas.
Eles vieram antes de mim, de diversas formas diferentes, mas isso fica para uma outra história.
O fato é que as vezes eu sinto que fui criada como se fosse a irmã humana deles. A falta que meus irmãos fazem em mim, é indescritível.
Este artigo também é inspirado em um grande amigo, que está prestes a se tornar um papai de gata. Estou muito ansiosa por esse momento e já comecei os preparativos como titia, rs!
Quando adotar um gato?
Não tomar nenhuma atitude por impulso é uma excelente dica para toda sua vida. Então quando for adotar um gato, peço que faça o mesmo.
É como decidir ter um filho, as responsabilidades com àquela vida serão pra sempre, até o final da sua existência aqui na terra. Então… Você está preparado para isso?
Afinal, não basta ter o desejo de ter um gato, você precisa saber que nem tudo serão flores. Assim como crianças, exite um grande período de aprendizado, móveis arranhados e visitas ao veterinário.
Saiba que, ao adotar um gato, você é responsável por aquela vida e deve:
- Garantir a segurança do animal;
- Dar um lar onde ele não passe frio ou calor excessivo;
- Garantir que o animal tenha alimentação apropriada para suas necessidades;
- Fazer visitas à veterinária e garantir a saúde do seu gato;
- Castrar seu gato na idade ideal;
- Dar todas as vacinas de acordo com o que a médica veterinária indicar;
- Respeitar, amar e dar à ele um ambiente agradável e seguro… entre outras coisas!
Dicas para quem vai adotar um gato
Busque saber quais são os hábitos do gato que está prestes a adotar. Alguns gatos são mais sociáveis que outros, alguns são mais introspectivos.
Você busca um companheiro de sofá ou um brincalhão? Decida qual o perfil que melhor se encaixa com o seu dia a dia e principalmente com a sua casa!
Coloque tela nas janelas (até mesmo as mais pequenas)
É impossível garantir que nosso gato não vá tentar pular naquela janela do banheiro que fica há 2 metros de altura do chão.
Gatos – assim como animais em geral – são imprevisíveis e exploradores. Então sua missão antes de adotar um gato é eliminar as rotas de fuga da sua casa.
Muitas pessoas optam por colocar telas de tecido, mas se o gato for muito arteiro, pode ser que ele consiga rasgar a tela com o passar do tempo.
Quando é a hora de visitar um veterinário?
Você deve visitar seu veterinário de confiança no momento em que adotar seu gatinho!
(Ah, não tem veterinário de confiança? Procure por veterinários especializados em felinos ou converse com seus amigos pais de gatos, eles com certeza terão alguns indicações).
Normalmente, quando você adota um gato de uma associação, você vai receber um histórico do felino, como idade, vacinas, castração e exames de sangue que já foram feitos.
Porém, é muito importante que você faça uma visita ao veterinário para o primeiro checkup.
Assim você irá saber mais informações sobre o gato. Entender se está castrado, sua idade, possíveis problemas com pulgas ou vermes e, principalmente, quando é a melhor época para começar a vaciná-lo!
Preparando sua casa para receber o gatinho!
Comprar os itens essenciais do novo morador é um passo primordial para ser feito ANTES de adotar o bichano!
Reserve um dinheiro para comprar uma caminha confortável, bandeja sanitária, bebedouro, comedouro, ração, brinquedinhos e arranhadores!
Talvez você opte por utilizar areia para o banheiro do gato, então pesquise pelo melhor tipo para você. Esta é uma missão realmente difícil de opinar, pois é uma questão de preferência.
Lembre-se, caso queira evitar que seu bichano faça sujeira em um local determinado, existe uma infinidade de produtos para educar onde pode ou não pode fazer suas necessidades!
Nunca, em hipótese alguma, agrida ou grite com seu gatinho. Tenha paciência na hora de ensinar como as coisas funcionam no novo lar!
Caso não consiga eliminar 100% as rotas de fuga (o que é imperativo para que você adote um gato), considere comprar uma coleira com identificação de onde o gatinho mora.
Onde adotar um gato?
Existe uma infinidade de associações protetoras de animais das quais você pode entrar em contato e pedir maiores informações sobre os gatos que moram nos seus abrigos.
Alguns sites como o “adoteumgatinho.com.br” são extremamente confiáveis e fazem um trabalho de amor lindíssimo há anos.
Você também pode procurar pelo “Projeto Cel” ou o “Instituto Luísa Mell”, por exemplo.
Uma dica importante, caso queira encontrar outras associações: procure pelo Instagram. Algumas ONGs estão por lá postando fotinhos dos gatos que estão para doação.
Não posso adotar um gato, têm como ajudar de outra forma?
Muitas pessoas adoram gatos, mas não podem ter os bichanos em suas casas.
Para estes casos, você pode optar por apadrinhar um bichano de uma ONG especializada, ou entrar em contato com as associações e entender como pode contribuir para o trabalho que é feito.
Algumas pessoas se oferecem como voluntárias para cuidar de gatinhos mais velhos. Outras ONGs precisam de pessoas para ajudar na limpeza ou até mesmo dar carinho para os bichanos.
Você também pode ajudar fornecendo materiais de limpeza ou doando pacotes de ração para as ONGs!
Espero que você leve em consideração os pontos acima e, caso decida adotar um bichano, conta pra gente como foi a experiência!
Quem Teve O Surto do Dia
- Eu sou a Fabi! Formada em Marketing Digital, com Pós Graduação em Psicopedagogia. Minha paixão é jogar vídeo games e falar sobre isso aqui no Surto do Dia, no Tiktok e as vezes no Youtube.
Últimos Posts
- 28 de novembro de 2024GamesR36S Vale a pena comprar este Console Portátil?
- 17 de setembro de 2024GamesJogos de Tabuleiro para Iniciantes
- 4 de julho de 2024GamesJogos de Tiro em Primeira Pessoa (FPS): Um Guia Completo
- 4 de julho de 2024Dicas e TruquesComo Jogar Guitar Hero no Fortnite: Guia Completo