A série 13 reasons why estreou sua quarta e última temporada no dia 5 de junho de 2020 pela Netflix e trouxe – novamente – muitos questionamentos sobre a sua existência e a importância dos assuntos abordados na trama. Após assistir a quarta temporada até o encerramento, listei 13 motivos para não assistir a série 13 Reasons Why da Netflix e gostaria de compartilhar com vocês.
Como esta série trata de assuntos muito delicados – tais como distúrbios mentais, suicídio, assassinato e estupro – este artigo também falará de assuntos dos quais podem afetar pessoas que estejam passando por situações difíceis, ficando a critério do leitor continuar ou não lendo este texto.
História de 13 Reasons Why
Muito se engana quem pensa que 13RW é uma série sobre um suicídio. Também seria errado dizer que tudo começou ali, quando Hannah Baker decidiu cortar seus pulsos dentro da banheira de sua casa, deixando para trás 13 fitas destinadas a cada uma das pessoas que – de alguma forma – tiveram participação na decisão de tirar sua própria vida.
13 Reasons Why é uma série que mostra diversos problemas que crianças, adolescentes e adultos têm e, muitas vezes, não conseguem falar sobre ou procurar ajuda para resolvê-los.
Tudo seria perfeito se tais problemas fossem abordados exaustivamente nos episódios: causas, sintomas, recaídas… mas principalmente, CURA.
Ou pelo menos uma tentativa de cura, tratamentos, superação, alguma solução para todas as coisas ruins que estejam acontecendo na vida das pessoas da série que, de alguma forma, se parecem tanto com os problemas que cada um de nós vive todos os dias.
A série 13 Reasons Why não é de todo ruim. Ela tenta falar de muitos assuntos que são importantes e, definitivamente, atuais. O problema da série é a forma como estes assuntos são abordados e a falta – desesperadora e sufocante – de uma luz no fim do túnel. É uma série que desde o primeiro episódio da primeira temporada, te faz questionar o porquê.
Por que Hannah Baker se matou? Por que ninguém previu o que estava acontecendo? Por que ninguém toma uma atitude?
Mas, com toda certeza, o por que que você irá se questionar até o final de toda a série é: Por que eu estou assistindo isso?
E eu tenho a resposta deste porquê.
Por que assistir 13 Reasons Why?
Existe uma lista de motivos pelos quais pessoas assistem determinados tipos de seriados. Você pode gostar do tema, se interessar pelo mistério envolvido, querer descobrir o desfecho da história… Assim como você pode se identificar com a situação apresentada. E esse é o grande problema da série.
Por bastante tempo, a primeira temporada de 13 reasons why deixou explícito como Hannah Baker havia tirado a própria vida. As cenas são duras de assistir, independente de você estar sozinho ou acompanhado por um adulto, como a própria série aconselha. Cada detalhe da morte é exaustivamente mostrado, várias e várias vezes. Como se fosse possível ter esquecido da primeira vez.
Porém, após diversas discussões e até mesmo processos, a cena da morte de Hannah Baker foi removida do seriado. Deixando para a imaginação das pessoas completarem o vazio que aqueles longos minutos de episódio deixaram. A Netflix conseguiu remover a cena do suicídio das telas, mas não das nossas cabeças.
Eu fui uma das pessoas que assistiu a série antes da remoção da cena. Posso dizer que foram minutos muito desconfortáveis e de muita tristeza. Porém, a forma como a série caminhou até o momento da morte da Hannah me levou a pensar diversas vezes que não havia uma solução para ela.
A primeira temporada de 13 reasons why deixa bem claro que tudo que aconteceu na vida de Hannah Baker não deixaria com que a jovem tivesse uma vida normal. De alguma forma, a sua decisão de tirar a vida parecia a sua única opção depois de tudo que havia acontecido com ela. E esse é um problema enorme que a Netflix jogou no colo dos telespectadores.
Caso você tenha – em algum momento da sua vida – pensado em tirar a sua própria vida, essa série é um prato cheio de razões porquê. E, honestamente, você deveria evitá-la.
Mas eu conheço bem pessoas que sofrem por algum distúrbio mental ou possuem problemas semelhantes aos mostrados da série. Bem o bastante para saber que a sua curiosidade vai falar mais alto e você vai começar a assistir. Depois disso, você vai começar a se identificar com algum dos problemas de 13 reasons why, senão todos. Em seguida, você vai precisar tomar uma decisão.
Motivos para não assistir 13 reasons why
Espero que a decisão que você tome após assistir 13rw, seja conversar com um profissional sobre o que você está sentindo.
Diferente de todos os outros personagens da série que acham mesmo que podem resolver todos os problemas de adulto, sendo apenas adolescentes no ensino médio. Saiba que por mais que você se sinta desconfortável em conversar sobre o que você está passando, falar sobre o problema diminui o seu tamanho e ajuda a fazer com que mais pessoas pensem em uma solução.
Esconder o que você está passando de adultos, amigos e profissionais, nunca vai ser a resposta para resolver um problema. E esse é o primeiro motivo pelo qual você não deve assistir 13 reasons why.
1º Motivo para não assistir 13 Reasons Why: a série é cheia de gatilhos
Apesar de todos os episódios contarem com uma mensagem para que você procure ajuda caso esteja passando por uma situação semelhante aos temas apresentados na série, você possivelmente irá ignorar tais informações.
Existe algo que nos faz gostar de filmes e séries que mostram situações que estejamos passando. É o famoso “se identificar com o personagem”, por pior que ele seja ou esteja. Se em algum momento você sofreu dentro da escola, foi rejeitado por alguém, teve informações falsas espalhadas sobre você, então irá se identificar com a série e relembrar da sua história.
E são estes gatilhos que 13 reasons why desperta em você, te fazendo reviver e relembrar coisas que poderiam estar no fundo da sua mente, sendo esquecidas e superadas. Despertar acontecimentos ruins que você passou na sua vida, como sofrer bullying na escola, por exemplo. E não te mostrar uma solução para lidar com tudo isso.
13rw é uma série que constantemente arranca a casca da ferida que algumas pessoas tentam cicatrizar.
2º Motivo para não assistir 13 Reasons Why: temática de bullying mal explorada
Sabe quando estamos assistindo a um filme e vemos um personagem secundário? Raramente nos importamos com o que este personagem faz fora da cena principal, não é mesmo? Pois é assim que absolutamente todos os assuntos são tratados dentro de 13 reasons why, com um descaso que muitas vezes até parece forçado.
Por diversas vezes você vai ver 13rw esfregar na sua cara uma situação, como o grupo do time de futebol americano da escola tratando outros alunos como descartáveis e absolutamente ninguém fazendo nada. É como se a série quisesse mostrar que o bullying é uma realidade de todas as escolas e não há nada que eu, você, a polícia ou outros adultos, possam fazer sobre isto.
O que nos leva para o 3 problema da série.
3º Motivo para não assistir 13 Reasons Why: A falta de autoridade e total abandono parental
Talvez as famílias americanas sejam muito diferentes das brasileiras, mas é difícil aceitar que nossos pais ou amigos não percebam que algo esteja acontecendo se tudo estivesse dando errado nas nossas vidas, como foi o caso da vida da Hannah Baker. E o abandono parental que vemos na série é um problema gritante que em momento nenhum, até a quarta temporada, é comentado ou resolvido.
É claro que na última temporada os produtores da série tentaram amenizar a culpa dos pais por não darem a mínima para a vida dos filhos, mas até isso foi muito mal desenvolvido e deixou a entender que os pais estavam mais interessados em controlar cada passo de seus filhos do que realmente saber o que estava acontecendo na vida deles.
Não existe conversa sincera entre pais e filhos, apenas cordialidades e assuntos vagos. Como se você estivesse falando com um estranho em um elevador.
A polícia, os professores e o diretor da escola de 13 reasons why são outros problemas a parte que mostram o completo despreparo no cuidado com jovens, mas além disso, da falta de tato sobre assuntos relacionados a abuso sexual, por exemplo.
A primeira temporada de 13rw mostra que mesmo que você fale com um adulto sobre algo que aconteceu com você, é muito provável que você não receba ajuda nenhuma e ainda duvidem de você.
Sinceramente, que mensagem 13 reasons why quis passar aos telespectadores quando Hannah Baker conta do seu estupro para o conselheiro da escola e ele duvida do que aconteceu?
4º Motivo para não assistir 13 Reasons Why: A série te ensina que mentir é a solução
Até o último episódio da última temporada, a série mostra constantemente que você deve mentir para se livrar de enfrentar as consequências das suas decisões. Além disso, esconder a verdade dos seus pais parece ser algo que todos os adolescentes de 13 reasons why sabem fazer muito bem.
Provavelmente você deve estar pensando que nenhum pai sabe sobre absolutamente tudo da vida dos filhos, mas esse não deveria ser o normal. Ter que esconder sobre o que você está passando, sobre como realmente é a sua vida ou sobre algo ruim que aconteceu com você, não é normal e não é certo. Os pais deveriam ser vistos como adultos confiáveis que podem te ajudar a passar por situações e não como parte do problema ou inimigos.
Mentir para os pais é um problema, mas mentir para a polícia é crime. E é algo que acontece constantemente durante toda a série, mas principalmente na terceira temporada isso fica cada vez mais comum.
5º Motivo para não assistir 13 Reasons Why: Diversas cenas de estupro
Mas antes de falar sobre a terceira temporada de 13 reasons why, precisamos falar da – tão problemática quanto – segunda temporada. Onde acontece o julgamento da morte de Hannah. E também sobre o caso de Bryce Walker, acusado de ter estuprado Jessica Davis.
Essa temporada se passa, quase que por completo, dentro do julgamento onde todos os envolvidos nas 13 fitas depõe e dão suas versões sobre os acontecimentos relatados nas fitas.
É uma temporada que causa diversos sentimentos em nós. Percebemos que talvez a Hannah possa não ter sido apenas uma vítima, como também causadora de alguns problemas em outras pessoas. A série passa bastante tempo tentando tirar a imagem de mártir que a Hannah conquistou na primeira temporada.
O principal – porém não único – problema desta temporada é que ela mostra de maneira explícita, novamente, cenas de estupro, sendo uma delas dentro da escola.
E caso você ainda não tenha assistido 13rw, vou te contar uma coisa… Depois da cena do Tyler, você nunca mais será o mesmo. Eu garanto a você.
Falo isso com propriedade de quem almoçava assistindo jogos mortais e nunca teve problema com cenas fortes em filmes e seriados. Assistir ao estupro de Tyler muda algo dentro de você, para sempre.
É impossível presenciar a cena de estupro de Tyler Down e não pensar que após o que fizeram com ele, todos mereciam morrer. A cena não mostra explicitamente o estupro, mas foca no rosto de Tyler enquanto o ato acontece. Causando desconforto extremo nos telespectadores e chocando a todos.
Tyler Down havia acabado de voltar de um retiro, onde aprendeu a lidar com seus traumas e estava tentando colocar em prática tudo que havia ouvido e visto de seus orientadores. Revoltante, não é? Mas fica pior.
O final da segunda temporada acaba com a decisão do julgamento, que mostra que apesar de todas as evidências, Bryce será inocentado. Nem é preciso falar o quão revoltante é ver Bryce Walker sair impune após ter estuprado, dopado e feito tão mal para tantas garotas. Novamente, qual a mensagem que os produtores quiseram passar com isso? Que pessoas ricas saem impunes dos seus crimes? Pois foi o que pareceu.
Para mim, esta temporada só serviu para descredibilizar mais ainda as pessoas que foram estupradas, pois mostra que mesmo com todas as evidências ao seu favor, seu estuprador sairá impune.
E, definitivamente, esta não é a mensagem que devemos passar para pessoas que foram abusadas.
6º Motivo para não assistir 13 Reasons Why: Mostra a facilidade que jovens conseguem comprar armas
Após o estupro de Tyler Down, a única coisa que ele – e nós – consegue pensar é na vingança. Por isso, ele vai até o baile da escola armado até os dentes com metralhadoras e pistolas, pronto para se vingar de Monty Montgomery e os outros jogadores de futebol americano.
Como Tyler conseguiu as armas? Parece ter sido muito mais fácil do que imaginamos.
Sabemos que os Estados Unidos possui uma política de armamento um tanto quanto questionável, mas mesmo assim, adolescentes não deveriam conseguir comprar diversas armas com tanta facilidade. Independente disso, Tyler consegue tais armas e grava uma despedida para seus pais, explicando os motivos pelos quais ele decidiu fazer o que irá fazer.
Antes de seguir para o baile da escola, somos obrigados a ver que Tyler está com um sangramento após o estupro, com o rosto machucado e muito debilitado. Isso de alguma forma nos ajuda a “justificar em nossas cabeças” o que estamos prestes a presenciar: um massacre na escola.
Por sorte, Tyler é impedido por Clay Jensen que dá um jeito de se livrar das armas e se compromete a ajudar e proteger Tyler.
7º Motivo para não assistir 13 Reasons Why: Romantiza o suicídio
Quando falamos de suicídio na série, não estamos falando apenas de Hannah Baker mas sim também de Alex Standall. O jovem que usou a arma do pai e atirou na própria cabeça.
Apesar da série ter tido o bom senso de não mostrar a tentativa de suicídio, 13rw mostra como Alex tenta se recuperar fisicamente das sequelas que o tiro deixou, como a dificuldade de se movimentar por exemplo.
Mas em nenhum momento a série mostra algum tipo de cuidado psicológico com o rapaz que tentou tirar a sua própria vida. Como se trabalhar os motivos pelos quais ele fez aquilo fossem sequer importantes. Durante todas as outras temporadas, Alex se mostra extremamente perturbado com os acontecimentos e, principalmente, com o fato de não ter conseguido tirar a própria vida.
8º Motivo para não assistir 13 Reasons Why: Te ensina como encobrir um assassinato
Já a terceira temporada de 13RW começa com o mistério de quem matou Bryce Walker e todos os outros 12 personagens das fitas sendo interrogados constantemente pela polícia. É nesta temporada que vemos a tentativa de mostrar que Bryce também sofria, de uma forma ou de outra, com a desaprovação do pai e avô, com suas inseguranças e, principalmente, com a descoberta de todas as pessoas que ele feriu.
É uma temporada difícil de engolir pois nos faz andar na cola do personagem mais odiável da série e nos faz questionar se ele merece ou não o perdão de todos. Afinal, estupradores merecem uma segunda chance? É algo que você vai se perguntar e talvez passar algumas horas pensando.
Apesar do impasse quando percebemos que Bryce está tentando ser melhor, é difícil não lembrar de todo o mal que ele causou, não apenas à Hannah e Jessica, mas à muitas outras garotas e garotos. Ao final da temporada, vemos que Bryce – antes de ser morto – ainda causou muitos estragos emocionais e físicos aos outros personagens da série. Chegando a quebrar o joelho de Zach, seu colega de time, fazendo com que ele nunca mais pudesse jogar futebol americano e arruinando seu sonho.
Sentir dó de Bryce pode ser algo que você não sentiu, e isso é compreensível. Mas com certeza se revoltou ao saber quem matou Bryce e como a terceira temporada teve seu desfecho: com os 12 integrantes das fitas encobrindo o crime.
9º Motivo para não assistir 13 Reasons Why: O que seus amigos fazem é justificável, independente do que seja
A ironia de 13 reasons why é mostrar constantemente como o time de futebol americano tem uma cultura de lealdade cega, o que faz com que todos encubram os crimes cometidos por Bryce, Monty e outros jogadores e nos mostrar o quanto isso é errado. Mas ao mesmo tempo, mostrar que Clay e seus amigos encobriram o assassinato de Bryce, pois envolvia um integrante do seu grupo.
Inclusive, este é um diálogo que temos dentro da quarta temporada. Bryce – que aparece como forma de alucinação para Clay – questiona o porquê dele não achar errado ter incriminado outra pessoa pelo seu assassinato. O que nos leva a pensar que o ciclo se repete e que apenas “os amigos acobertados mudaram”. Afinal, se a turma de Clay foi capaz de acobertar uma morte e incriminar uma pessoa inocente, o que mais eles seriam capazes de fazer?
A terceira temporada termina com Clay e seus amigos incriminando Monty Montgomery pela morte de Bryce, quando na verdade, ele estava muito longe da cena do crime, na casa de Winston. Para piorar a situação, com a prisão de Monty, corre o boato na prisão de que ele é um pedófilo e ele é assassinado.
10º Motivo para não assistir 13 Reasons Why: Não mostra uma solução para crises de ansiedade
A quarta temporada de 13rw mostra Clay sofrendo muito com crises de ansiedade e tendo lapsos de memória. Apesar de fazer tratamento com um médico – não fica claro se é um psiquiatra ou psicólogo – parece que as consultas não estão ajudando na situação de Clay.
Assistir a última temporada de 13 Reasons Why e não se perguntar como ninguém está vendo o quanto Clay está uma bagunça é praticamente impossível. Como os pais são relapsos em deixar uma pessoa que passou tudo que passou sem acompanhamento de vários médicos? Sem que ele esteja cada vez mais perto dos familiares?
Nem mesmo a escola se preocupa em fazer alguma coisa sobre a situação dos alunos que passaram por não apenas uma morte, mas sim três alunos que morreram em um período tão curto de tempo.
As crises de ansiedade se agravam e Clay começa a fazer muitas coisas das quais ele mal se lembra, colocando em risco a vida de seus colegas e a dele. Mas por algum motivo, o doutor Ellman apenas ouve e questiona Clay sobre tudo que ele conta, gerando as cenas mais chatas, desconfortáveis e um tanto quanto revoltantes da série.
Além dos lapsos de memória, Clay tem alucinações constantes dos “espíritos que o assombram”.
Eu não sou nenhuma especialista em tipos de terapia, mas acredito que se uma pessoa está completamente perturbada na sua consulta, você deveria tomar alguma atitude, entrar com medicações, internar a pessoa, avisar os pais ou fazer qualquer coisa para evitar que ela tente algo contra a sua vida ou contra as demais.
De qualquer forma, as crises de ansiedade do Clay são muito mal abordadas na série, mostrando até mesmo no último episódio o completo descontrole emocional que ele está passando. E nenhum adulto – seja policial, terapeuta, diretor da escola ou os pais – faz absolutamente nada.
Estes adolescentes parecem jogados às traças.
11º Motivo para não assistir 13 Reasons Why: Romantizam a depressão
Eu sei que a este ponto pode parecer que eu esteja batendo na mesma tecla quando falo que ninguém deu a mínima em tentar ajudar os adolescentes em nenhuma das 4 temporadas.
Só fico surpresa do quanto as pessoas da série viram todos os acontecimentos e continuaram agindo como se nada tivesse acontecido. Também fico me colocando no lugar destes personagens e pensando que se eu tivesse que suportar o suicídio de alguém, diversos estupros e abusos, encobrir um assassinato e tantas outras coisas, eu teria entrado em colapso.
Na quarta temporada de 13rw, Clay Jensen dá o discurso de formatura e fala que sofre de ansiedade e depressão. E só. Parece que a carta da depressão simplesmente foi jogada no ar e, novamente, muito mal elaborada e sem nenhum tipo de resolução, tratamento ou esperança.
O que me deixa mais revoltada é o fato de que 13 reasons why jogou no colo dos telespectadores mil problemas e não resolveu nenhum. É como se a caixa de pandora tivesse sido aberta e o criador da série quisesse nos mostrar que não há nenhuma esperança das coisas melhorarem. E isso é uma mensagem completamente distorcida, principalmente para jovens e adolescentes que passam por situações parecidas com as da série.
12º Motivo para não assistir 13 Reasons Why: Mostra vícios escancaradamente sem nenhum tipo de ajuda ou preocupação
Justin Foley é viciado em heroína e aparece em muitas das cenas completamente transformado pelo uso da droga, ou pela abstinência dela. A terceira temporada aborda brevemente tudo que Justin passou na infância, como o fato de se prostituir para conseguir dinheiro para o seu vício. Além disso, mostra os abusos que ele sofria da mãe e do padrasto.
A série também mostra tudo que Clay teve que esconder para tentar fazer com que Justin limpasse seu organismo da droga, escondendo a verdade de seus pais e amigos.
Porém, ao final da terceira temporada vemos que Justin continua se drogando e isso fez com que a série tivesse que tomar um caminho diferente na quarta temporada. Fazendo com que Justin passasse por uma reabilitação.
Ao mesmo tempo que queremos acreditar que Justin esteja curado, a série mostra que, uma hora ou outra, ele cairá em tentação e voltará a sua vida de antes.
O final de Justin é extremamente doloroso, uma vez que ele descobre que está com HIV e seus órgãos estão parando. O último episódio da série nos obriga a sofrer junto, vendo o corpo de Justin desistir e definhar enquanto seus amigos e familiares se despedem dele.
Não apenas Justin tem um problema com vício em drogas, mas Zach está completamente diferente nesta quarta temporada. É impossível lembrar de uma cena em que ele não esteja bebendo ou alcoolizado. Mostrando para todos o quanto ele não está conseguindo lidar com os acontecimentos da série.
E o que acontece? Absolutamente nada.
Zach continua bebendo em todas as oportunidades possíveis, quase deixando que Alex morresse afogado no lago no episódio do acampamento. Seus amigos até mesmo dão risada quando Zach leva uma “acompanhante” para o baile de formatura e diz que eles estão indo ao banheiro para cheirar cocaína.
Em uma das últimas cenas da série, Zach estava prestes a fazer sexo com a sua acompanhante, que estava bêbada e inconsciente. E o único discurso que temos sobre isso é “Seja melhor Zach”, vindo da boca de Charlie, seu ex-colega de time.
13º Motivo para não assistir 13 Reasons Why: Não há luz no fim do túnel
Mesmo depois de todos estes motivos para não assistir 13rw, você ainda está convencido de que quer conhecer a trama, meu último conselho é: não espere um final feliz.
A série deixa bem claro, em diversos motivos e sob diversas óticas, que não existe solução para os problemas. Você vai sofrer na escola, você pode apanhar, ser estuprado, ter ansiedade, ser um viciado e não há nada que você possa fazer para se sentir melhor ou para se tratar. Essas são coisas que você deverá aprender a conviver para o resto da sua vida e, nem mesmo falar com um profissional, irá te ajudar.
Por não dar esperança, a série se torna completamente desnecessária para as discussões que realmente deveriam ser feitas com os jovens. Sem solução, a série apenas romantiza tudo de errado que pode acontecer com você e no final, esfrega na nossa cara que ninguém pode te ajudar.
Chega a ser um tanto quanto irônico a orientação ao final de cada episódio, que fala para procurarmos falar com um adulto ou um especialista, uma vez que a própria série mostra que isso não adianta em nada.
13 Reasons Why cumpre seu propósito de chocar os telespectadores com temáticas atuais e discussões importantes mas falha gravemente em dar um desfecho para toda a história, encerrando a série com um final fraco e decepcionante.
Quem Teve O Surto do Dia
- Eu sou a Fabi! Formada em Marketing Digital, com Pós Graduação em Psicopedagogia. Minha paixão é jogar vídeo games e falar sobre isso aqui no Surto do Dia, no Tiktok e as vezes no Youtube.
Últimos Posts
- 4 de julho de 2024GamesJogos de Tiro em Primeira Pessoa (FPS): Um Guia Completo
- 4 de julho de 2024Dicas e TruquesComo Jogar Guitar Hero no Fortnite: Guia Completo
- 4 de julho de 2024Dicas e TruquesOs 10 Melhores Jogos Mobile da Atualidade
- 4 de julho de 2024Dicas e TruquesJogos de Estratégia e Tática: Planejamento e Decisões Cruciais
Infelizmente eu vi 13 reasons why e concordo com tudo que voce falou! Da muitaaaa raiva! Parabens pela materia, arrasou.
Fabiane, seus comentários foram muito precisos. O que mais chama a atenção, para quem viu a série, é modo como os produtores conseguiram criar um ambiente que nos envolve totalmente. Depois de começar, é praticamente impossível parar antes do fim. Já faz mais de um mês que terminei a quarta temporada e a história ainda não saiu da minha cabeça… Comecei a ver sem a consciência da gravidade do tratamento dado na série. Não foi uma boa escolha… Dentre tudo isso que você falou, o que mais se destaca é o acontecimento do Tyler. É realmente impossível permanecer o mesmo depois da cena do estupro e, acrescento, do dia em que ele consegue contar para o Clay. Para ajudar a lidar com o sofrimento, me fiz o propósito de que essa experiência me ajudasse a ter mais empatia com quem passou por algo semelhante…
mas a interpretação dos atores é surreal!